O Brasil Exportará Mais Petróleo

Segundo o Ministro das Minas e Energia do Brasil, o senhor Edson Lobão, nosso país com o pré-sal, se tornará um grande exportador de petróleo, o que é perfeitamente possível dada à previsão de que duplicará sua produção petrolífera dentro dos próximos anos. É só fazer as contas, pois se já somos auto-suficientes e nos próximos anos aumentarmos o consumo interno em torno de 20%, o que aumenta a autoestima, só para efeito de cálculos, dos 3.8 milhões de barris a serem acrescentados como produção diária a partir de pré-sal sobrará 80% para exportação. Esses 80% de barris, se exportados, renderão ao país a importância de l92 milhões de dólares por dia, o que para a nossa realidade atual representa muito dinheiro.

O Brasil Exportará Mais Petróleo

O Brasil Exportará Mais Petróleo

Só que não é isto o que o Presidente Lula quer. Por isso a pergunta: o Brasil exportará petróleo? Certamente que exportará embora sua idéia principal seja a de industrializar e exportar derivados desse petróleo. Para Lula, o Brasil é um país que não deseja ser apenas mis um vendedor de petróleo, mas sim dos seus derivados através de um forte investimento na indústria petroquímica altamente qualificada, contando com os avanços da tecnologia e com a ramificação da indústria dos derivados do petróleo para atender o mercado interno e as exportações do setor petroquímico de alto valor comercial.

Derivados

Derivados

Mesmo considerando o alto valor agregado aos produtos industrializados, o que pesa muito na decisão do presidente Lula, ao insistir na industrialização do petróleo, são os milhares de empregos que serão gerados em função da industrialização dessas riquezas, da qual não abre mão. Seus objetivos são bem claros. É preciso acima de tudo, criar uma infra-estrutura industrial e investir em tecnologia para que o país possa usufruir dos benefícios da industrialização do petróleo. Se tivermos a matéria prima, por que não industrializá-la. No momento, o que é preciso é retirar esse tesouro que está escondido no fundo do mar.

Engenharia

Engenharia

Avanços tecnológicos a Petrobrás possue, o que mais vai ser preciso é investimentos para a exploração dessas jazidas, fortalecendo a presença do estado, através da Petrobrás, uma das maiores empresas da América Latina no setor, senão a maior, além da alta qualificação para a prospecção de jazidas em águas profundas como o são as jazidas do Oceano Atlântico, que vão do litoral de Santa Catarina até o litoral do Espírito Santo A criação de uma nova empresa para o setor é defendida pela necessidade de fiscalizar a execução dos contratos que serão concluídos para a exploração do petróleo, bem como para a capitalização da própria Petrobrás que vai precisar de soluções para problemas difíceis como, por exemplo, os cerca de 210 bilhões de dólares para que se possa colocar em barris, todo esse petróleo do pré-sal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.