Polígonos

Os polígonos são considerados figuras geométricas que são delimitadas por linhas poligonais fechadas. Assim do grego, a origem da palavra está em poli (vários) e gon(ângulos), ou seja admitindo uma figura com vários ângulos.

As linhas poligonais por sua vez podem ser classificadas em linha poligonal aberta simples e também linha poligonal aberta não-simples. Com essas linhas determinado polígono admite a divisão do plano entre o interior da figura e o exterior. Todos os componentes de um polígono também são definidos pela matemática, como se tem nessa mesma figura geométrica os vértices, os lados, as diagonais, os ângulos internos e os ângulos externos.

Convexo e Côncavo

Convexo e Côncavo

A classificação dos polígonos quanto ao número de lados também é muito importante e cabe a todo aluno do Ensino Médio saber dessas informações para que os possíveis cálculos possam ser discutidos e trabalhados em seguida. Assim para um polígono com três lados temos um triângulo, com quatro um quadrilátero, com cinco um pentágono e assim por diante com os demais números de lado.

Pentágono

Pentágono

Nomeação de Polígonos

Ainda dentro da classificação e nomeação de polígonos encontramos figuras até mesmo com mais de trinta lados, o que acarreta dificuldades para o estudante quanto á sua correta denominação. Sendo assim algumas dicas e tabelas são essências para a classificação dos mesmos. Para os polígonos com mais de 20 lados e menos de 100 é necessário que a regra seja simples em decorar cada prefixo e sufixo correspondente a cada dezena, como por exemplo, no polígono de 20 lados com o prefixo icosi-.

Os sufixos por sua vez também recebem denominações em grego como penta, tri, tetra e variam de acordo com sua sequencia, indicando assim em junção com os prefixos nomes bem estranhos e complicados, como tetracontakaidigono, ou seja, simplesmente um polígono de 42 lados.

Polígonos Convexos e Não-Convexos

Ainda dentro dos estudos geométricos e afins os polígonos assumem demais classificações quanto às suas convexidades. Portanto entende-se e se afirma como uma região poligonal convexa toda região que não apresenta reentrâncias em seu corpo. Assim tem-se como fórmula e regra que toda linha ou reta que estão nessa região poligonal convexa estará de fato totalmente contida na região poligonal em destaque.

Já para os polígonos não convexos há a teoria de que são apresentadas reentrâncias no corpo da mesma figura geométrica. Cabe assim ao indivíduo que com a observação correta dos polígonos possa realmente compreender e delimitar sua convexidade.

Polígonos

Polígonos

Cabe a importância de ressaltar que quanto todas as classificações de polígonos são cabíveis fazê-las dentro das medidas e detalhes, já que nos próprios exercícios em conjunto com as teorias ainda são de grande dificuldade de aprendizagem pela maior parte dos alunos e precisam ser muito bem explanados e resumidos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.