Melhores Cidades Litorâneas para se Viver

As cidades litorâneas tem recebido cada vez mais moradores que estão fugindo da rotina atribulada dos grandes centros urbanos e tem procurado por lugares tranquilos para se estabelecer e passar a ter um estilo de vida mais saudável e em contato com a natureza. Se esse é o seu sonho de aposentadoria vai gostar de saber quais são as cidades litorâneas do Brasil que são consideradas as melhores para viver.

Conheça as Melhores Cidades Litorâneas no Brasil para Viver

Guarujá, A Pérola do Atlântico

A alcunha de pérola do Atlântico faz bastante sentido para quem conhece a cidade que fica a somente 95 km da capital do estado de São Paulo. Atualmente, sua população está em torno de 300 mil habitantes e conta com 27 praias dentre as quais estão algumas mais agitadas e com perfil jovem e outras com perfil mais tranquilo para quem deseja aproveitar um bom descanso. Se você quer morar no litoral, mas deseja manter as facilidades de uma cidade de grande porte vai gostar do Guarujá que conta com a excelente infraestrutura da vizinha, Santos.

Santos, Tranquilidade e Estrutura

Citada acima, Santos, também figura em nossa lista de melhores cidades litorâneas para se viver. Com uma história longeva, foi fundada em 1546 e tem como principal fonte de renda as atividades do seu porto (o maior da América Latina com 13 km de extensão) que se destaca por ser o ponto de entrada e saída de mercadorias do Brasil. Possui pouco mais de 400 mil habitantes e tem a atividade turística também fortalecida, ótima opção para quem deseja morar no litoral, mas ainda ter um estilo de vida mais urbanizado.

Balneário Camboriú, Tranquilidade e Agito

Se você é o tipo de pessoa que gosta de intercalar momentos de tranquilidade e agitação no seu ano então deve considerar a cidade de Santa Catarina, Balneário Camboriú. Durante o período de alta temporada a cidade recebe mais de 1 milhão de pessoas sendo que sua economia se baseia especialmente na prestação de serviços e nas atividades comerciais. No inverno a cidade apresenta queda populacional significativa tornando-se mais pacata.

Balneário Camboriú - Teleférico

Balneário Camboriú – Teleférico

Linhares, Um Mar de Lagoas

A pequena cidade do Espírito Santo tem pouco menos que 150 mil habitantes e é dona da maior extensão litorânea do estado. Um dos títulos que chamam atenção para Linhares é o de maior complexo lacustre do Brasil contando com nada menos do que 69 lagoas destacando entre elas Juparanã que é a segunda maior em termos de volume de água. Possui excelente potencial turístico e de negócios assim como uma natureza esplendorosamente generosa. A cidade tem crescido também devido a atividades de outros setores como o de petróleo, moveleiro e do agronegócio.

Navegantes, Uma Cidade Nascida Para o Mar

Mais uma cidade de Santa Catarina a figurar nessa lista de melhores cidades litorâneas para se viver no Brasil, Navegantes, tem colonização açoriana e atualmente conta com população de cerca de 61 mil habitantes. Há uma grande diversidade de pontos turísticos relevantes como o Farol da Barra em que todos os dias chegam e partem navios. Por meio do Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder é possível fazer ligações aéreas com as principais cidades do país.

Navegantes/ SC - Faról

Navegantes/ SC – Faról

Ilhabela, O Paraíso

Se você deseja morar numa cidade litorânea para estar em contato com a natureza a melhor dica certamente é o arquipélago de Ilhabela que conta com nada menos que 36 km de praias e tem cerca de 83% de sua área preservada através do Parque Estadual de Ilhabela, é lá que está a maior concentração de Mata Atlântica preservada do mundo. Sua economia está baseada em pilares como turismo, artesanato, pesca e comércio.

Florianópolis, A Ilha da Magia

Conhecida popularmente como Ilha da Magia, Floripa, é a capital de Santa Catarina e possui sua economia baseada em serviços, turismo e navegação. Há 42 belas praias nessa cidade que possui muitas atividades relacionadas a tecnologia sendo um dos lugares que tem se mostrado mais atrativo para jovens. Em Floripa há também muitos estudantes haja vista que abriga a sede da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Florianópolis, A Ilha da Magia

Florianópolis, A Ilha da Magia

Vitória, Cidade Antiga

A capital do estado do Espírito Santo é uma das mais antigas do Brasil e ainda preserva algumas joias arquitetônicas desse período. Um dos pontos turísticos de maior destaque da cidade é o Palácio Anchieta e a Igreja de São Gonçalo que preservam o estilo barroco tão em voga naquele período. A cidade já figurou algumas vezes nas primeiras posições da lista de melhores cidades para educar e criar seus filhos.

Itajaí, Capital Brasileira da Pesca

Uma cidade catarinense que oferece um dos melhores índices de qualidade de vida e cuja estrutura gira em torno da pesca sendo que nela está o principal porto pesqueiro do país. A indústria pesqueira é responsável por mais de 15 mil trabalhos diretos ou indiretos em Itajaí que produz em torno de 500 mil toneladas de pescados anualmente. Pode ser uma cidade interessante para se viver, mas considere se você pretende trabalhar no setor da pesca, boa opção para quem está indo curtir a aposentadoria.

Itajaí, Capital Brasileira da Pesca

Itajaí, Capital Brasileira da Pesca

Niterói, Bons Indicadores Sociais

Essa cidade fluminense foi capital de estado até o ano de 1975 quando o estado da Guanabara foi fundido ao estado do Rio de Janeiro. O que torna Niterói uma boa aposta para quem deseja morar numa cidade litorânea é ter bons indicadores sociais como elevada renda per capita, a sua população é considerada a mais rica do país. Em termos de educação também tem se mostrado bastante qualidade. Conta com cerca de 487 mil habitantes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.