O Que Faz um Analista de Sistemas?

Analisa sistemas de computadores que estão ou não conectados na rede mundial de computadores, conhecida como internet. Com o aumento da necessidade de tecnologia do mundo também cresce a demanda por profissionais do gênero, seja em empresas públicas ou privadas. Não existe a necessidade de regulamentação para exercer a profissão, embora os cursos superiores, tecnólogos e pós-graduação são atributos vistos sob a ótica consagrada no mercado de trabalho. Existem diversos cursos que podem tornar a pessoa como analista de sistema, desde ciência da computação até desenvolvimento de sistema. O campo acadêmico é amplo e cresce junto com a presença e dependência que o homem tem por tecnologia.

Função do Analista de Sistemas

Na prática existem tipos distintos de campos de atuação. De forma prática se pode dizer quer o profissional do gênero trabalha como se fosse um solucionador de problemáticas que acontece na rede ao usar programas ou equipamentos de última geração. Nesse sentido existe a necessidade de conhecer tanto software quanto hardware, conforme indica grande parte dos profissionais da área. Analistas de sistemas precisam realizar análises completas no que tange ao sistema em si para detectar tipos de problemas e se precaver de forma antecipada antes que os computadores que usem a rede comecem a demonstrar problemática no envio ou captura de dados. Outra função inerente ao cargo está em documentar as espécies de soluções e problemas no sentido de ajudar aos outros profissionais a seguirem a mesma linha no momento em que acontecem problemáticas na rede. Não se pode ignorar o fato de que profissionais da área também trabalham no sentido de projetar os sistemas em si, o que demanda conhecimento em nível avançado em termos profissionais. Existe a necessidade de conhecer linguagens computacionais complexas para criar ou mesmo testar os sistemas. De forma prática existem três setores acadêmicos distintos como campo de atuação.

A.   Produzir Software: Analista de Sistema

De forma prática o analista de sistema que escolha se especializar na área de software necessidade conhecer de forma cristalina não apenas a engenharia como também as ferramentas distintas no sentido de criar um sistema de produção. Pode trabalhar sozinho ou em conjunto com equipes que possuem o mesmo tipo de conhecimento. Precisa ter preparo não apenas a criar como também compreender como evoluciona o sistema ao fazer ou promover testes eficazes que garantam a estabilidade sistemática. Existem trabalhadores do gênero que focam o trabalho sob a ótica do desenvolvimento. Outros apenas pensam em como funciona a arquitetura no sentido de facilitar a vida de usuários. De qualquer maneira, o trabalhador do gênero participa de etapas distintas em termos documentais.

A.   Produzir Software: Analista de Sistema

A. Produzir Software: Analista de Sistema

B.   Analista de Sistema e Negócios

Outro tipo de campo de atuação que existe na área dos analistas de sistema consiste nos negócios. Existem profissionais de setores não relacionados com TI que buscam pós-graduação ou cursos técnicos para trabalhar no setor ao levar em conta a escassez que existem em nível mercadológico. Especialistas na área tem o papel não apenas de vender como também a convencer os compradores que possuem o melhor produto nas mãos. Por esse motivo se envolvem em reuniões distintas com diferentes tipos de clientela não apenas para explicar os requisitos como também em compreender quais principais demandas de mercado. Outra questão que envolve o quadro se encontra nos níveis de especificação de uso de programas ou sistemas. Nesse sentido o analista de sistema do setor de negócio além de compreender como funciona de forma cristalina a sistemática em termos de softwares e hardwares também precisa ter olhar crítico e características de vendedores para não apenas convencer como também compreender as necessidades que demandam da clientela.

C.   Infraestrutura de TI

Trabalha na infraestrutura dos aspectos tecnológicos que existe na demanda por parte da empresa contratante. Nesse sentido está com a ótica implantada no sentido de trazer soluções de computador com o uso de forma exclusive de conhecimentos que se relacionam com hardwares. Resolver problemática no que tange a instalação e o ato de integrar máquinas com programas, compreender as infraestruturas que existe na rede e até mesmo estabelecer regras para formar parques computacionais.

C.   Infraestrutura de TI

C. Infraestrutura de TI

Renumeração do Analista de Sistema

Varia entre quatro mil reais e sete mil reais, o que varia com o tempo que existe na área, embora existam sites que ofertam empregos e trazem valores que podem chegar a ultrapassar a casa dos dez mil reais entre analistas de sistema sênior. De forma prática o empreendimento que oferece a vaga também tem o poder de aumentar ou diminuir a média. Profissionais conhecidos no mercado são requisitados e disputados a rixa entre empreendimentos que lutam para conquistar a força de trabalho com quadro qualificado no conjunto de renumeração.

Como Ser Analista de Sistema?

De forma prática não existe a regulamentação para exercer a profissão. Porém, empresas se sentem confiáveis em contratar público júnior quando o mesmo está a estudar na área. De fato, além do nível superior e tecnólogo, também existe a necessidade de ter a fluência na linguagem inglesa ao levar em conta que manuais de instruções e principais livros das áreas estão escritos nesse que é considerada a linguagem universal no mundo da informática.

Quais Melhores Universidades do Brasil para Analista de Sistemas?

A prática tem maior valor no mercado do que a teoria. Entretanto, não se pode deixar de lado o fato de que ter curso universitário e pós-graduação pode fazer todo o diferencial no final das contas. Os cursos superiores possuem entre três e quatro anos. Melhor fazer o tecnólogo antes de ingressar na universidade para conseguir estagiar e chegar com melhores condições na faculdade não apenas para compreender os conceitos como também no sentido de conquistar alto posto de trabalho. A USP que funciona em São Carlos (SP) tem o melhor curso de Sistema de Informação do Brasil, representa garantia de conseguir um bom emprego na área. Ainda em São Paulo, na região de São Caetano do Sul, também existe o destaque em termos tecnólogos nas múltiplas opções ofertas na FATEC. Outra indicação se encontra no interior de São Paulo, na PUC Campinas.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.