Não à Homofobia

Não à homofobia é uma campanha que foi lançada em caráter nacional pelo grupo Arco-Íris do Rio de Janeiro, e que pretende coletar 1 milhão de assinaturas em apoio ao projeto de lei nº 122/2006, que tramita no legislativo brasileiro e segundo o qual passa a ser crime qualquer forma de discriminação LGBT – lésbicas, gays, travestis e transexuais, no Brasil. O movimento teve início na Parada Gay carioca de 2008, que teve um público de mais de 1 milhão de pessoas. A campanha tem um site seguro na internet que coleta a assinatura das pessoas e tem alcançado uma boa média diária de adesões, mas para chegar ao objetivo seriam necessários, segundo os próprios organizadores cerca de 7 mil assinaturas diárias, até a 14º da Parada Gay do Rio de Janeiro que deve acontecer novamente no mês de outubro, edição 2009.

Não à Homofobia

Não à Homofobia

O termo homofobia é utilizado para designar o sentimento de aversão, repulsa, ódio ou discriminação que alguem possa nutrir contra pessoas homossexuais, LGBT e também contra a homoxessualidade em sí. A homofobia inclui também formas silenciosas e sutis de discriminação e preconceito contra pessoas homoxessuais, assim como preconceitos raciais. No Brasil, assim como no mundo há muitas notícias a respeito de casos graves de discriminação e de violencia contra homossexuais, e esta campanha vem recebendo a adesão de importantes órgãos públicos, de celebridades e deve ganhar em breve uma propaganda a ser apresentada em alguns programas de TV. O numero de pessoas que se assumem como LGBT tem aumentado muito no mundo, e é cada dia mais normal em nossa sociedade casais com essa opção.

Racismo

Racismo

Na maioria são pessoas que levam uma vida normal e discreta a tal ponto que a opção sexual passa desapercebida. Eles lutam por um direito constitucional, sengundo o qual todos são iguais perante a lei. O homossexualismo é uma realidade, e é interessante notar que alguns setores se especializaram em atender esse público, como por exemplo o segmento de turismo, que tem um segmento especializado e preparado para atender essa clientela sem preconceitos, reconhecendo a opção sexual dos clientes como natural. Essa é uma tendência mundial que deve se alastrar para todos os setores e segmentos da sociedade, e assim, a campanha “Não hemofobia” está dentro desse contexto mundial, em que ainda existem muitos preconceitos de forma clara e outros inrustidos, mas que aos poucos vão sendo vencidos.

Preconceito

Preconceito

Lendo notícias sobre o assunto na internet, encontramos alguns contrastes entre a aceitação dessa realidade e o absurdo do preconceito. No Iraque homoxessuais são torturados e sumariamente mortos por populares enquanto que no Brasil estará acontecendo em setembro o concurso Mister Gay Brasil 2009, com candidatos entre 18 e 40 anos que devem passar por critérios de seleção bastante rígidos para chegar ao título nacional e então concorrer na Noruega ao Mister Gay World. A campanha “Não hemofobia” além de tentar obter as assinaturas em apoio ao projeto também traz com essa manifestação a mensagem de vida essencial de que a igualdade entre as pessoas vai muito além da opção sexual de cada um.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.