Desafios do Petróleo

Rio Grande do Sul entra na briga pelo pré-sal

Os desafios que o setor industrial gaúcho enfrentará para buscar benefícios do pré-sal começam a ser discutidos por todos os setores da economia, da política e especialmente pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. E não é somente o Rio Grande do Sul que está nesta corrida pela exploração do pré-sal que continua sendo noticia. Outros estados estão se mobilizando para competirem na busca de uma fatia na exploração do pré-sal em áreas recentemente descobertas.

Gás

Gás

Visita da Ministra-Chefe da Casa Civil

A visita da Ministra Dilma Roussef trouxe discussões mais acaloradas sobre o desenvolvimento das regiões brasileiras atingidas pelo projeto. A ministra afirmou que para o Rio Grande do Sul o pré-sal chegou antes do que para os demais estados, fazendo referência a plataforma de exploração de petróleo localizada em Rio Grande que já está em atividade e a outra que está sendo construída. Com um investimento de quase 2 bilhões de dólares a geração de quase 4 mil empregos na cidade mudará completamente a região. A construção do dique seco no Município do Rio Grande é outro investimento que ajudará o Rio Grande do Sul na disputa pelos benefícios do pré-sal.

Economia

Economia

Petrobrás

Os empreendimentos no Rio Grande serão a garantia da disputa da Petrobrás com a fabricação em série de cascos de plataformas. A expectativa da empresa é revitalizar a indústria naval impulsionando a economia brasileira. Embora os benefícios venham em longo prazo as perspectivas de desenvolvimento da região são muito evidente, conseqüências do grande número de empregos oferecidos já durante a construção civil das obras de infra-estrutura portuárias para atender as demandas dos demais investimentos projetados para o local. O Dique Seco é um complexo que está sendo projetado como a porta de entrada para as oportunidades de empresas com capacidade e certificação para entrarem nesta disputa de gigantes da indústria fornecedora de produtos para os investimentos no local.

Desafios do Petróleo

Desafios do Petróleo

Empreendimentos servem como alavancas ao progresso da Região Sul do País

O desenvolvimento é apontado como conseqüência da exploração do petróleo, gás e energia para o Estado gerando oportunidades de progresso, geração de emprego e renda e trazendo novas tecnologias de produção e junto oportunidades de empregos a jovens capacitados em academias das áreas de mecânica, eletromecânica, engenharia e outros profissionais liberais capacitados para atuarem nos mais diversos setores do complexo empreendimento. Na área social também serão abertas novas possibilidades de empregos devido ao grande número de moradores que migram em busca da oportunidade no mercado de trabalho ampliando a necessidade de infra-estrutura na área da educação, da saúde e da assistência social. A política habitacional também precisará de uma adaptação para a nova realidade a ser enfrentada e a construção civil terá oportunidades de mão-de-obra garantidas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.