Esta é uma síndrome de origem genética, ocorre na hora da concepção e se localiza no cromossoma 15. A Síndrome de Prader-Willi tem uma variedade de sintomas que se alteram tanto em intensidade como em presença de uma pessoa para outra, por isso forma um quadro bastante complexo. A doença pode afetar indistintamente os meninos ou meninas. Como acontece com a maioria das doenças, esta síndrome quando diagnosticada precocemente podem ser tomadas providencias e cuidados que certamente interferem de maneira muito positiva na Qualidade de Vida dos portadores da Síndrome de Prader-Willi. Porém mesmo que o diagnóstico seja um pouco retardado, seja por falta de sinais da doença ou por outro problema qualquer, ainda podem ser tomados muitos cuidados que vão fazer diferença na vida dos portadores desta doença, principalmente no que se refere aos casos de Obesidade de que são vitimas estas pessoas e que precisam de cuidados especiais nesse sentido.
É uma doença muito rara e parece desconhecida para a maioria das pessoas inclusive da Área Saúde, pois sua incidência é de 1 para cada 15.000 no mundo todo sendo bastante provável que existem portadores que não tenham o diagnóstico. Apesar da síndrome somente ter sido descrita em 1956, ela sempre existiu, pois os sintomas estiveram presentes através do tempo. Os bebes com a doença, sugam o leite com dificuldade, tem choro fraco, não são ativos, dormem muito passando assim a maior parte do dia, é raro que se consiga amamentá-los.
Sintomas
Estes mudam muito de um individuo a outro, se alteram de acordo com o ambiente da pessoa, aos estímulos, educação, atendimento terapêutico, a tudo que faz parte do meio em que vive o portador de síndrome. São eles: hiperfagia que é a sensação de fome constante, sendo que esta se manifesta entre 2 e 5 anos e assim pode fazer com que a pessoa se torne obesa ainda quando criança. Hipotonia, com isto desde pequenos tem desenvolvimento lento custando a sentar, gatinhar, caminhar, depois tem falta de tônus muscular, dificuldade com equilíbrio, alguns movimentos especiais, uso de vários instrumentos, escrita. Apresenta lentidão para tudo. Tem dificuldade para fala e aprendizado. Desenvolvimento sexual atrasado em relação aos outros jovens, imaturidade e instabilidade emocional.
Obesidade
Este é um dos muitos problemas dos portadores da Síndrome de Prader-Willi e de difícil controle, Não Esqueça que a compulsão por comida é uma característica da doença e até que se tenha o diagnóstico é difícil lidar com a situação, pois a falta de atividades físicas é mais um agravante ficando bastante complicado manter o Peso Ideal em tal situação, pois pessoas com esta síndrome engordam facilmente bem diferentes dos Diabéticos que também sentem muita fome, mas se mantém magros.
Tratamento
Baseia-se em conseguir amenizar os problemas oferecendo a criança oportunidades de interagir com outras pessoas diferentes, com atendimento educacional e terapêutico adequado, assistindo e estimulando o portador da síndrome a se desenvolver aceitando suas limitações e diferenças.