Igreja Universal – Um Novo Escândalo

A Igreja Universal do Reino de Deus – IURD, se vê as voltas novamente com um grande escândalo envolvendo denuncias de lavagem de dinheiro e formação de quadrilhas, contra seu fundador, o bispo Edir Macedo e outros integrante da Igreja. A Universal é uma das igrejas que mais tem crescido no Brasil nos ultimos anos, multiplicando o numero de fiéis que segundo estimativas já passa de 15 milhões em todo o Brasil. Fundada em 1977 por Edir Macedo, tem templos em todos os estados brasileiros, onde são recolhidos milhares de cédulas de dinheiro em dizimos rotineiramente.

Igreja Universal - Um Novo Escandalo

Igreja Universal - Um Novo Escandalo

A denúncia que o Ministério Público de São Paulo apresentou a Justiça do estado tem como base as investigações realizadas pelo grupo de Combate ao Crime Organizado do Estado – Gaeco, e reabre uma polemica acerca da igreja que já foi denunciada outra vez pelo mesmo motivo e que também esteve envolvida em outros escândalos. A principal denuncia que embasa as acusações é de que os acusados usam o dinheiro do dizimo dos fiéis e outras doações em benefício próprio, muito dinheiro que pode chegar a mais de 1 bilhão de reais em apenas um ano. Segundo as denuncias o dinheiro seria empregado na compra de imóveis, comprar carros, jóias e enviado para paraisos fiscais no exterior. Nas pregações os pastores e bispos salientam sempre a importancia do dizimo e das doações que deveriam servir para as obras de caridade, para a construção de novos templos e para a manutenção dos programas de cultura religiosa em redes de Tv e rádio.

Os Escandalos da IURN

Os Escandalos da IURN

O fundador da igreja Universal, Bispo Edir Macedo também é o dono da Rede Record de televisão, que também já foi acusada em outras ocasiões de ofender outras religiões e cultos. Esta semana pela primeira vez Edir Macedo se manifestou sobre as denúncias e atribui as acusações ao crescimento da Rede Record que é ligada a Igreja. Afirma que a Rede Globo tem medo da concorrência da Record e diz também que a mídia tem preconceito religioso contra o grupo. Na entrevista que foi ao ar na própria rede de televisão do grupo o Bispo ainda afirmou que nesse período em que é atacada a Igreja Universal deve crescer em todo o Brasil. A reportagem apresenta a repórter num avião particular da Igreja indo a Miami para fazer a entrevista com Edir Macedo que foi ao ar com essas e muitas outras declarações do Bispo.

http://www.youtube.com/watch?v=o0iQji3nhqk

As denúncias contra os líderes da Igreja Universal devem ainda gerar muitas discussões e o final é imprevisível. Na realidade é de conhecimento público que a congregação religiosa tem milhares de fiéis e está presente em quase todas as cidades brasileiras, onde as pessoas são incitadas a contribuírem com o dizimo de forma generosa, mas também se sabe que essa Igreja tem ajudado algumas pessoas desempregadas e em outras dificuldades, seja pela sua própria fé ou pela caridade da Igreja. Polêmicas a parte os fiéis estão isentos de culpa, pois fazem aquilo que acreditam ou que são levados a creditarem, ao contrário daqueles que detém o conhecimento, esses sim grandes responsáveis pelos seus atos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.