Quais os Sintomas da Fadiga Adrenal? Como Identificar?

Quais os Sintomas da Fadiga Adrenal? Como Identificar?

Você sabe o que é fadiga adrenal? Continue lendo esse artigo, e saiba tudo sobre esse problema de saúde que tem afetado muitas pessoas atualmente.

É notório que, com o passar do tempo, a vida do ser humano se torna cada vez mais atarefada. Com isso, as 24 horas que o dia tem se tornam poucas para a quantidade de ocupações que precisamos desempenhar. E isso pode causar um descuido total com a nossa saúde.

Ao se alimentar mais, viver sob grande tensão, sedentarismo, falta de descanso para o corpo e para a mente, são alguns dos problemas que essa vida agitada causa. E os seus efeitos sobre a saúde são imensos. Um deles é a fadiga adrenal que conheceremos um pouco mais a seguir.

O Que é Fadiga Adrenal?

Glândula Adrenal

Glândula Adrenal

O termo é bastante usado na comunidade científica. Em nosso dia a dia, pouco se fala sobre a fadiga à glândula adrenal, mas o foco do problema é o mesmo. É quando o organismo não lida bem com o estresse externo, fazendo com que alguns dos nossos hormônios fiquem desregulados como, por exemplo, o cortisol, conhecido popularmente como o hormônio do estresse.

Embora haja algumas divergências quanto à regulamentação da fadiga adrenal como sendo uma patologia, há uma vertente científica de que ela deveria ser considerada uma doença. Pois ocorre quando as glândulas adernais não produzem uma quantidade adequada do hormônio cortisol, fazendo com que o organismo como um todo sinta esses efeitos.

Sintomas Mais Comuns da Fadiga Adrenal

Confira abaixo quais são os sintomas mais comuns da fadiga adrenal:

  • Forte cansaço e dor no corpo
  • Diminuição do peso sem nenhum motivo aparente
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Desejo de se alimentar de coisas muito doces ou muito salgadas
  • Vertigens e tonturas frequentes;
  • Infecções virais recorrentes, como gripe ou resfriados.
  • Insônia (em alguns casos, devido à desregulação hormonal do cortisol, alguns pacientes se sentem com uma sensação de energia aumentada ao fim do dia, provocando assim, a insônia).

Diagnóstico da Fadiga Adrenal

Não há um exame específico que tenha por objetivo diagnosticar a fadiga adrenal. Nesse caso, o médico deverá realizar uma anamnese para analisar os sintomas do paciente, e o seu histórico clínico. Alguns exames laboratoriais podem ser solicitados para que seja descartada a possibilidade de outras patologias.

Tratamento da Fadiga Adrenal

O tratamento para esse problema não é difícil de ser adotado, pois ele consiste em uma mudança significativa dos hábitos diários do paciente focando, principalmente, em manter uma alimentação mais saudável, e prática regular de exercícios físicos.

Fizemos uma pequena lista que pode lhe ajudar a trilhar uma rotina mais saudável e estável, fazendo com que haja melhora na sua fadiga adrenal. Então, vejamos a seguir.

  1. Procure Dormir Cerca de 8 horas por Noite

Dormir 8h Por Noite

Dormir 8h Por Noite

Sabemos que, com a correria do dia a dia, quase sempre o nosso sono fica prejudicado. Mas é importante investir no cansaço tanto do corpo como da mente.

  1. Tenha uma Alimentação Balanceada

Fruta Pera

Fruta Pera

A base da nossa saúde está diretamente relacionada ao tipo de alimento que ingerimos. Portanto, se você tem hábitos alimentares ruins, terá efeitos negativos em sua saúde também.

Em contrapartida, se tiver bons hábitos alimentares, a sua saúde será muito mais promissora.

Para se alimentar bem, você não precisa viver em constante restrição. No entanto, é importante evitar alguns tipos de alimentos como, por exemplo:

  • Embutidos
  • Alimentos com corantes artificiais
  • Gorduras hidrogenadas

A inclusão de frutas e verduras nas refeições já ajuda o paciente a ter adição de vitaminas essenciais, fibras, oleaginosas, carboidratos naturais e proteínas também podem compor as refeições.

Caso queira, você poderá investir em uma consulta com um nutricionista para que, assim, o profissional faça uma reeducação alimentar baseada em suas preferências. Pois o ideal é que os cardápios sejam prazerosos para cada refeição.

  1. Realize Atividades Físicas

Esportes

Esportes

Fazer atividades físicas regularmente, é outra forma de prevenção não apenas da fadiga adrenal, como também de outras inúmeras doenças, como hipertensão diabetes, AVC, entre outras.

Comece por uma atividade física leve, que não exija muito esforço de sua parte como, por exemplo, uma caminhada ao ar livre ou hidroginástica.

Caso prefira, você pode realizar atividades em grupo, como treinamento funcional, zumba, crossfit, dança de salão, o que importa é que ela se mantenha regular, nem que seja pelo menos três vezes na semana.

Além de ajudar você nos sintomas da fadiga adrenal, você estará fazendo um bem geral para a sua saúde, e contará com uma maior energia para as tarefas diárias. Além disso, você também pode conhecer muita gente legal nesses ambientes.

  1. Tenha Momentos de Lazer

Surf na Praia

Surf na Praia

Talvez esse seja o ponto de maior dificuldade que a pessoa tenha que cumprir: deixar um tempo do seu dia reservado, para realizar alguma atividade que realmente lhe desperte prazer. Você sabia que fazer atividades que você goste estimula outros hormônios?

Escolha uma atividade que você goste de fazer, e dedique um momento do seu dia, ou da sua semana para realiza-la. E, se não achar nada que goste de fazer, essa seria uma ótima hora para você começar um novo curso, não é mesmo? Não se preocupe, deixaremos algumas opções para você se guiar a seguir:

  • Yoga
  • Pintura
  • Artesanato
  • Aulas de música e instrumentos
  • Curso de idiomas
  • Esculturas
  • Reciclagem
  • Animação e desenho

A Naturopatia e a Fadiga Adrenal

Os naturopatas defendem o tratamento, e busca da cura com elementos da natureza. O nome pode parecer nem atual mas, na verdade, o uso de plantas medicinais é muito antigo.

A ideia é usar suplementos naturais. Pois, eles agem mais rapidamente no foco do problema do que chás e infusões. A seguir, elencamos algumas das plantas mais usadas no tratamento da fadiga adrenal:

  • Alcaçuz
  • Ashwagandha
  • Panax ginseng
  • Rhodiola rósea

Porém, para você usar alguma dessas plantas para o tratamento da fadiga adrenal, você irá precisar entrar em contato com um naturopata.

Pois ele poderá fornecer mais informações sobre plantas que possam ser contraindicadas, devido a alguma doença preexistente.

É importante cuidar da sua saúde em todos os aspectos, e não deixar que a fadiga adrenal se torne um problema persistente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.