Brasileiros Importantes Para A Cultura do País

Brasil está repleto de diversidade cultural. Existem traços repletos de valor de cultura em termos de valor e realidade que possuem maior reconhecimento no mundo internacional do que dentro do país. Conheça nomes de artistas nacionais que marcaram o nome de forma histórica.

Pixinguinha: Brasileiros Importantes Para A Cultura do País

Sem dúvidas Pixinguinha é um dos reis da melodia brasileira, principalmente no que se refere ao choro. Influencia artistas até os dias de hoje. Renomado de forma oficial dentro e fora do Brasil por causa da notável efervescência em termos de arranjos de música. Entre os inúmeros instrumentos que tocava com perfeição cabe o destaque ao uso de saxofone e flauta.  Nasceu e morreu no Rio de Janeiro, cidade que serviu como inspiração para as suas ricas melodias que vangloriam a cultura nacional.

Pixinguinha

Pixinguinha

Arte de Tarsila do Amaral: Brasileiros Importantes Para A Cultura do País

O movimento modernista no Brasil sem dúvidas não seria o mesmo sem as artes de Tarsila do Amaral que dominou o cenário intelectual artístico da década de vinte do século XX. Foi uma das primeiras mulheres importantes no cenário cultural nacional que teve de lutar de forma ativa contra o machismo que representou uma realidade da época em que viveu no auge artístico.

Tarsila marcou o mundo na cultura nacional ao implantar o estilo artístico denominado PAU-BRASIL, que serve para homenagear uma das árvores símbolo nacional e que foi explorada ao máximo por colonizadores ao ponto de se tornar em extinção antes do país virar independente. Também colaborou com força e empenho para o movimento antropofágico.

Aleijadinho: Brasileiros Importantes Para A Cultura do País

Considerar um ícone barroco em termos mundiais, de forma provável foi o homem que deu início à valorização de obras nacionais. Logo na primeira metade do século XVIII começou a apresentar os primeiros trabalhos. Também era conhecido por ter um tipo de doença que degenera o corpo, o que não foi empecilho para que tivesse uma carreira de sucesso. O marco da arte barroca estava presente de forma principal em centros da igreja católica, embora as esculturas também possam ser vistas nos locais em que Aleijadinho deixou as suas marcas, de forma precisa em cidades de Minas Gerais.

Aleijadinho

Aleijadinho

Machado de Assis: Brasileiros Importantes Para A Cultura do País

Não há como considerar o assunto da cultura nacional sem reverenciar a presença de Machado de Assis, o pai da literatura nacional. Poucos autores clássicos do mundo literal nacional conseguiram expor com tamanha clareza e sentimento os principais tipos de preconceitos que existia no Brasil da sua época.

Não se pode ignorar o fato de que por causa do seu nível de saber esteve presente como representante político de forma ativa na segunda metade do século XIX, na sua cidade natal, o Rio de Janeiro. Entretanto, conseguiu brilhantismo mesmo com as suas histórias em forma de romance. Existem títulos que são leituras obrigatórias para os vestibulares e provas de literatura do ensino médio até os dias de hoje. Esteve na lista dos principais fundadores da ABL (Acadêmica Brasileira de Letras). Obteve óbito na cidade natal nos últimos anos da primeira década do século XX.

Glauber Rocha: Brasileiros Importantes Para A Cultura do País

Imagine um vulcão da literatura nacional que sempre está em ponto de ebulição às críticas sobre a sociedade em que vive. Assim era o ativista político que se destacou acima de tudo por causa da polêmica. Participou de forma ativa na renovação do cinema nacional no sentido de estabelecer linguagem distinta da vida hollywoodiana que marcou as primeiras memórias na história da cinematografia no Brasil. Conseguir lançar filmes históricos e críticos no auge da ditadura militar.

Cartola: Brasileiros Importantes Para A Cultura do País

Foi um dos homens que fez crescer o gênero samba não apenas no Brasil como também no mundo internacional.         Presença irreverente no palco que influencia sambistas no país até os dias de hoje. Foi principal fundador da Mangueira, uma das Escolas de Samba mais conhecidas no Rio de Janeiro. Teve destaque de forma principal por conta das canções românticas repletas de versos trabalhados de forma detalhada.

Logo durante a década de trinta do século XX as suas canções estavam nas vozes de diversos intérpretes, e assim o é até os dias de hoje, representando o grande valor que o cantor tem para a cultura nacional. Nasceu e morreu no Rio de Janeiro, cidade que registra diversos nomes que foram importantes para o país no aspecto cultural.

Candido Portinari: Brasileiros Importantes Para A Cultura do País

O artista que nasceu em São Paulo está entre os principais pintores brasileiros no que tange ao reconhecimento internacional em forma de arte. O artista foi notório por conseguir retratar de forma pragmática os traços principais da cultura nacional. Inclusive as críticas sociais estavam presentes nas obras de Portinari. Foi importante para o mundo ao ponto de ter um quadro estampado em um dos salões da ONU. Morreu no começo da década de sessenta do século XX depois de se intoxicar por causa da tinta.

Darcy Ribeiro: Brasileiros Importantes Para A Cultura do País

De longe esse é o antropólogo mais conhecido do país. Teve referência no sentido de colaborar bastante com processos educacionais. Também tinha um olhar crítico e diferenciado quanto ao mundo indígena. Foi um dos primeiros autores que conseguiu demonstrar de forma clara e objetiva os traços culturais referentes à formação e desenvolvimento da sociedade brasileira.

Cazuza: Brasileiros Importantes ParaA Cultura do País

Um mito dos palcos que pode ser considerado como o grande poeta do seu tempo, como diria Caetano Veloso após assistir apresentação no Canecão. Começou a carreira como um dos integrantes principais do Barão Vermelho e depois de brigas internas acabou por seguir com a banda de carreira-solo. Acabou falecendo depois que contraiu o vírus da AIDS, momento no qual continuou a cantar e mudou o enfoque das obras ao criticar a sociedade de forma política. As suas músicas são sucessos nas rádios populares de rock até os dias atuais.

 Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier          

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.