Proibição do Diesel no Brasil

Parece tudo calmo, mas de repente a polemica sobre a liberação de carros com motores a diesel no Brasil volta às rodas de discussões, mas os debates nunca chegam a lugar algum. Muitos acreditam que a proibição do diesel no Brasil não tem razão de ser e que assim como na Europa, em nosso país o uso de diesel para carros de passeio deveria ser liberado. O assunto é para ficar Quebrando a Cabeça, pois até hoje não se produz todo o diesel consumido por ônibus e caminhões, mais ou menos 10% desse combustível ainda é importado o que deixa muitas duvidas sobre a questão.

Proibição do Diesel no Brasil

Proibição do Diesel no Brasil

Além disso, Não Esqueça que se a autonomia de um carro movido a diesel é maior, ficam muitas interrogações quanto ao custo do quilometro rodado, pois é preciso ser um Gênio da Matemática para realizar esse calculo, uma vez que o resultado vai depender além do preço do óleo, também do preço da gasolina e do álcool e estes tem os mais diferentes preços dentro do território nacional. Outros fatores como potencia e desempenho ainda devem ser levados em consideração na hora em que se vai avaliar sobre a validade da proibição do diesel no Brasil e é muito difícil uma avaliação balizada sobre este que é um assunto difícil.

Combustível

Combustível

É preciso lembrar ainda que para a Proteção do Meio Ambiente, o Brasil oferece como alternativa o etanol que além do fato de que pode ser mais competitivo temos que considerar que desde a produção até a combustão pelo motor é muito menos poluente e agressivo ao Espaço Natureza do que o diesel como derivado de petróleo que é. Na verdade o fato de que caminhões e ônibus se utilizam de diesel faz com que os adeptos do combustível façam pressão como se estivesse sendo discriminados e defendem a imediata liberação desses motores para os carros brasileiros.

Poluição

Poluição

Essa proibição do diesel no Brasil tem componente econômico que juntando-se ao teor de enxofre alto resulta nesta situação complicada, mas com a melhora da capacidade de refino e um óleo de qualidade melhor a partir de 2012 poderá ser liberado. A Europa que investiu muito nesse tipo de motor mais caro numa Demonstração de Perseverança tenta convencer a todos que esta é uma boa opção, entretanto nos Estados Unidos é apenas simbólica a participação e no Japão é praticamente inexistente. A Pura Verdade é que o diesel é um produto sujo e não há Avanços Tecnológicos que possa mudar isso. É um fator de peso na Poluição do Ar nas grandes cidades e só por isso a preferência se fosse um caso de escolha deveria certamente ficar com o etanol e até mesmo a gasolina muito menos poluente. Considerando-se tudo isso a proibição é uma medida certa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.