Em termos de genética a Síndrome de Down é um dos distúrbios mais conhecidos que acontecem durante a formação de um feto. De acordo com professores e doutores da Universidade Estadual Paulista, dos portadores de algum tipo de retardo mental que hoje freqüentam alguma das instituições que existem no país destinadas às crianças especiais, 15% é de portadores da Síndrome de Down. Esta síndrome também recebe o nome especial Trissomia do Cromossomo 21, pois na realidade existe material genético deste cromossomo. A Pura Verdade é que o portador de Síndrome de Down possui três cromossomos 21 ao invés de dois como as demais pessoas. As possibilidades de incidência desta síndrome aumentam com a idade da gestante. Para uma mulher com 20 anos a probabilidade de que o filho que irá ter nascer com a síndrome é na proporção de 1 para 1.600. Se passarmos, no entanto para uma mulher com 35 anos as probabilidades mudam drasticamente e passam para 1 para cada 370 nascidos.
A probabilidade de que os pais que já tem um filho portador desta síndrome venham a ter outros filhos com o mesmo problema é de 1 para cada 100. Um filho com síndrome de Down é uma criança especial e como tal precisa de cuidados especiais também por toda a sua vida e isto tem de ser considerado por quem deseja outros filhos. Qualquer casal pode ter um filho com esta síndrome, pois se trata de um acidente genético que está fora de controle, mas as possibilidades aumentam com a idade da mulher e isso não pode ser ignorado. Por muito tempo esta síndrome foi conhecida por mongolismo, hoje este termo é considerado preconceituoso.
Características da Síndrome Down
Retardo mental, estatura baixa, anomalia do sistema cardíaco, musculatura fraca, rosto achatado, olhos cujas fendas das pálpebras são obliquas, palma da mão com uma só prega. Não Esqueça que estas são apenas algumas das principais características. Hoje já se consegue diagnosticar a síndrome com apenas algumas semanas de gestação e assim pode ser feito todo um preparo dos pais com Psicólogo e o tratamento da criança pode começar assim que nasce para que tenha um desenvolvimento melhor tanto muscular como de raciocínio.
Desenvolvimento
Uma criança que porta a Síndrome de Down, quanto ao seu desenvolvimento em pouca coisa difere das demais crianças por isso ela pode ir a uma escola comum, com ensino regular uma vez que esse convívio pode ajudar seu desenvolvimento ao mesmo tempo em que ajuda as demais crianças a que se criem sem nenhum tipo de preconceito seja racial, por religião, aparência, enfim faz com que as individualidades sejam respeitadas.