Temporais Fazem Vítimas no Sul do Brasil

Mortos, desaparecidos e centenas de desabrigados

As chuvas no sul do País deixam um rastro de destruição e morte. Desastres naturais como alagamentos, queda de granizo e vendavais são os causadores dos prejuízos contabilizados principalmente no norte do Estado do Rio Grande do Sul desde o sábado. As chuvas intensas não deram trégua durante todo o final de semana. Na região serrana as cidades foram atingidas por chuvas de granizo que destruiu telhados e plantações. Barragens e rios transbordaram causando mortes e desaparecimentos de pessoas arrastadas pela correnteza das águas. A capital do Estado teve sérios problemas com os alagamentos, a queda de árvores e a falta de energia elétrica.

Temporais no Sul

Temporais no Sul

Defesa Civil mobiliza recursos para atender aos desabrigados

Oito municípios estão em situação de alerta e estão sendo enviadas lonas e telhas para cobrirem as casas. Prefeitos da região decretam situação de emergência e colocam equipes nas ruas para assistirem aos moradores. Um plano de ações foi montado às pressas em algumas cidades e foram mobilizadas as empresas que vendem lonas e materiais de construção. O Exército também foi mobilizado para ajudarem os moradores na reconstrução de suas casas. Festas nos municípios que estavam marcadas para o domingo dia 27, transformaram-se em mutirões de solidariedade.

Imagens

Imagens

Tornado acompanhado de chuva torrencial

Um vendaval seguido de chuva torrencial provocou destruição num pequeno município próximo de Erechim. Especialistas em meteorologia informaram que o fenômeno que atingiu Tupanci do Sul foi classificado como tornado, fenômeno que durou menos de 10 minutos, mas destruiu residências e mais de 200 árvores. Os redemoinhos como disseram os moradores, veio acompanhado de chuva muito intensa. As consequências do desastre e os prejuízos dos desastres ambientais estão sendo avaliados, mas não houve registros de feridos graves. A MetSul Meteorologia alerta que a região metropolitana localizada na bacia do Rio dos Sinos corre risco de uma cheia histórica devido ao grande volume de água das cabeceiras dos rios que formam esta bacia. Também a Defesa Civil está alerta pela possibilidade das águas dos afluentes do Rio Guaíba, devido ao grande volume nas cabeceiras de seus afluentes, elevarem o risco de alagamentos e de desabrigados.

Mudanças Climáticas

Mudanças Climáticas

Mortos e desaparecidos

Um motorista de uma caminhonete morreu e dois tripulantes de um caminhão estão desaparecidos. Todos foram arrastados pelas águas pela força das águas em função do temporal. A fúria do tempo é assustadora causada pela impotência humana. Uma massa de ar quente e úmida associada a baixa pressão trouxe chuva torrencial acompanhada de granizo e um tornado, fenômeno que está se tornando comum na região sul do país. Todas as conseqüências do uso indevido dos rios, a inexistência das matas ciliares e o aumento da população em áreas de riscos bem como o acúmulo de lixo nas margens e poluição das águas são fatores de risco ainda maior para as populações ribeirinhas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.