O ensino nas escolas públicas sempre é alvo de polêmicas e insinuações. Com o intuito de ao mesmo tempo avaliar e testar o talento dos alunos é realizada todo ano no Brasil, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP, possibilitando que os alunos enfrentem desafios e fazendo com que eles percebam a importância da matemática no dia a dia e na vida. Dessa maneira, o ensino nas escolas públicas pode ser melhorado e também promove um incentivo para o aperfeiçoamento dos professores.
Realização da OBMEP
As Olimpíadas de Matemática acontecem desde o ano de dois mil e cinco e sempre incentivam muitos alunos a participarem. Em dois mil e nove teve um número recorde de inscrições. As Olimpíadas são destinadas aos alunos do 6º ano ao 9ª ano do Ensino Fundamental e para os alunos do Ensino Médio. Nesse ano de dois mil e dez as inscrições foram abertas em nove de fevereiro de dois mil e dez e terminaram em vinte e seis de março. As inscrições foram feitas pelas Escolas no próprio site do governo federal. A primeira fase aconteceu no dia oito de junho e os alunos classificados passam para a próxima fase, que será realizada em setembro e em novembro sairá a lista dos vencedores.
Divisão de Níveis
Para a Olimpíada os alunos são divididos em três níveis. O nível 1 consiste dos alunos do 6º e 7º ano. Do nível 2, participam os alunos do 8º ano e do 9º ano e do nível 3, os alunos do Ensino Médio. Na primeira fase todos os alunos participam e fazem uma prova de múltipla escolha. Para a segunda fase, a escola deve escolher os alunos de cada nível com melhor desempenho para fazerem a prova. A cota é de 5% de alunos para cada nível. Essa prova é discursiva. Depois da segunda fase, os alunos e as escolas devem aguardar o resultado dos vencedores.
Premiação
Os alunos, a escola, a secretaria de educação e os professores são premiados de acordo com a classificação dos alunos. Os alunos recebem medalhas de acordo com a pontuação, podendo ser de ouro, prata ou bronze e ainda recebem certificados de menção honrosa. Os professores recebem uma placa de homenagem e uma coleção de livros. Para as escolas os prêmios são kits de materiais esportivos e livros de matemática e ciências para compor uma biblioteca. A secretaria da educação é premiada com troféus.
Mas ainda, os alunos além das medalhas e dos certificados são contemplados com uma bolsa do Programa de Iniciação Científica Júnior, na qual eles aprofundam seus conhecimentos em matemática, começam a ter contato com a ciência e assim se familiarizam ainda mais com essas áreas e podem futuramente optar por seguir essa carreira. Para a premiação dos vencedores é realizada uma cerimônia, a qual é divulgada no site do governo federal.
Escrito por Renata Reis