Canicross: Corrida Com Cães

Desde o começo do século XXI o esporte representa a sensação para quem quer ter um tempo único com os cachorros, praticando esportes em conjunto e apertando os laços da confiança entre a dupla. Esta pode representar oportunidade que faltava no sentido de deixar o cotidiano do cachorro com mais disciplinado. O esporte começou no Reino Unido, local no qual os cães são treinados para puxar trenó e auxiliar no resgate nos momentos em que neva em excesso.

Canicross: Corrida Com Cães

Canicross: Corrida Com Cães

01: O Que é Canicross?

Termo designado para descrever o esporte no qual corredores praticam corrida junto com os seus cães. Interessante notar que os terrenos precisam ser irregulares no sentido de deixar a disputa com maior personalidade de aventura. O homem junto com os melhores amigos em harmonia na natureza no sentido de conquistar não somente vitórias como também diversão.

Oportunidade para deixar os cães em plena forma física. Interessante notar que em algumas modalidades podem ser usados dois cachorros arrastados por um guia. Os condutores precisam estar com cintos especiais conectados com corda elástica com os coletes de tração existente no corpo dos animais. Este sistema se faz necessário para que os choques sejam reduzidos entre todos os presentes na competição.

O Canicross representa esporte que deve ser feito em parceria, no qual cães e condutores precisam estar em perfeitas sintonias para que os elementos funcionem de maneira perfeita.

O Que é Canicross?

O Que é Canicross?

02: Qual Origem Do Canicross?

A história do esporte aponta a origem para o Reino Unido, onde os cães eram treinados no sentido de puxar trenós. No começo dos treinos os cães ficavam ligados aos guias, e estes para os condutores. Este sistema era necessário para que os animais adquirissem confiança quando no momento de traçar. Por notar que a etapa do treinamento era desempenhada com felicidade por ambos os lados foram desenvolvidas atividades que mais tardes se chamaram canicross.

03: Quais Limites à Prática Do Canicross?

Especialistas indicam que o esporte pode ser feito em qualquer idade para as pessoas, desde que haja condições físicas para a prática sem comprometer o funcionamento do organismo. Visitas médicas e veterinárias (para o caso dos cães) são necessárias para saber se não existe nada de anormal no corpo. Este ponto deve ser feito principalmente entre as duplas que estão paradas há muito tempo, sem fazer exercícios físicos.

Vale ressaltar que a atividade proporciona prazer tanto aos competidores profissionais como aos atletas que somente se exercitam com qualidade aos finais de semana. Em campeonatos oficiais os condutores precisam ter pelo menos sete anos, ao passo que os cães necessitam de um ano de idade, minimamente.

Não se pode ignorar o fato de que, ao contrário dos esportes de elite para cães, no canicross não existe a necessidade de pedigree. Permitidos cães de todos os tipos de raças, incluindo aqueles que não possuem definição genética. O esporte chegou ao começo do século XXI no Brasil.

04: Principais Equipamentos Do Canicross?

WAIST BELT (cinto do condutor)

HARNESS (colete de tração especial aos cães)

05: Quais Os Benefícios Da Prática Do Canicross?

O sonho de estar com o corpo em forma ultrapassa os limites da idade. Preparo físico ao mesmo tempo pode significar melhor saúde. Com as corridas constantes o excesso de gordura do corpo é eliminado em troca de maior energia e enrijecimento muscular. De certa forma, os cães podem ficar depressivos porque não estão realizando atividades em conjuntos com os seus donos. Passe momentos de prazer e se exercite junto. Os cães também necessitam de vida regrada com exercícios físicos, assim como humanos.

06: Melhor Local Para Praticar Canicross?

Em qualquer local que existe acesso liberado para cães é possível praticar este esporte. Especialistas recomendam utilizar os terrenos irregulares, que estão mais adaptados ao esporte e às provas oficiais que acontecem no Brasil desde o ano de 2010. Matas, trilhas e ruas de terras são os locais mais indicados para praticar canicross.

Às vezes os locais de treinamento são afastados. Nestes casos as temperaturas precisam ser amenas, sendo que a distância não pode ser longa para que os animais não se cansem de maneira prévia e diminuem o desempenho oferecido nas pistas. O ser-humano pode não sentir a distância por estar calçando tênis, ao passo que cães podem ficar com as almofadas das patas queimadas.

07: Cuidados Com Alimentação e Canicross?  

Da mesma maneira que seres-humanos precisam fazer a digestão antes dos exercícios físicos, a regra permanece a mesma entre os animais. Retire a ração nos momentos que antecedem a prática do esporte. Tenha em mente que manter horários regulares pode auxiliar inclusive no funcionamento do organismo. Vale ressaltar que após o treino os cães também não podem se alimentar, pelo menos enquanto estiverem ofegantes. Outra dica considerada indispensável está em trazer água fresca em quantidade suficiente para os dois.

Comece de maneira gradativa. De maneira provável o seu cão nunca correu mais do que cinco quilômetros na vida. Neste sentido, comece devagar e aumente o nível de treino aos poucos, com poucas distâncias.

08: Canicross Brasil

No Brasil o primeiro evento de repercussão nacional acontecer no ano de 2010. A disputa aconteceu na região de Teresópolis, na parte serrada ano Rio de Janeiro, contando com doze participantes. Evento que foi coberto de maneira pelo Programa Esporte Espetacular, da Rede Globo.

O percurso de quase oitocentos metros foi adaptado de maneira profissional, aos moldes das competições europeias, com bancos de areia, rio e pontes. O competidor que fizesse melhor tempo conquistava ao título. Diversas celebridades disputaram o prêmio, que ficou nas mãos de Fiorella Mattheis e Manuela.

09: Saiba Mais Sobre Canicross

Os primeiros campeonatos mundiais foram organizados em 2002, em Ravenna, na Itália; Equipamento necessário é basicamente o mesmo que no esqui com cães. Em competições existem requisitos mais detalhados para os grampos, e o comprimento da linha. Canicross está crescendo na América do Norte, com eventos que trazem equipes competitivas. Canicross também está se tornando atividade muito popular recreativa para as pessoas que querem simplesmente caminhar, correr, caminhar ou passear as mãos livres com o seu cão ou vários cães sem segurar a presença da trela.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cachorro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.