O que é a Síndrome de Gilbert?
A Síndrome de Gilbert caracteriza-se por ser uma doença provocada pela ausência de hemólise ou hepatopatia subjacente. É um distúrbio hereditário que pode vir de vários fatores afetando o fígado e pode provocar a icterícia.
Quais são os sintomas?
As pessoas que possuem essa doença podem se queixar de cansaço, dores abdominal e náuseas, não são encontradas causas para a manifestação da doença, o mais comum é a hereditariedade. Geralmente eles aparecem após um esforço físico, estresse , quando a pessoa esta em jejum e quando tem infecções. Na maioria das vezes esse tipo de doença é difícil de ser detectada e ela vai embora sem ao menos ter sido diagnosticada. Ela é uma doença muito comum e dois por cento da população é afetada.
Como detectar a doença?
Geralmente quando a pessoa infectada apresenta os sintomas é comum o médico pedir um exame laboratorial de bilirubina indireta serica que vai mostrar as alterações que serão correspondente a doença de síndrome de gilbert.
Qual o tratamento para essa doença?
Normalmente não é necessário ser tratada, mas existe um medicamento chamado fenobarbital que pode reduzir a doença e amenizar a icterícia. Essa doença não traz complicações.
O que fazer para se prevenir?
Por ser uma doença Hereditária, não existe prevenção cientificamente comprovada, mas com o avanço da medicina creio que em breve poderá existir cura para milhares de doenças que afetam a maioria da população. Mesmo que essas doenças não tragam maiores complicações elas precisam ser erradicadas, dando maior qualidade de vida á população. Esse tipo de doença também abrange a área da saúde e quando afeta crianças os pediatras se encarregam de fazer o tratamento se necessário for.
O que é a icterícia causada pela síndrome gilbert?
A icterícia é o típico amarelão causado em recém nascidos, que se refere á cor branca dos olhos que ficam amarela e a cor da pele também. A icterícia não deve ser confundida com hepatite, apesar de ter alguns dos sintomas como o amarelão da pele e do branco dos olhos, ela não é hepatite. Podemos dizer que é uma doença que pode afetar qualquer pessoa e não é considerada uma doença que afeta as mulheres unicamente.
Existe algum tipo de vacina para essa doença?
Geralmente as vacinas são disponibilizadas para doenças que podem causar uma epidemia com graves conseqüências, e não é o caso da síndrome gilbert. Com os agentes de saúde que visitam os bairros é possível fazer um levantamento das pessoas que possam estar infectadas com a doença, e a partir desse diagnóstico chegar a uma conclusão.
Resumindo
Para maiores informções a Síndrome de Gilbert não é uma doença perigosa e nem tão pouco contagiosa, e pode ser tratada naturalmente, na maioria dos casos nem a presença de medicamentos é necessária.