A Origem da Cachaça Brasileira

Cachaça já foi considerada “bebida de pobre”, algo que pode parecer irônico para quem está pagando US$ 15,00 por coquetel ou caipirinha em elegantes salões internacionais. Em termos de exportações brasileiras, a caipirinha pode ser apenas a segunda Giselle Bündchen no coração dos americanos da moda. No Brasil, a cachaça possui espírito superior em popularidade. Cachaça: O rum branco brasileiro!

Como incentivo, os proprietários de plantações prometiam aos escravos o consumo do caldo de cana fermentado uma vez que tivessem terminado o seu trabalho. Neste ponto, os brasileiros ricos consideram cachaça como bebida de homem pobre, amentando o valor mercadológico da preferência conforme alternativas europeias.

Cachaça Brasileiras

Cachaça Brasileiras

Existe estimativa de que os brasileiros consomem cerca de 350 milhões de litros de cachaça por ano – cerca de dois litros por pessoa. Há cerca de 30 mil pequenos produtores, junto com um punhado de grandes produtores de cachaça no Brasil. Porque o processo de destilação é relativamente fácil em comparação com outras bebidas e pela cana abundante no Brasil, o negócio pode ser aberto a qualquer um.

História da Cachaça

Embora a data exata da introdução da cachaça seja desconhecida, foi produzida pouco depois de cana introduzida no Brasil, provavelmente antes de 1550. Histórias variam, mas é provável que a cachaça tenha sido inventada depois que os trabalhadores de engenho notaram que, quando o caldo de cana era deixado de fora, poderia ser fermentado e transformado em álcool.

Ninguém sabe com certeza quem começou a produção de cachaça, mas todos concordam que ela se iniciou em algum lugar entre 1530 e 1550. Em torno deste tempo, a cana foi introduzida no Brasil como cultura de rendimento pela pátria colonial, Portugal. Escravos, que plantaram e colheram a cana deixavam o líquido fermentar para produzir bebida alcoólica.

Uma vez que o suco foi destilado a cachaça nasceu. Ela é prima do rum, ao qual é destilado a partir de melaço, um subproduto do processo de refinação de açúcar. No Caribe a cana está plantada desde o século XVII, os escravos descobriram pela primeira vez que o melaço poderia ser fermentado em álcool. O rum original era bebida pesada, mais tarde o rum luz foi suavizado com o desenvolvimento.

Cachaça, um espírito claro como gin e vodca, é conhecida como “rum branco.” No entanto, ela possui é feia a partir do suco, não de subproduto da destilação, como rum. Tem o aroma de cana de açúcar em bruto. Ao longo dos séculos XVI e XVII, as destilarias brasileiras de cachaça se multiplicaram para o desespero dos colonos portugueses, que queriam proteger a própria bagaceira, destilado de bagaço de uva (um subproduto da produção de vinho). Tentaram, sem sucesso, banir cachaça da produção e consumo!

Durante séculos, a cachaça era uma bebida apreciada apenas por escravos e nativos. Com o tempo, no entanto, penetrou em todas as classes sociais e, agora, é o espírito nacional do Brasil, que produz mais de 4.000 variedades de cachaça, que vão desde frascos de 15 dólares para 400 dólares nos destilados artesanais. A cachaça é o terceiro espírito mais destilado no mundo, depois de vodca e rum. A caipirinha, feita com cachaça, é coquetel nacional do Brasil. Cachaçarias bares possuem mais de cem tipos de cachaça. A maioria dos brasileiros se refere à cachaça como pinga.

Muitos países não fizeram nada para proteger seus nomes de produtos patrimoniais, mas o Brasil tem tomado medidas para designar que ambos os nomes de cachaça e caipirinha sejam reconhecidos como estritamente brasileiro na origem, e que o nome cachaça só se aplicada aos produtos de origem brasileira.

Cultura da Cachaça

Desconhecido para muitos fora do Brasil, o significado cultural de cachaça está relacionado com futebol, carnaval e samba. Embora nenhum brasileiro compare o rum à cachaça, a única semelhança é que ambos se originam a partir da cana. Cachaça ganhou popularidade entre os escravos e camponeses durante o período colonial do Brasil, mas o espírito tornou-se recente em todas das camadas sociais, nos níveis nacionais e internacionais.

Além disso, as exportações brasileiras de cachaça para a Europa e aos Estados Unidos foram ajudadas pela caipirinha, bebida da moda. O sucesso global inspirou ao Caribe e outros sol latino-americanos em produzir as próprias cachaças. Consequentemente, o governo brasileiro iniciou medidas protecionistas em casa e no exterior para preservar dos mercados estrangeiros a cachaça.

Cachaça e Brasil

Cachaça e Brasil

Como Se Faz a Cachaça?

Para fazer cachaça, cana de açúcar é lavada e pressionada por rolos grandes de metal para extrair o suco. Em seguida, o caldo é filtrado (para extrair quaisquer fragmentos de cana ou matérias estranhas) e fermentado. Muitas vezes se adiciona agente de fermentação do sabor de reforço (milho, farelo, farinha de milho ou farelo de arroz), antes da fermentação, mas o agente específico, assim como do tempo de fermentação, muitas vezes é mantido em segredo para proteger cada gênero individual.

O primeiro lote da destilação intitulado “cabeceira” é usado para fazer licores. O segundo lote, é a prova de 18% do poder engarrafado ou envelhecido (em barris), categoria de cachaça exportada para grandes países consumidores, caso dos Estados Unidos, por exemplo.

O terceiro lote tem água fraca e traz cerca ade de 12% no teor alcóolico. Cachaça deve ser envelhecida por um ano para ser considerada “velha” aos padrões brasileiros.

Cachaça é geralmente engarrafada logo após a destilação, mas alguns tentaram variedades da moda pelo envelhecimento da cachaça assim como uísque. A legislação brasileira indica que a cachaça deve ser envelhecida por pelo menos um ano em barris não maiores que 700 litros para o uso legítimo da denominação “envelhecido”.

Brasileiros envelheceram a cachaça com variedade de madeiras para os seus barris, incluindo madeiras brasileiras, como a imburana, cedro, freijó e carvalho europeu, que dão ao licor um suave sabor, mais redondo. Além disso, um terceiro tipo de cachaça, chamada “amarela”, é feita por simples inclusão de caramelo ou estratos de madeira para a bebida sem envelhecimento, causando à cachaça sabor doce. Independentemente da variedade, cachaça não deve ser confundido com rum, que é destilada a partir do melaço que sobraram após refinamento de açúcar. No entanto, o erro é cometido. Cachaçaria dos Estados Unidos por vezes chamam a bebida de rum brasileiro.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.