O esoterismo é um seguimento de conhecimento que trata do que pode estar oculto em certas linhas de pensamento. É como ter outra explicação para temas e fatos que a ciência tem uma lógica para explicar, baseado em conhecimentos empíricos. Para os esotéricos, tudo pode ter outro significado e tudo pode ter um lado oculto, negro, e, por vezes, macabro.
Buscando no mundo explicações diversas, muitos literários criaram obras bacanas e tiveram seus nomes ovacionados na escrita. Para este segmento de livro, as prateleiras indicam como literatura esotérica, contando tanto com escritores famosos como os que ainda estão se tornando conhecidos.
Ao contrário do que a maior parte das pessoas pensa, literatura esotérica não tem apenas relação com signos. Uma boa parte das obras tem relação com os atros, e diversos escritores famosos ganharam fama por conta disso. Conheça alguns dos nomes da literatura esotérica e suas obras mais famosas.
Paulo Coelho
Conhecido no mundo todo, Paulo Coelho é o escritor esotérico brasileiro mais famoso no mundo. Suas obras são voltadas para o oculto, o espiritual, fruto de suas viagens em sua busca por autoconhecimento. Viveu como hippie e peregrinou por diversos espaços orientais interessantes, levando um pouco de cada cultura que aprendeu para as suas obras mais famosas, como Brida, O Alquimista e Diário de Um Mago.
Suas obras são sucesso nacionais e também internacionais, traduzidas para mais de 30 idiomas. O Alquimista foi o primeiro e seu principal sucesso no universo literário. Jornalista, também tem obras famosas em outras áreas, incluindo sua autobiografia.
Gustav Meyrinck
Este escritor alemão é conhecido por duas fases de sua literatura, a fantástica. Mas depois de alguns anos sendo taxado como um escritor oculto e fazendo diversos paralelos que mais pareciam com sátiras do mundo real, começou a se dedicar a obras mais ocultistas, mais com o sub humano do universo, lançando títulos de grande sucesso como O Rosto Verde, o O Dominicano Branco e Histórias do Alquimista.
João Bidu
Dentre os escritores famosos de esoterismo no Brasil, está o astrólogo João Bidu. Dono de um site, Bidu produz obras apenas voltadas para quem curte os astros e como eles podem influenciar em sua vida. A cada ano há novas previsões para signos por mês e atualização de sua obra mais popular: O Livro dos Sonhos. É um escritor popular, por isso que muitas de suas obras são vendidas em bancas de revista.
Fernando Pessoa
O poeta português conhecido por seus poemas de amor e ódio também era um estudante leve o ocultismo, deixando essa sua faceta clara em alguns poemas como Tabacaria, o seu mais profundo e um dos mais longos. Outra de suas obras famosas esotéricas é Livro do Desassossego, também bem ovacionada do autor.
Guimarães Rosa
O clássico escritor brasileiro é bem estudado em projetos universitários por seu lado ocultista, em suas mensagens nas entrelinhas ou bem claras em suas obras. A mais famosa das literaturas do ator são Grande sertão: veredas, conhecida por mensagens mais que apenas da sociedade de época.
William Shakespeare
O romancista inglês que até hoje há debates sobre sua existência ou não tinha obras que podem ser consideradas ocultistas, e por isso entram na linha das exotéricas. A sua peça mais famosa, Sonho de uma Noite de verão, entra nesta linha esotérica. Citam-se ainda A Tempestade e Henrique V.
Alan Kardec
O fundador da religião espírita sempre é encontrado como livro esotérico em livrarias. O motivo é que Alan Kardec sugere, em sua obra, que há um mundo paralelo em que espíritos que desencarnam da terra acabam por viver. Pode ser um ambiente ruim (umbral) ou bom(colônicas como Nosso Lar). Tudo varia de acordo com seu merecimento. Para os não credores a obra não passa de uma literatura meramente fantástica. Para os religiosos espíritas, é um importante manual.
Dan Brown
Um místico entre verdade e mentira, Dan Brown movimenta diversas religiões em sua obra na busca pelo oculto, o sagrado e onde o profano se encontra. Seus livros são famosos e records de vendas, como O Código Da Vinci (com versão em filme), Fortaleza Digital e O Simbolo Perdido.
Rhonda Byrne
Rhonda tem mais alguns livros publicados, mas o seu mais famoso é O Segredo. Na obra, a sugestão é que a força interior seria capaz de mover montanhas, tornar uma pessoa rica e ainda tornar alguém doente curado. O livro é um misto de auto ajuda e esoterismo, sucesso de vendas por diversos anos.
Augusto Cury
Esta obra é um místico de auto ajuda e esoterismo. O maior sucesso de Augusto Cury se deve ao fato de que ele estimula a qualidade de vida, ao mesmo tempo que busca fundamentos no misticismo em junção do poder interior para grandes conquistas. É mais sobre acreditar em si mesmo, mas também sobre buscar a força que o mundo pode te ajudar para te ajudar nas conquistas.
O percentual de auto ajuda nos livros de Augusto Cury é bem maior que o místico. O autor é famoso no mundo todo por ajudar em conquistas diversas. Grandes líderes mundiais já declararam buscar inspiração nos seus livros, que somam mais de cinco na lista dos mais vendidos.
John Major Jenkins
O autor norte americano é bem popular por comentar diversos fatos curiosos sobre profecias. Ele busca relação entre o que os grandes previsores de desastres mundiais e obras do cinema. O seu livro mais vendido se chama 2012, o ano que seria o fim do mundo segundo os mais. Suas obras desvendam lendas famosas sobre o fim do milênio de acordo com os orientais, que previram diversos desastres que teriam causado o fim da humanidade.
Posts Relacionados
Confira uma lista com os autores mais traduzidos do mundo e descubra se o seu preferido faz parte dela. Leia mais sobre alguns dos mais importantes autores famosos de poesia e saiba mais sobre a obra de cada um e suas famosas poesias de amor.