Endometriose

Endometriose é uma doença do trato ginecológico que acontece com mulheres fortes em sua fase reprodutiva e tem merecido a atenção dos médicos e cientistas do Brasil e do mundo na tentativa de definir as causas da endometriose e assim poder encontrar a cura da doença e quem sabe evitar a sua proliferação.

Endometriose

Endometriose

Entendendo a endometriose

Não esquecendo que a endometriose acontece quando, durante o ciclo menstrual o endométrio é expulso do útero com a menstruação e se fixa em outros órgãos do corpo humano feminino. Para entender melhor precisamos entender o período fértil da mulher e saber que o endométrio é uma camada que se forma revestindo o útero para acolher e nutrir o óvulo fecundado até a formação da placenta e é expulsa com a menstruação quando não ocorre a fecundação do óvulo. O endométrio se refaz mensalmente com cada novo ciclo da menstruação, até a metade desse ciclo ele cresce sendo estimulado pelo estrogênio, na fase seguinte ele se torna espesso para então alimentar o embrião, estimulado pela progesterona, o sangue da menstruação da mulher significa que o óvulo não foi fecundado e o organismo está expulsando o endométrio. A endometriose acontece quando por algum motivo, geralmente refluxo, partes do endométrio voltam e se fixam a parede de algum outro órgão, pois mesmo estando fora do útero eles recebem os estímulos dos hormônios citados e crescem, causando dor, sangramento e outros problemas.

Sintomas da endometriose

A endometriose é uma doença que atinge 25% de mulheres lindas com idade maior que 35 anos, e em mais de 75% dos casos, o tecido do endométrio se instala junto aos ovários. O principal sintoma da doença é uma dor intensa durante o período menstrual, a chamada cólica menstrual que tem a dor aumentada progressivamente. Algumas mulheres bonitas também podem sentir dor durante as relações sexuais; quando os endométrios se fixam na bexiga a paciente pode sentir dificuldades de urinar; se parte do tecido se fixar no intestino a mulher pode ter cólicas intestinais fortes; e quando o endométrio adere as trompas e outros órgãos pode haver a obstrução destes ocasionando a infertilidade feminina.

Forum

Fórum

Diagnóstico e tratamento

Atualmente a endometriose não tem cura ainda conhecida, mas tem tratamento, e seu diagnóstico é feito a partir de um exame clinico, exames laboratoriais e também com o auxilio de ultra-sonografias e outros exames com tecnologia mais avançada quando se fizer necessário. O tratamento da doença proporciona uma qualidade de vida melhor para as mulheres que sofrem dessa doença. Os principais objetivos do tratamento são reduzir ou aliviar a dor, reduzir a dimensão dos implantes, limitar e até reverter a progressão da patologia, restaurar ou preservar a fertilidade feminina e também adiar ou evitar a recorrência da doença, quando diagnosticada precocemente. O tratamento da doença se dá basicamente com o uso de contraceptivos e alguns casos mais graves com cirurgia, que no entanto só devem ser feitas em centros especializados na doença.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.