Herpes Oftálmico

O que é?

Podemos dizer que depois da gripe a doença viral contagiosa mais comum do mundo é o herpes, que infecta milhares de pessoas por ano. A palavra herpes esta designada para um grupo especial de DNA, um vírus da família herpesviridae. Estes vírus, depois da primeira infecção, produzem anticorpos deixando o organismo mais resistente, a não ser em casos de imunodepressão. Podemos dizer que esse vírus é de fácil contagio e pegamos na maioria das vezes na infância.

É fácil pegar?

Sim é muito fácil contrair esse vírus, vai depender da imunidade de cada pessoa que pode ir da forma mais simples até a ter complicações mais graves. Não existe um tratamento eficaz para combater no organismo de uma pessoa, o que pode acontecer é o vírus ficar no corpo de uma pessoa em fase estacionária, ou aparecer frequentemente. O HSV pode sobreviver por duas horas na pele, por quatro horas em superfícies plásticas e por até três horas em tecidos. O vírus também se transmite por gotículas que saem do sistema respiratório, pela saliva e pelo sistema circulatório.

Sintomas

Os sintomas depois da contaminação podem acontecer entre dois e até vinte dias depois da contaminação, por outro lado pode-se ter a primeira infecção sem aparecer nenhum sintoma, sendo que a primeira lesão só aparecer anos depois. A duração da doença é em torno de sete dias. Primeiro aparece uma vermelhidão e um inchaço na pele, depois aparecem as bolhas pequenas em grande quantidade que depois se rompem e de dentro delas sai um liquido branco e ficam com aspecto de feridas abertas. Os sintomas gerais podem aparecer em qualquer quadro herpético que varia tais como febre, cansaço, fraqueza muscular, enxaqueca e dor nas juntas.

Vírus

Vírus

Complicações do Herpes

O nervo tirgêmio é responsável pela face lateral, testa e do ouvido e quando o herpes é em qualquer parte da cabeça pode-se observar dor em todo trajeto desse e de outros nervos. O herpes oftálmico pode ocasionar destruição da retina e do nervo óptico e leva o paciente a cegueira total ou parcial. Caso o nervo auditivo seja afetado pode levar a surdez. É necessário ficar atento a qualquer sintoma das complicações neurológicas tais como: vertigens, febre persistente, enxaqueca e confusão mental.

Fatores predispostos a pegar Herpes

Devemos salientar que um dos fatores mais importantes para se pegar herpes, principalmente nos países tropicais e litorâneos é o SOL. Os raios ultra violeta UVB e UVA produzidos pela energia solar diminuem a ação de defesa da pele, sendo assim com a imunidade celular fragilizada, as lesões herpeticas podem se ativar. Por isso que é indispensável o uso de filtro solar e chapéu, e evitar a exposição a esses raios solares.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.