Como Reconhecer os Principais Sinais da Depressão

Nunca se falou tanto sobre depressão, suas causas e consequências. Doença que vem crescendo no século XXI e que já afeta cerca de 350 milhões de pessoas no mundo, segundo o Organização Mundial da Saúde, a depressão pode se manifestar em qualquer pessoa, inclusive jogadores de futebol ricos, famosos e bem-sucedidos. Isso porque, ao contrário do que muita gente desinformada pode acreditar, a depressão trata-se de um transtorno mental que deve receber o tratamento adequado assim que for diagnosticado.

Apesar das causas exatas da depressão ainda não serem totalmente conhecidas, sabe-se que determinadas situações na vida da pessoa podem alterar estruturas cerebrais que desencadeiam sintomas depressivos. É comum também que muitas pessoas confundam esses sintomas com sentimentos naturais, o que atrasa a procura por ajuda e o tratamento adequado. O preconceito com doenças mentais inclusive por pessoas que sofrem delas é outro fator que atrapalha no diagnóstico precoce.

Para você ficar sempre atento à doença, separamos alguns dos principais sinais que a depressão costuma manifestar. Mas lembre-se que nada substitui o diagnóstico e acompanhamento médico especializado.

Tristeza o tempo todo

Talvez o sintoma mais comum e imediatamente mais reconhecível da depressão seja a alteração de humor. Apesar de sentimentos como tristeza e desânimos serem naturais e nem sempre serem sinal de depressão, quando se manifestam por um longo período podem indicar um quadro de depressão clínica. Pessoas nessa situação costumam ver o mundo ao redor de maneira negativa e ter baixa autoestima.

Nada mais agrada

Se o que antes era uma fonte de prazer intensa a alguém já não agrada mais e só causa desinteresse, pode haver algo errado. Essa perda de interesse, seja profissionalmente, sexualmente ou de qualquer outra maneira, pode fazer com que a pessoa já não se esforce como antes e não veja mais objetivo em seguir adiante com atividades que exercia antes.

Falta ou excesso de sono e apetite

Pessoas que enfrentam um quadro de depressão podem dormir mais ou menos tempo do que o de costume, acordando no meio da noite ou tendo sonolência durante o dia todo; e ainda podem ter o apetite alterado, passando a consumir mais – principalmente açúcar e carboidratos – ou menos alimento do que o normal.

Cansaço demais e produtividade de menos

A sensação de fadiga e cansaço frequente, mesmo sem que a pessoa tenha feito qualquer tipo de esforço físico, e a demora incomum para realizar pequenas tarefas diárias também não costumam ser bons sinais; assim como a perda de concentração, a diminuição da capacidade de raciocínio e a consequente perda de produtividade nos estudos ou no trabalho.

Pensamentos recorrentes sobre morte

Um dos mais graves (senão o mais grave) sintomas da depressão que uma pessoa pode ter é pensar constantemente sobre morte e, principalmente, sobre cometer suicídio. Isso pode acontecer, por exemplo, diante de uma fase complicada em que a pessoa deseja dar um fim a um sentimento muito doloroso ou um obstáculo aparentemente intransponível naquele momento, em que a própria morte parece ser a única solução.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.