Síndrome de Cushing

Quando no sangue são encontrados elevados níveis de cortisol é porque aconteceu uma desordem no sistema endócrino que é a chamada Sindrome de Cushing. No cérebro a glandula pituitária libera ACTH e em resposta a esta liberação a glândula adrenal libera o cortisol sendo que altos niveis de cortisol são muito presentes em pessoas com Dependencia de Drogas, logo podemos imaginar acertadamente que o uso destas também estimula a liberação de cortisol.

Tratamento

Tratamento

Na verdade a doença e a sindrome de Cushing são muito semelhantes, uma vez que as manifestações de uma e outra são as mesmas. As duas tem como causa os elevados niveis de cortisol presente no sangue, apenas o que causa essa elevação do cortisol é que é diferente da doença para a sindrome. Na doença de Cushing o cortisol é lançado no sangue devido a um  tumor na glandula pituitária que devido a isso passa a lançar quantidades muito grandes de ACTH e provoca o liberação de cortisolna adrenal. A sindrome de Cushing não acomete somente nos humanos, ela também acomete cães domésticos.

Sintomas

Sintomas

Sintomas

Uma série de sinais começam a se seguir um ao outro fazendo com que você Fique Alerta e procure logo um médico, se já tem algum conhecimento sobre esta sindrome de Cushing. Entre os sintomas principais temos: peso aumentado e este tem caracteristicas diferentes de uma Obesidade comum pois se deposita de maneira especial no pescoço e tronco acima da clavícula e atrás do pescoço. O rosto também é outra parte onde a gordura se faz notar pois este fica redondo com as maçãs do rosto cheias e avermelhadas no que se conhece como face de lua-cheia. Em contrapartida braços e pernas afinam e a musculatura diminui causando uma fraqueza muscular com dor manifestada especialmente ao subir escadas ou simplesmente caminhar. As Atividades Fisicas se tornam muito cansativas e como se não bastassem estes transtornos ainda começam a surgir hematomas na pele como se fossem batidas pois a pele fica fina e muito fragil. Fraqueza, cansaço, Insonia, nervosismo, problemas mentais são mais alguns dos sintomas da sindrome de Cushing. Como consequencia ainda pode se desenvolver Diabete, dor de cabeça, Hipertensão arterial, visão nublada, aparecimento de pêlos pelo corpo, mudança da voz , queda de cabelos.

Síndrome de Cushing

Síndrome de Cushing

Tratamento

No caso da doença de Cushing o tratamento convencional é a radooterapia feita com o cobalto-60 e as doses variam entre 4.000 e 5.000 rads ao mês que podem ser doses isoladas ou então associadas a hipofisectomia sendo que os resultados com este tipo de tratamento apresentam curas de 20% dos pacientes. Como vemos não existem Receitas Mágicas nem mesmo Milagres capazes de proporcionar uma cura fantástica para esse que é um grave problema de saúde. Quanto ao tratamento para a sindrome de Cushing este vai depender das causas e a cardiopatia e pressão arterial devem ser tratadas de maneira classica até que se consiga controlar as causas que provocaram a sindrome.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.