Refugiados No Brasil

Refugiado segundo a Convenção das Nações Unidas seria toda pessoa que sai do seu país de origem devido razões de perseguição sejam pela religião, raça, grupo social ou nacionalidade, e com medo dessas perseguições não retornam aos seus lugares de origem.

Segundo alguns dados do Ministério da Justiça, existem mais de 4000 mil refugiados no Brasil, sendo que mais de outros mil documentos de refugiados são analisados todos os anos e maioria deles é do Sul da África ou América Central.

Existe o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) responsável pela política e análise dos pedidos de proteção e refúgio, sendo também vinculado ao Ministério da Justiça. Junto com o trabalho desses órgãos existem várias ONGs envolvidas que ajudam e dão recursos para os refugiados aqui no Brasil.

Sendo um dos países que possui uma das melhores legislações relacionadas aos refugiados, os refugiados que vem para o Brasil reclamam das dificuldades para eles tem de se inserir na sociedade, principalmente de forma profissional. Sem contar que a maioria da assistência que esses refugiados recebem não os permite pagar nem um aluguel e se manter para alimentação.

Refugiados No Brasil

Refugiados No Brasil

Projetos De Refugiados No Brasil

O Programa de Apoio para a Recolocação dos Refugiados (PARR) teve início em 2011, e é um dos projetos que auxilia sobre o diálogo em Oficinas sobre emprego e trabalho, é promovido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e pelo Ministério do Trabalho.

Existem ainda outras empresas que prestam consultoria para o serviço de imigração, eles ajudam no suporte, adaptação e acomodação de expatriados. O grupo chamado EMDOC estabeleceu parceria com algumas ONGs que também são parceiras da ACNUR para ajudar na mobilização e cadastrar interessados a participar do projeto. O grupo também conta com a participação de empresas privadas para ampliar ainda mais a sua colaboração.

A estratégia dos idealizadores desse projeto foi também de contar com a participação de empresas que estejam interessadas no currículo desses refugiados, isso ajudaria os dois lados, tanto o das empresas, quanto dos refugiados.

Projetos De Refugiados No Brasil

Projetos De Refugiados No Brasil

Objetivos

Os projetos criados para ajudar os refugiados que vem para o Brasil tem os seguintes objetivos:

  • Apoiar a solicitação dos refugiados que procuram amparo, bem como elaborar uma divulgação das suas experiências e currículos para que essa pessoa consiga se disponibilizar no mercado de trabalho e consiga construir a sua vida em outro país.
  • Conscientizar empresas privadas que contratar um refugiado pode sim ser vantajoso.
  • E buscar mais parcerias e apoios de empresas privadas, e sempre manter organizações não governamentais em prol daqueles que procuram refúgio
http://www.youtube.com/watch?v=vz-V-nNDS6A

Recursos

Embora a Acnur tenha consciência de que os recursos que são liberados para essas pessoas não seja o suficiente, ela abre as portas para doações, o que ainda é relativamente pouco perto da quantidade que outros países recebem de refugiados. O que nesse aspecto o Brasil ainda não tem uma política tão eficaz, ela funciona, mas ainda precisa de melhorias.

A maioria dos estados não são preparados para receber ou orientar refugiados. Mas existem algumas empresas privadas como a Wizard, por exemplo, que possui acordo com algumas ONGs e ensina português para refugiados no estado de São Paulo.

Missão

A missão do projeto em suma, presta serviço e ajudam os refugiados no Brasil, estes que não procuram apenas um lugar para se esconder ou fugir, mas sim para viver, e é essa a ajuda que o projeto dá principalmente encaminhar esses refugiados para o mercado de trabalho. Além de trabalhar também as empresas privadas que participam do projeto se comprometem a ajudar com alguns benefícios.

Aumentar o número de vagas para esse tipo de trabalhador é uma das maiores lutas a PARR enfrenta, abrir esse tipo de oportunidade não é fácil e buscar ao mesmo tempo justiça social passa a se tornar uma tarefa difícil para as próprias empresas, isso acaba sendo um pouco de tempo perdido, através de treinamento dessas pessoas, esses benefícios. Mas algumas empresas já estão vendo resultados satisfatórios e aderindo a causa.

Valores

Parte dos valores dedicados a essas pessoas é por parte das ONGs e dos projetos envolvidos, eles se juntam para se comprometer e se dedicar em favor da causa. Transparência para com os dados do trabalho e respeito total para com os refugiados e maiores envolvidos no processo.

A ética está sempre acima de tudo, assim como a integridade dos voluntários que participam. A mão de obra envolvida é muito valorizada, assim como todo o profissionalismo também envolvido. Ninguém cresce mais do que ninguém embora haja muita diversidade.

O respeito distribuído de forma igual é um dos maiores valores ligados ao projeto, independente do seu gênero, raça, classe social, nacionalidade ou etnia, dentro do projeto você é tratado como ser humano. Seu estado civil, socioeconômico, ou orientação sexual não fazem diferença alguma na hora de ser ajudado.

Conheça Um Pouco Sobre a ONU

A Organização das Nações Unidas, apesar de ser uma organização internacional formada com a união de 6 países, ela é formada com o intuito de trabalhar em prol da paz e do desenvolvimento das pessoas em volta do mundo.

Os responsáveis pela criação da ONU possuem alguns propósitos e ideais que o governo desses países quer construir para as Nações Unidas. Preservar as gerações futuras, para que eles não vivenciem mais guerras, reerguer a fé na humanidade e principalmente nos direitos do homem.

Igualdade acima de tudo para os direitos dos homens, e isso tanto em grandes nações como em pequenas, condições de justiças devem ser estabelecidas em relação ao respeito para que o direito internacional possa ser mantido. Assim o progresso social tende a se promover sozinho, e as pessoas começaram a viver em melhores condições amplamente.

É importante ressaltar que a ONU é uma das principais organizações que ajuda no projeto de refugiados no Brasil, embora ele seja custeado pela EMDOC. Ele é um projeto feito para que não tenha custo para essas pessoas que procuram por um novo país. Outras organizações como a ACNUR e várias ONGs já fazem parcerias que tende a crescer cada vez mais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.