Projeto Nova Luz

A prefeitura da cidade de São Paulo através de sua Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano tem um projeto a ser desenvolvido, cujo objetivo é promover a revitalização da região central da cidade, onde serão beneficiadas cerca de 45 quadras do centro da cidade, especificamente na região conhecida como Cracolândia, pelo freqüente uso de crack que os jovens fazem naquele local. Trata-se de um espaço voltado tanto para o comércio quanto para a moradia convencional, e embora a idéia traga muitos benefícios algumas pessoas tem se preocupado com o andamento deste processo. Ali não se encontram Os Prédios Mais Finos do Mundo, mas estão muitos prédios antigos, verdadeiros patrimônios históricos da cidade.

Projeto Nova Luz

Projeto Nova Luz

Este é um grande empreendimento e além disso é inovador, nenhuma outra iniciativa como esta foi lançada em São Paulo. Mas a pergunta é: Quem Seria Capaz de Fazer Isso? O projeto Nova Luz é um desafio que abre oportunidades para os engenheiros e arquitetos interessados na licitação, que já foi aberta. Esta deve ser uma disputa bastante acirrada afinal a prefeitura tem uma previsão de investimentos que gira em torno de R$ 12 milhões. Os critérios que vão definir os responsáveis pela obra são as tecnologias a serem utilizadas e os custos, como em qualquer licitação ganha quem oferecer o melhor serviço pelo menor custo, e todo o processo de escolha deve se dar dentro das normas e prazos pré estabelecidos.

Arquitetura Projeto Nova Luz

Arquitetura Projeto Nova Luz

O fato de existir a possibilidade de desapropriação de imóveis vem preocupando os moradores locais, não há duvidas de que ninguém quer perder sua Casa e as pessoas têm medo da desvalorização, ou seja, vender a preços inconsistentes não vale à pena. Depois de efetivado o projeto nova luz toda a área deve ser valorizada, portanto seria interessante que os moradores pudessem permanecer com seus imóveis naquele local, mas isso vai depender das negociações e a prefeitura garante que nada será realizado sem que seja devidamente autorizado.

Cracolandia

Cracolandia

O Projeto Nova Luz prevê a abertura para que a iniciativa privada possa expandir o local através de empreendedores imobiliários, mas para isso é necessário que os mesmos queiram investir também em melhoramentos que beneficiem a todos como, por exemplo, calçadas reformadas, recuperação dos prédios históricos, etc. Haverá muitas possibilidades de bons negócios para quem se interessa em Casa e Construção, mas todos os envolvidos no projeto devem levar em consideração que se trata de algo além de boas oportunidades de negócios, os benefícios para com o patrimônio cultural são muito relevantes e devem estar a salvo de especuladores e oportunistas. Novos prédios e Casas Modernas devem surgir no decorrer do projeto, mas a idéia é realmente revitalizar, recuperar o que já existe no local buscando mudar a imagem de Cracolândia, por isso o nome do projeto é Nova Luz.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.