A vírgula é um dos mais importantes sinais de pontuação da nossa gramática. Sua função essencial é indicar uma pausa na oração ou separar as partes deslocadas de uma frase. Mesmo parecendo simples, e o é, existem algumas regras que devem ser conhecidas por todos para a escrita correta da língua portuguesa, pois é muito importante saber como usar a vírgula corretamente, pois este simples sinal, fora de seu lugar pode mudar completamente o sentido de uma frase. Na internet encontramos vários sites seguros, onde as regras são apresentadas de forma simples e que nos ajudam a sua compreensão.
Saber como usar a vírgula é tão importante que existem livros inteiros dedicados a este único assunto de como usar a vírgula corretamente. Pessoas que trabalham com comunicação, advogados, juristas, professores tem uma obrigação especial de saber empregar corretamente a vírgula. A maioria das duvidas acerca do seu uso é sobre quando usá-la, mas para eliminar boa parte das duvidas e poder escrever com mais segurança, aqui vão algumas dicas de quando não usar a vírgula:
– Não use a vírgula nunca entre sujeitos, verbos e complemento do verbo. Para esta regra não existem exceções, mesmo que quando for ler uma frase com essas características você perca o fôlego e veja aí uma vírgula, não se engane, não existem vírgulas nessas situações. Admitindo esta regra, boa parte das duvidas sobre como usar a vírgula ficam resolvidas. Não esqueca outra regra sobre quando não usar a vírgula que é: jamais a use antes de etc.
Fora essas duas situações que nunca admitem o uso de virgula sobram 7 regras de como usar a virgula corretamente que são: na enumeração de elementos, para separar o aposto explicativo, para separar o vocativo, para marcar a eliminação do verbo de uma frase, para separar orações quando não existe conjunções de ligação entre elas, para separar expressões explicativas, conjunções e expressões de conformação e por ultimo sempre usar a virgula antes das conjuções, mas, porém,embora, pois.
Essas são as regras que encontramos na gramática sobre como usar a vírgula com segurança. Nas escolas o aprendizado dessas regras é um conteúdo muito importante e que deve ser estimulado com muito trabalho duro por parte dos alunos, pois é um conhecimento que vai ser útil durante toda a vida do cidadão. Abaixo damos alguns exemplos de como o uso da virgula pode fazer diferença na construção de uma oração, podendo mudar completamente seu sentido.
- Não espere. Não, espere.
- Aceito obrigado. Aceito, obrigado.
- Esse, juiz, é corrupto. Esse juiz é corrupto.
- Vamos perder, nada foi resolvido. Vamos perder nada, foi resolvido.
- Não queremos saber. Não, queremos saber.
Como podemos perceber saber como usar a virgula é muito imprtante e pode determinar o sentido da escrita, porém para saber colocar as virgulas e pontos no lugar certo é preciso além de saber as regras gramaticais conhecer o sentido do texto que se está pontuando. Um bom meio de estar apto a usar vírgula é sempre ler muito, esse é mais um poder da leitura.