Cirurgia de Diabetes Feita por Fausto Silva é Julgada Ilegal

Em julho deste ano o apresentador da TV Globo Fausto fez uma redução de estomago, para tentar se livrar da diabetes tipo 2 e emagrecer. Desde então o apresentador já emagreceu mais de 20 quilos e está muito bem, no entanto como ele mesmo revelou, a cirurgia que se submeteu com o médico Áureo Ludovico de Paula no Hospital Albert Einstein é experimental.

Ginecomastia

Ginecomastia

O procedimento cirúrgico

Cerca de 450 pacientes brasileiros já realizaram a redução de estomago chamada de interposição de íleo, com o médico Áureo Ludovico de Paula, uma técnica desenvolvida por ele e que não está regulamentada. O procedimento consiste numa mudança na parte final do intestino, responsável pela secreção dos hormônios e estimulação da ação no pâncreas da insulina. No procedimento também é reduzido em cerca de 40% o volume do estomago o que provoca o emagrecimento. Com a intervenção o intestino controla o diabetes e os pacientes ficam livres dos medicamentos. A técnica tem sido desde 2007 objeto de muitas entrevistas e reportagens médicas, onde é apresentada como uma possibilidade de cura para o diabetes tipo 2.

Conselho Nacional de Saúde considera cirurgia ilegal

Este mês, contudo, o Conselho Nacional de Saúde, órgão integrante do Ministério da Saúde,  apresentou oficialmente sua posição sobre a cirurgia e a considerou como ilegal. A partir daí o Ministério Público Federal foi acionado através de uma representação, e o Presidente do Conselho Nacional aguarda a ação da procuradoria, que deve proibir a realização da cirurgia no Brasil. O procedimento cirúrgico feito pelo médico não é regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina, e para ser considerado experimental deveria ter sido protocolado como pesquisa no Conep – Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, registro que não existe. O médico afirmou em uma entrevista anterior ao julgamento que a cirurgia está consagrada pelo uso, no entanto o presidente do Conselho Nacional de Medicina é enfático ao afirmar que se a cirurgia não é registrada no Conselho e nem está protocolada como experimental, então ela é ilegal.

Cirurgia de Diabetes Feita por Fausto Silva é Julgada Ilegal

Cirurgia de Diabetes Feita por Fausto Silva é Julgada Ilegal

Possíveis riscos da cirurgia

O CNS está procurando mapear os pacientes que se submeteram a cirurgia de redução de estomago com o médico goiano e acompanhar a evolução de seus quadros de saúde, pois segundo o presidente do Conselho a cirurgia remove uma parte importante do intestino, responsável pela absorção dos nutrientes, e pode ocasionar ao longo do tempo problemas de saúde graves, com distúrbios alimentares e desnutrição, podendo desencadear processos patológicos e levar os pacientes a morte.

O médico goiano desde 2007 é convidado para diversos Congressos Médicos e publicações em revistas da área, onde apresenta os detalhes da técnica e os resultados,  que segundo ele obtém a cura do diabetes em 90% dos casos. No entanto a falta de estudos clínicos e da opinião de outros especialistas dificulta a avaliação dos riscos e dos benefícios do procedimento que parece ter feito muito bem ao apresentador Faustão e a muitos outros nomes ilustres que se submeteram ao mesmo procedimento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.