Sangramentos prolongados são a característica marcante da hemofilia, distúrbio genético que acontece porque há a diminuição ou então a falta completa de um fator de coagulação que é necessário para que se forme o coágulo do sangue. Em cada 8.000 homens, um deles sofre de hemofilia. Os fatores VIII e IX são os que faltam nos dois tipos de hemofilia mais comuns. Quando surge um caso de Hemofilia B é porque existe carência do fator IX sendo que em torno de 15% das pessoas hemofílicas são casos de Hemofilia B.
Quem é portador deste tipo de hemofilia tem de fazer um procedimento chamado de terapia de reposição de fatores para assim poder aumentar no sangue os níveis do fator IX. Isso é realizado através de aplicações intravenosas deste fator IX e o processo é conhecido como infusão. A Hemofilia A que é a deficiência do fator VII é muito mais comum do que o tipo B.
Sintomas
É preciso que se Fique Alerta para os sintomas de doenças que não fazem parte de nosso dia a dia, pois não são assim tão comuns e no caso da Hemofilia B temos como sintomas: o sangramento pelo nariz, contusões, sangramentos espontâneos que parecem sem nenhum motivo, hemorragia do trato urinário e gastrointestinal, aparecimento de sangue no interior das articulações acompanhado de inchaço e dor, sangramento que se prolonga após cirurgia, extração de dentes ou ferimentos com objetos cortantes. Se o portador de Hemofilia B for o primeiro de uma família a apresentar o problema com sangramento certamente vai ser submetido a muitos exames até que seja identificado o defeito e qual o fator em falta, depois disto, outros membros da mesma família já não precisarão se submeter a todos os exames uma vez que é uma doença hereditária.
Tratamento e prevenção
Não existem Receitas Mágicas que possam resolver este problema de saúde e o tratamento se dá a base de infusões feitas com concentrado do fator IX de maneira a repor aquele fator em que há deficiência. A quantidade de concentrado de cada procedimento depende da gravidade de cada caso e também da constituição física do paciente. As pessoas que tem Hemofilia B devem se submeter à Vacinação contra Hepatite B, pois pela freqüente exposição aos componentes do sangue são mais suscetíveis a contraírem uma hepatite. Portadores de Hemofilia B e seus familiares normalmente recebem orientação para eu possam em casos de emergência fazer infusão do fator IX em casa. Como a doença, dependendo da gravidade pode causar estresse, existem grupos de apoio para que possa seus membros compartilhar experiências. O tratamento é eficaz e assim os hemofílicos podem ter vida de relativa normalidade. Raros são os casos em que o doente desenvolve inibidor para o fator IX o que pode ser fatal no caso de perda de sangue.