O Que é Considerado Material Pedagógico?

A pedagogia é o tipo de ciência que estuda os processos de ensino e de aprendizado das pessoas, é a ciência que está ligada ao ato de ensinar, aos estudos, é a ciência que forma professores e pedagogos. Dada a definição principal de pedagogia é possível agora definir melhor o que seria algo pedagógico, o que implica essa palavra mais especificamente.

Uma coisa ou uma pessoa que seja considerada pedagógica é alguém ou algum objeto que tem o objetivo e a capacidade de ensinar. Se uma pessoa é pedagógica em certo assunto, é porque ela foi uma educadora nesse assunto, é porque ela pôde ensinar as pessoas em relação a esse assunto. A mesma coisa pode estendida e até aplicada para a questão de material pedagógico, que poderia ganhar também outros nomes e outras maneiras de se chamar, como por exemplo, material de ensino.

O que Pode ser Entendido Como Material Pedagógico?

O material pedagógico é algo que é usado com a finalidade do ensino de alguém ou de alguma coisa, uma coisa que se configura como material pedagógico é algo que foi usado, algo que é usado ou algo que ainda será usado para o ensino de alguma questão.

O que está incluído como material pedagógico? A resposta mais obvia em relação a isso seria provavelmente falar sobre os livros, que são fundamentais no ensino de tantas pessoas, crianças, adolescentes, jovens e adultos, são muitas pessoas que aprendem com os livros todos os dias, dentro e fora das escolas, por isso eles com certeza estão entre os principais materiais pedagógicos existentes, porém essa resposta não para por aí não e vai muito além do que muita gente imagina. Se tem também na posição de destaque, os lápis, as borrachas, os apontadores como materiais pedagógicos e muito mais.

O material pedagógico pode ser qualquer coisa que seja considerada um instrumento de ensino, independente de ser algo dentro do convencional ou não, por exemplo, muitas coisas improvisadas são altamente pedagógicas, principalmente quando não há tantos recursos para se comprar materiais mais caros, nesse caso é possível citar aquele feijãozinho que se plantava na escola quando éramos crianças.

Aquilo ali era um experimento que se fazia em ciências para que se aprendesse mais sobre a natureza das plantas, o seu processo de crescimento e cuidados, no momento que aquele potinho plástico, aquele algodão e aquele feijão eram usados nas aulas da escola eles passavam a serem considerados materiais pedagógicos, pois eles tinham a finalidade naquele momento de ensinar alguma coisa para alguém.

Os materiais pedagógicos podem ser inusitados, muito mais do que se imagina, afinal a vida de um professor muitas vezes é baseada na improvisação, uma vez que principalmente nas escolas publicas os recursos financeiros e de material podem ser bem escassos, com isso os professores e educadores vão se virando como dá, juntando material reciclado, usado da sua criatividade, juntando materiais baratos e que muitas vezes poderiam virar lixo, afinal não são muitos pais que tem condições financeiras para comprar algo a mais do seu planejado do mês, é o verdadeiro se “vira nos 30” dos professores.

Por mais que muitas vezes enaltecemos os desafios enfrentados pelos professores no Brasil, eles que realmente merecem ser enaltecidos de fato, é uma pena que isso precise acontecer dessa forma, a educação deveria ser uma das maiores prioridades de destinação de recursos, pois a educação é a base do que uma pessoa irá se tornar, é a um importante degrau da formação de uma criança, nos países desenvolvidos um dos setores que mais recebe verbas e material é o da educação.

Mais Informações Sobre os Materiais Pedagógicos e o Momento Atual

Os professore são verdadeiros heróis em todas as partes do mundo, em muitos países desenvolvidos eles inclusive são tratados como tal, eles tem um bom salário e são profissionais muito valorizados no mercado profissional, isso se vê principalmente nos lugares onde se observa as melhores qualidades de vida do mundo, como alguns dos países da Europa, infelizmente em países mais periféricos como é o caso do Brasil, o trabalho de um professor, de um educador é muito mais desafiador e muitas vezes requer até atos de bravura, porque são muitas questões a serem vencidas.

Material Pedagógico

Material Pedagógico

Talvez uma das primeiras coisas a serem mencionadas é que o professor no Brasil ganha muito pouco, uma pessoa que contribui diretamente na formação de tantas pessoas, desde médico, até veterinários, engenheiros, cozinheiros, todo mundo precisa ter sido ensinado antes por um professor, era muito justo que eles ganhassem muito mais do que o pequeno salário que recebem em nosso país.

Uma segunda questão que merece destaque é que em muitos lugares as salas de aulas são lotadas e os professores nem tem um ajudante para o serviço, os recursos que as escolas recebem do governo são poucos, em muitos lugares desse Brasil faltam materiais até mesmo para os professores quem dirá aos alunos e por isso os materiais pedagógicos já vem sendo improvisados de Norte a Sul do Brasil por esses heróis da educação. Com a pandemia as aulas foram suspensas no país todo, com isso você pensa que o trabalho do professor diminuiu? Não, o trabalho do professor aumentou e muito, muito mais do que se imagina.

Eles agora ainda tem os gastos de usar a energia de casa, consumir a água de casa, coisa que antes eles não tinham pois passavam longos períodos nas escolas, o professor agora se vê respondendo whatsapp e ligações até nos seus horários de descanso, a noite, finais de semana e como ensinar para tantas crianças que estão longe? Que quase não se consegue medir o aprendizado? Que em certos casos não tem nem internet ou aparelhos eletrônicos para ver as aulas?

Uma alternativa que certas escolas vêm encontrando é o professor criar as atividades e os alunos que não tem recursos e nem internet buscam as suas atividades impressas na escola, os professores por outro lado vêm cada vez mais improvisando recursos e maneiras de propor atividades, tentando usar os mais simples, inusitados e sem custos materiais pedagógicos, o que ainda pode ser um desafio acredite.

Em tempos de pandemia, muitas famílias estão passando por complicados momentos financeiros entre outras questões, como as de saúde, por isso é preciso muito mais criatividade e estratégia das pessoas para que seja possível realizar atividades, muitas vezes você propor uma atividade com algo que para muito gente é simples como uma fruta, pode não ser o mais indicado para muitos alunos que não tem nem uma fruta em casa nesse momento, esse é um relato que uma professora de pré escola deu em uma certa ocasião, de que é preciso pensar quais materiais pedagógicos alternativos se pode propor em uma família que não tem quase nada dentro de casa.

Muita gente não entende e muita gente sequer valoriza, se escuta muito falar que os professores estão “descansando” em casa, mas ninguém vê a madrugada que o professor passa tentando ensinar os alunos pela internet, as pessoas não vem o professor que antes de dormir as ultimas mensagens do dia que ele responde são as dos seus alunos e tantas vezes as primeiras mensagens do dia também.

Não se vê os professores que mesmo ganhando pouco estão comprando materiais pedagógicos para seus alunos que não tem nada, entre tantas outras coisas que poderiam ser citadas. Quanto aos materiais pedagógicos como já mencionado eles ultrapassam muito aquele padrão convencional de livros, canetas, lápis, borracha, eles vão além, eles podem ser o potinho de molho de tomate, eles podem ser uma caixa de leite que ia ser jogada fora, eles podem ser muitas coisas e por causa da criatividade e persistência dos professores, cada vez mais materiais vem sendo usados para o ensino alternativo dos alunos nesse momento de pandemia, ensino alternativo e sem custos adicionais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.