Como Funcionam As Anestesias Locais e De Sedação?

Anestesia é um conceito misterioso para a maioria das pessoas. O termo vem do grego para “perda de sensação”, mas esse não é o único efeito que provoca em seu corpo. Anestesia, essencialmente, representa condição reversível induzida por drogas. Está destinada para resultar em um ou mais diferentes estados do ser. Pode causar alívio da dor ou amnésia para nocautear a memória, isto é, anestesia geral.

Como Funcionam As Anestesias Locais e De Sedação?

Como Funcionam As Anestesias Locais e De Sedação?

Músculos Paralisados

A paralisia dos músculos pode representa elemento assustador. No entanto, na atualidade é feita com o mais seguro cálculo das dosagens requeridas e acompanhamentos dirigidos por profissionais médicos.  Todos os tipos de anestesia não são iguais.  O primeiro pensamento é que o corpo vai ficar inconsciente durante o procedimento médico, como uma cirurgia de grande porte.

Mas existem vários tipos diferentes. A anestesia local, por exemplo, pode afetar apenas uma pequena porção de pele. Tipo recebido pelos pacientes conforme série de fatores, incluindo o tipo de procedimento médico necessitado e o histórico médico. Também pode haver alguma sobreposição entre os diferentes tipos de anestesia.

Músculos Paralisados

Músculos Paralisados

Anestesia Tipo Sedação

Quem retirou o dente do siso de maneira provável recebeu anestesia tipo sedação. Categoria de anestesia que não permanece ativa por mais do que duas horas, utilizadas geralmente par a realização de procedimentos médicos de pequenos portes. Além do trabalho odontológico, sedação é usada para coisas, como colocar ossos quebrados, por exemplo.

Na sedação o paciente permanece acordado e pode responder as perguntas e instruções. Isso não significa necessariamente que sabe o que está acontecendo. Existe algum nível de sonolência e sensação de relaxamento. Sedação tem muito em comum com anestesia geral. Isso porque os mesmos tipos de medicamentos são usados, porém em quantidades menores.

Em doses elevadas as drogas induzem o sono e a paralisia, afetando o sistema cardiovascular, mas em doses mais baixas acalmam o paciente e reduzem a ansiedade. Existem fármacos utilizados em combinação com analgésicos para alívio da dor. Estes anestésicos podem ser usados por via oral ou injeção

O tempo da sedação depende das drogas administradas. A recuperação é rápida, e os pacientes geralmente não possuem os efeitos colaterais associados com a anestesia geral, tais como náuseas, vômitos ou tontura. Pacientes com sedação ficam conscientes, embora necessitem de cuidados no sentido de não caírem em profundas sedações.

Anestesia Local: Funcionamento Da Anestesia

Pacientes ainda permanecer acordados e conscientes. Dentistas também utilizam anestésico local quando injetam goma para anestesiar a área. A anestesia é usada para fazer uma pequena área do corpo, tal como um pedaço de pele, menos sensível à dor. Ela normalmente analgesia e paralisa, bloqueando impulsos nos nervos para que não viajem para o cérebro. Os pacientes ainda podem sentir a pressão e sensação quando aplicam o tipo local.

Os anestésicos locais podem isolar apenas a superfície. Podem ser compostas na forma de gel, cremes ou sprays. São aplicáveis sobre a pele antes da injeção de um anestésico local que funcione para anestesiar a área com maior, de modo a evitar a dor da agulha, ou a própria droga.

Anestésicos locais não são usados apenas em procedimentos médicos, como também em remédios para alívio da erupção cutânea ou hemorroidas. Medicamentos usados na anestesia local geralmente acabam no sufixo “caína” (como a lidocaína, novocaína ou tetracaína) porque eles são quimicamente muito similares à cocaína – que trabalha como anestésico local.

O problema com o uso de cocaína como anestésico está nível viciante e estimulante para o sistema cardiovascular, principalmente quando inaladas de modo sintéticas, conteúdo que vai direto ao pulmão que possui conexão direta com o cérebro. Por este motivo que em grande parte do mundo, inclusive no Brasil, a cocaína representa droga ilícita de nível alto, cujo simples porte pode significar a prisão por tráfico.

Alguns destes medicamentos têm efeitos colaterais negativos, tais como reações alérgicas, e por este motivo, caíram em desuso. É por isso que hoje os dentistas usam tipicamente lidocaína em vez de novocaína.

Anestesia local geralmente desaparece dentro de quatro a cinco horas. O alívio da dor dura mais tempo do que o procedimento real na maior parte do tempo. Normalmente existem muito poucos efeitos colaterais, mas os pacientes têm que ter cuidado com a área anestesiada. Por exemplo, ao deixar o consultório do dentista a metade do rosto pode fica adormecida, o que favorece a mordida nas bochechas.

Anestesia Local e Regional

Algumas vezes, os termos “de anestesia local” e “anestesia regional” são utilizados alternadamente. Por exemplo, enquanto que a anestesia local pode ser utilizada para anestesiar uma área sobre a perna, a anestesia regional pode amortecer a perna inteira, esta representa a grande diferença entre as duas modalidades.

A anestesia regional é conhecida como bloqueadora de nervos. Os pacientes podem permanecer conscientes durante procedimentos da anestesia regional, mas também podem ser sedados durante a administração do bloco, no procedimento médico, nas duas coisas de maneira simultânea. Isso depende do procedimento, bem como da preferência do paciente.

Por vezes, os anestésicos regionais são dados com uma única injeção, mas podem também ser administradas por via intravenosa. Uma técnica, denominada Bloco de Bier, usa um torniquete para manter fruição do sangue através de um membro da droga ser injetada na veia.

Mulheres que deram à luz estão familiarizadas com a técnica anestésica central conhecida como peridural. Neste procedimento, o anestesista insere um cateter no espaço peridural, normalmente na zona inferior das costas. Esta droga alimenta possui lidocaína, fentanil e clonidina que proporcionam perda de sensação da cintura para baixo.

Anestesia regional traz mais riscos do que a anestesia local, como convulsões e ataques cardíacos, por causa do crescente envolvimento do sistema nervoso central. Às vezes, ela não fornece alívio da dor suficiente ou paralisia, momentos nos quais são necessárias anestesias gerais. Pacientes em anestesia regional precisam de acompanhamento rigoroso.

Gengibres e Anestesia

Necessário alto nível de especialização no sentido de saber de maneira exata qual nível de anestésico deve ser administrado. Pessoas maiores podem precisar de maiores doses, enquanto que certas condições de saúde podem não tolerar as drogas. Pacientes possuem tolerâncias maiores ou menores.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.