Aeroporto Santos Dumont

Aeroporto Santos Dumont

O aeroporto Santos Dumont do Rio de Janeiro foi um marco na aviação brasileira. Inaugurado em 1936 naquela época era o mais moderno e importante aeroporto internacional do Brasil. Hoje só atende vôos regionais, mas não perdeu seu lugar na história. O Aeroporto Santos Dumont está localizado a 1 quilometro do centro da cidade do Rio de Janeiro, na Praça Senador Salgado Filho, sua construção adentrou o mar e ele fica entre dois dos mais importantes monumentos do Rio de Janeiro, a Ponte Rio Niterói e o Pão de Açúcar.

Aeroporto Santos Dumont

Aeroporto Santos Dumont

Um Aeroporto Sobre o Mar

Na década de 30 o Rio de Janeiro, então capital do Brasil, necessitava de um aeroporto moderno que atendesse a sua demanda. A area escolhida foi o Aterro do Calabouço, sua localização próxima ao centro e onde já atracavam os hidroaviões que faziam as rotas internacionais e nacionais era a ideal, o único ponto considerado desfavorável pelos técnicos era a localização do Pão de Açúcar na reta das pistas, obrigando as aeronaves a fazerem um desvio. O projeto foi arrojado e mereceu elogiou da comunidade internacional, e as obras iniciaram no ano de 1934, foram 2.700.000m³ de pedra e areia depositados no mar, fazendo o aterro onde foi construidio o Aeroporto. O primeiro vôo foi feito pela Vasp em 1936, quando dois junkers decolaram do Rio de Janeiro e de São Paulo simultaneamente, e pousaram 2 horas depois cada um em seu destino.

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Em outubro do mesmo ano foram inaugurados os voos regulares, e o Aeroporto Santos Dumont foi ampliado, se desenvolveu e se modernizou nos anos que se seguiram. Como capital o Rio era também o centro da economia brasileira e da política, e o turismo nacional e internacional era intenso, chegando ao seu auge na década de 50.Na década seguinte a capítal foi transferida para Brasília e São Paulo então passou a ser a cidade mais importante devido a sua industrialização. A entrada dos jatos de grande porte também diminuiram a capacidade do SDU operar, no entanto o trafego com taxis aéreos e aviões executivos e com os aviões da FAB, deixaram o aeroporto mais ágil e com maior movimento, um retrato do que é hoje o Aeroporto Santos Dunmont.

Imagens

Imagens

Aeroporto Galeão / Tom Jobim

Em agosto de 2004 todos os vôos, exceto a ponte aérea Rio/São Paulo e os vôos regionais foram transferidos do aeroporto SDU para o Galeão, pois enquanto o Santos Dumond atendia anualmente uma demanda de cerca de 3 milhões de passageiros a mais do que sua capacidade o Galeão, que é o maior aeroporto internacional do Rio de Janeiro, ficava com uma demanda deficitária de cerca de 10 milhões de passageiros por ano. Atualmente existe uma polêmica sobre a volta ou não da operação dos vôos nacionais no aeroporto.

Aviões

Aviões

Afinal, foram liberados pelo Governo Federal os vôos para qualquer destino dentro do país, desde que respeitadas as limitações técnicas, no entanto existe uma discussão em função de questões de impactos ambientais e também porque iria causar o esvaziamento do Galeão. Independente do final dessa discussão o Aeroporto Santos Dumont recebe anualmente mais de 3 milhões de pessoas que embarcam ou desembarcam em suas pistas e tem a oportunidade única de ver o pão de açucar por vários angulos e a beleza exuberante das paisagens que cercam este lugar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.