Curiosidades sobre a Exportação Agrícola no Brasil

Constantes mudanças vêm acontecendo no cenário mundial, seja na política, seja na economia, muita coisa está mudando para o bem, ou para o mal.

De certa forma, o Brasil está há anos entre os maiores exportadores agrícolas de todo o globo, o que não é um fato pequeno, dado o crescimento populacional exacerbado.

Tudo isso se dá em razão de uma cronologia histórica construída pela nação para chegar, ao que é hoje, e na posição que ocupa.

Por isso vamos conhecer as 5 curiosidades sobre a exportação agrícola no Brasil.

1 – A demanda nos fez produtivos

Dados históricos do Brasil entre a década de 50 e 60 mostram que a população sofria com escassez, tanto no campo quanto na cidade. Famílias migraram da região norte, para a região sul em busca de melhores condições e com isso a superpopulação se iniciou no sudeste, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro.

No entanto, a necessidade e os investimentos feitos resultaram na crescente produtividade da agricultura familiar e corporativa em todo o Brasil, mas principalmente no centro-oeste e sudeste.

Um dado intrigante é que entre 1975 e 2017, a produção de grãos subiu o equivalente a 6,2%, de 38 milhões de toneladas para 236 milhões.

Exportação Agrícola no Brasil

Exportação Agrícola no Brasil

2 – A carne sempre esteve presente

A agricultura era o principal, no entanto, em meados da década de 1950 a pecuária foi apresentada ao mercado, em razão da industrialização de praticamente tudo.

Principalmente a carne de frango subiu consideravelmente de 217 mil toneladas em 1970 para 12,9 milhões de toneladas em 2016, nos tornando os maiores exportadores de frango do mundo.

3 – O cuidado do gado em tempos de crise

Enquanto no século XX a Europa era tomada pela onda da descoberta da Doença da Vaca Louca (Creutzfeldt-Jakob), o brasil estava intacto e limpo da doença, aumentando ainda mais o interesse pela carne brasileira bovina.

Exportação de Carne Bovina

Exportação de Carne Bovina

4 – A soja é a jóia do Brasil

Diferente do que se pensa, a soja brasileira teve seu aumento acrescido em razão da expansão do consumo de carne. Isto mesmo, quanto mais gado se cria, mais alimento para o gado se é necessário.

Atualmente o Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo, atrás somente dos Estados Unidos.

5 – Café reconhecido em todas as partes do mundo

Não é novidade para ninguém que o café brasileiro é um dos mais conhecidos – e queridos – de todo o mundo. O grão é cultivado principalmente no centro-oeste e sudeste do país e se estima que em 2018, a safra tenha sido de aproximadamente 3 milhões de toneladas em grãos de soja exportados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.