O futuro dos negócios: Crowdsourcing e Open Innovation

Imagem de tungnguyen0905 no Pixabay

Quando se trata de inovações no mundo empresarial, existem várias abordagens que podem ter sucesso. Cada organização tem o seu método de trabalho distinto e por vezes o processo de inovação de um determinado serviço ou produto pode ser excessivamente burocrático, demorado ou não produzir os efeitos desejados.

Quando isso acontece, quais são as soluções das empresas? Cada caso pode ser um caso, mas no que toca a inovação nas organizações empresariais existem algumas revoluções às quais os gestores devem estar atentos: o crowdsourcing e a open innovation.

Mas o que são exatamente estas duas formas de abordagem à inovação? Vamos descobrir.

O que são o crowdsourcing e a open innovation?

Tal como o nome indica, a “open innovation” é a abertura dos processos de inovação de uma organização, tal como o Awintura. Esta inovação aberta reconhece que a inovação de uma empresa pode surgir dos seus vários departamentos, ou ser até mesmo exterior à própria empresa, e que, por isso, é do interesse dos gestores procurar por ideias para inovação em todos os locais possíveis.

O crowdsourcing é semelhante, mas ligeiramente diferente. Esta técnica também reconhece que existe conhecimento valioso fora do núcleo-duro de uma organização, mas em vez de procurá-la noutros departamentos da própria empresa, o crowdsourcing, tal como o nome indica, procura antes a opinião de um grupo de pessoas, normalmente externas à organização.

Para o crowdsourcing podem ser feitos inquéritos, utilizadas plataformas de crowdsourcing ou até pedidos voluntários. Além disso, também podem ser considerados sites de análises e de revisões.

Porque é que estes dois métodos são importantes para uma organização

A inovação aberta e o crowdsourcing têm ambos vantagens distintas. No fundo, os dois métodos permitem obter opiniões além da equipa principal a cargo da inovação, contudo a forma como o fazem é bastante distinta. Vejamos as principais vantagens e desvantagens de cada um destes métodos:

Vantagens da inovação aberta

Quando comparada com as técnicas de R&D convencionais, a inovação aberta oferece algumas vantagens bastante interessantes:  

  •  Diversidade de ideias – como tem em consideração vários elementos, a inovação aberta beneficia de uma maior diversidade de ideias.
  •  Esforço colaborativo – ao contrário do R&D tradicional, com esta técnica é encorajado o trabalho entre departamentos.
  • Menos custos de desenvolvimento – como este método alavanca pessoas por vezes externas à empresa, os custos podem ser menores do que se fosse tudo feito in-house.
  •  Maior visibilidade de produto – como todo o processo de desenvolvimento é feito com pessoas externas à empresa, o produto completo também será conhecido por mais pessoas do que as da empresa assim que este for lançado.

No entanto, nem tudo é perfeito. Vejamos:

Desvantagens da open innovation

Este método pode não ser a escolha certa para todas as empresas. Afinal, o método também tem os seguintes contras:

  • Partilha de propriedade intelectual – algumas empresas podem não querer partilhar a sua propriedade intelectual, algo que pode ser necessário para o desenvolvimento de um produto específico.
  • Custo elevado de recursos – esta técnica requer um investimento elevado por parte de todas as equipas. A empresa tem de estar disposta a acarretar esse custo.

Nalguns casos, o crowdsourcing pode ser uma melhor opção.

Vantagens do crowdsourcing

O crowdsourcing alavanca multidões que podem nem sequer fazer parte da indústria. Isto pode trazer benefícios consideráveis:

  • Ideias únicas – ao utilizar pessoas externas à indústria, é possível obter ideias completamente fora da caixa com o crowdsourcing.
  •  Marketing de baixo custo – o próprio crowdsourcing pode ser considerado como um tipo de marketing. As pessoas utilizadas ficarão desde logo a conhecer o produto ou serviço.
  •  Resolução de problemas rápida – tal como com a inovação aberta, o crowdsourcing apresenta resoluções de problemas mais velozes do que o R&D tradicional.

Mas quais são as desvantagens deste método?

Desvantagens do crowdsourcing

Vejamos o que se deve ter em consideração antes de optar por uma solução de crowdsourcing:

  • Confidencialidade – tal como acontece com o outro método, o crowdsourcing pode requerer a partilha de segredos empresariais.
  • Menos controlo sobre a ideação de produto – quantas mais pessoas forem incluídas no processo, mais dificil este se torna de controlar. Além disso, é necessária confiança nos elementos incluídos.

Qual a opção certa para a minha empresa?

No final do dia, não existe uma opção que possa ser considerada a melhor para uma organização. Aliás, é até mesmo possível experimentar as duas opções em simultâneo, caso tal seja viável, e decidir assim qual é que vale mais a pena para a empresa em específico.

O importante é que a empresa demonstre capacidade para se adaptar aos novos tempos e para continuar a inovar em todos os seus processos, seja isso feito através de crowdsourcing ou de open innovation.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.