Transtorno Bipolar

Transtorno Bipolar

Hoje em dia se fala muito em transtorno bipolar, como se qualquer pequena variação de humor pudesse ser considerada como uma doença. Alterações em nosso estado emocional são comuns a qualquer ser humano, mas o transtorno bipolar também conhecido como distúrbio bipolar, vai muito além de meras instabilidades emocionais, trata-se de uma variação brusca que passa de extrema euforia, alegria e sensação de invencibilidade e hiperatividade a apatia, depressão, sensação de inferioridade, ausência de autoestima, cansaço, tristeza e extrema lentidão para conceber qualquer pensamento ou idéia.

Transtorno Bipolar

Transtorno Bipolar

Causas Prováveis

As causas especificas do transtorno bipolar ainda não podem ser determinadas uma vez que esta doença ainda apresenta novidades, mas o que se sabe até aqui é que existem ligações com áreas especificas do nosso cérebro, especialmente nos campos responsáveis pelas nossas emoções, como por exemplo, o lobo pré-frontal, responsável pelo reconhecimento de uma expressão fisionômica e também pela identificação da tonalidade da voz; também o hipocampo é de suma importância, pois ele é responsável pela nossa memória. Sendo assim percebemos que memória e emoções ficam em áreas bem próximas em nosso cérebro e esta ligação justifica a lembrança de fatos marcantes em nossas vidas, como por exemplo, casamentos, nascimento de filhos, ou mesmo traumas emocionais com a perda de entes queridos. A produção do componente denominado serotonina também está intimamente ligado aos transtornos bipolares e por conseqüência a nossa qualidade de vida.

Afetivo

Afetivo

Evidencias da Doença

Embora muitos de nós tenhamos, com certa freqüência, períodos de altos e baixos quanto ao nosso estado de humor, não se pode confundir isso com o transtorno bipolar. O que caracteriza uma pessoa com distúrbio bipolar é a sua inteligencia emocional com extrema sensação de euforia ou de tristeza em ocasiões e ambientes que não justificam tal comportamento, ou ainda a capacidade de rir de situações nas quais qualquer pessoas dita “normal” se comportaria com um minimo de pesar, ou seja, o paciente ri exacerbadamente de sua desgraça, seja ela qual for, e isto não pode ser considerado com um comportamento saudável, pois vai além de qualquer perspectiva de otimismo ou desejo de brincar para se sentir melhor, trata-se realmente de uma atitude visivelmente inadequada às situações.

Humor

Humor

Outra evidencia são os pensamentos muito acelerados e desordenados, de tal forma que não chega a completar uma linha do raciocínio e já passa a outro assunto com extrema pressa. A falta de necessidade de dormir também caracteriza esta doença, e quando em estado de depressão a pessoa dorme, mas não descansa, se sente incapacitada para relaxar. A sensação de invencibilidade e de ser uma pessoa especial também é notória, seguida de extremo desrespeito aos pensamentos e bem estar alheios, é como uma acentuada falta de limites, a pessoa entende que nada pode lhe deter de atingir seus objetivos, sejam eles quais forem e custe o que custar. Na grande maioria dos casos diagnosticados verifica-se a ocorrência de outros parentes que também apresentam esta disfunção, portanto devemos estar atentos a esta questão mesmo porque esta doença pode se manifestar já na infância.

Imagens

Imagens

Tratamento

Esta é uma doença cuja cura ainda não foi encontrada, mas há formas de controle das oscilações de humor. O principal medicamento a ser utilizado é o lítio, mas ele pode ser associado a antidepressivos, antipsicóticos, neurolépticos, estabilizantes de humor, etc., o acompanhamento de um Psicólogo e ou um Psiquiatra também é altamente recomendado para a eficácia do tratamento. Se devidamente tratadas e acompanhadas as pessoas poderão retomar suas atividades normais sem causar transtornos ou constrangimentos a si mesmos e ou aos seus familiares, amigos e demais pessoas de sua convivência.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.