História do Campeonato Brasileiro: Ano de 2000

            Num dos campeonatos mais conturbados da história, tivemos desde o começo disputas extra campo, com a confusão do ano anterior relacionada ao rebaixamento do Gama, impedindo a CBF de divulgar o regulamento da competição dentro do prazo. Como solução para o grande imbróglio gerado, o Clube dos 13 ficou encarregado de administrar uma competição (Copa João Havelange), que posteriormente seria reconhecida pela CBF como o Brasileirão de 2000.

            Como o Gama obteve liminar para voltar a elite do futebol a entidade temia que outras equipes adotassem medidas judiciais e acabou unificando as divisões. A competição foi disputada com número recorde de equipes (116). Para organizar a competição, foram criados módulos separando as equipes em grupos. O peso de cada módulo era diferente.

            O Azul (correspondia à Série A) classificava 12 equipes para as oitavas, sendo constituído pelos 20 times da Séria A da edição de 99, os convidados Fluminense e Bahia (que estavam na Série B), Juventude e Gama (rebaixados em 1999) e o América-MG (rebaixado em 1998). Os 12 classificados foram: Cruzeiro, Sport, Fluminense, Goiás, Vasco, São Paulo, Ponte Preta, Atlético-PR, Internacional, Grêmio, Palmeiras e Bahia.

            O Módulo Amarelo (correspondia à Série B), classificava apenas 3 equipes para as oitavas. Os classificados foram: Paraná, São Caetano e Remo. Os Módulos Verde e Branco (correspondentes a Série C) classificavam uma equipe para as oitavas (Malutrom). Ao fim desta fase de módulos, foram realizadas as oitavas de final entre as equipes classificadas em jogos de ida e volta, em sistema mata-mata.

            A final, disputada entre Vasco e São Caetano também foi conturbada. Houve empate no primeiro jogo (1×1) e no segundo duelo em São Januário, houve uma queda de uma das grandes e torcedores invadiram o gramado, paralisando o jogo. O regulamento previa para estes casos punição ao mandante com a perda do jogo, mas por pressão de dirigentes o Clube dos 13 remarcou uma partida para o Maracanã em janeiro de 2001. Nesta partida o Vasco venceu por 3×1 e tornou-se campeão de uma edição de campeonato brasileiro controversa desde antes do ponta pé inicial até o jogo final.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.