Governador Sergio Cabral

O ex-governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, está na política há um bom tempo. O filho do jornalista Sérgio Cabral, Sérgio de Oliveira Cabral Santos Filho nasceu no dia 27 de janeiro de 1963 e também se formou em jornalismo.

Desde que entrou para a política é filiado ao PMDB, Partido Democrático Brasileiro. Como governador do estado do Rio de Janeiro, último cargo publicou que ocupou, ficou entre os anos de primeiro de janeiro de 2007 a 3 de abril de 2014, quando pediu renúncia do cargo.

No ano de 2009, a Revista Época, colocou Sérgio Cabral, então governador do Estado do Rio de Janeiro, como um dos homens mais influentes daquele ano.

A Carreira Política De Sérgio Cabral

Sérgio Cabral entrou para a política nos anos de 1980, ingressando no PMDB, partido que está até hoje, trocando um período pelo PSDB, fazendo parte do grupo jovem do mesmo.

Dois anos depois, em 1982, era o seu pai quem se candidatava a vereador na cidade do Rio de Janeiro e Sérgio Cabral por sua vez, era o articulador da campanha.

Dois anos depois passou a fazer parte do Comitê Pedro Ernesto que apoiava Tancredo Neves, como coordenador no Estado do Rio de Janeiro.

Porém, o seu primeiro cargo na vida pública foi em 1987, como diretor de Operações da Turisrio, Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, na gestão do então governador, Moreira Franco.

Sérgio Cabral Concorre A Prefeitura Do Rio De Janeiro

No ano de 1992, Sérgio Cabral concorreu ao cargo de prefeito do Rio de Janeiro pelo partido PSDB. Porém, apesar de ter ficado à frente de muitos candidatos considerados fortes, ficou com o quarto lugar, perdendo para Cidinha Campos e os políticos que se enfrentaram no segundo turno: Cesar Maia e Benedita da Silva.

Ainda pelo PSDB, Sérgio Cabral decidiu disputar mais uma vez a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, em 1996. Dessa vez, ele conseguiu ir para o segundo turno disputando com Luiz Paulo Conde, mas acabou perdendo novamente.

Quatro anos se passaram e de volta ao PMDB seu nome foi cotado para disputar pela terceira vez as eleições para prefeito da cidade do Rio de Janeiro, porém, Sérgio Cabral preferiu apoiar a reeleição de Luiz Paulo Conde.

Sérgio Cabral Eleito Deputado Estadual

Depois de duas tentativas frustadas ao cargo de prefeito do Rio de Janeiro, no ano de 1990, Sérgio Cabral candidatou-se a deputado estadual. Dessa vez, ele ganhou e assumiu uma das cadeiras da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, seu primeiro cargo como político.

Sérgio Cabral ficou mais dois mandatos como deputado estadual, pois venceu as eleições de 1994 e de 1998.

No mandato de 1994, Sérgio Cabral estava de volta ao PSDB e foi eleito, assim como em 1990, o presidente da Assembleia Legislativa do estado do Rio de Janeiro. Ele ficou nesse cargo até 2002. Eleição que fez de Sérgio Cabral o deputado estadual mais votado do Rio de Janeiro até aquele momento.

Como deputado estadual além de ter entrado para história como um dos mais votados, em 1995, criou o primeiro teto salarial para o Brasil.

Sérgio Cabral No Senado

Sérgio Cabral deixou a Assembleia Legislativa para disputar um posto no senado e foi eleito em 2002, com aliança que fez com a então governadora Rosinha Garotinho. Ele se elegeu somando 4,2 milhões de votos.

Sérgio Cabral ficou à frente da Comissão do Idoso e foi determinante para que o Estatuto do Idoso fosse aprovado. Permaneceu como senador até o momento em que disputou o governo do estado do Rio de Janeiro e tomou posse.

Ex-Governador Do Rio de Janeiro Sérgio Cabral

De Brasília de volta para o Rio, com a apoio dos ex-governadores, Rosinha Garotinho e Anthony Garotinho, Sérgio Cabral disputou a eleição em 2006 para o cargo de governador do estado. Venceu com folga o segundo lugar, que ficou com Denise Frossard do PPS.

Primeiro Mandato Do Governador Sérgio Cabral

No primeiro mandato de Sérgio Cabral que foi de 2007 a 2010 foram criadas as chamadas UPAS, Unidades de Pronto Atendimento, com o objetivo de diminuir a demanda nos hospitais públicos. O governo federal pouco tempo depois adotou o modelo implantado por Sérgio Cabral.

Na área de segurança pública, implantou as UPPs, Unidades de Polícia Pacificadora. Foram colocadas dentro das comunidades consideradas mais perigosas. Nem todas foram atendidas.O objetivo era diminuir a violência nessas localidades.

No primeira mandato, Sérgio Cabral conseguiu acertar as contas do estado do Rio de Janeiro e graças a isso, foi o primeiro estado brasileiro que ganhou o título “grau de investimento” cedido pela Standard & Poor’s. Um “selo” que avalia que aquele estado é um bom pagador, o que é importante para a imagem do estado principalmente para investimento internacional.

Para ajustar as contas do estado do Rio de Janeiro foram adotadas várias medidas, como por exemplo, o pregão eletrônico, ajuste fiscal, entre outros.

O secretário de Fazenda de Sérgio Cabral, que foi quem ajudou a acertar as contas foi Joaquim Levy, que deixou o governo no ano de 2010. No seu lugar entrou Renato Villela.

Governador Sérgio Cabral No Segundo Mandato

Considerando que as contas do estado estavam em dia, que era uma situação “favorável”, Sérgio Cabral focou o segundo mandato em investimento no turismo no Sul Fluminense e na expansão industrial. Também desenvolveu ações na Região dos Lagos, parte do estado com menor infraestrutura urbana que as demais cidades.

Em Rio Claro, por exemplo, inaugurou o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos. Foi o primeiro do gênero em todo o Brasil. Também foram investidos 250 milhões de reais em 54 obras voltadas para o turismo no estado e empreendimentos industriais. Boa parte do dinheiro investido no setor turístico foi em municípios considerados pequenos ou médios, no total de 23.

Foi no segundo mandato de Sérgio Cabral que foi instalada em Itatiaia a fábrica da Land Rover. Levou adiante, mas não com muito sucesso, a implantação do asfalto de borracha nas estradas do estado do Rio de Janeiro.

Também na gestão do segundado mandato do governador Sérgio Cabral foram gastos 211 bilhões de reais nos portos do estado. Além das reformas, um novo porto foi construído, o de São João da Barra, o Porto do Açu.

O governador Sérgio Cabral nasceu no Rio de Janeiro em 1963. Começou a sua vida política ainda quando jovem se filiando ao PMFB no ano de 1982 para ajudar na articulação política da campanha do seu pai para a Câmara de Vereadores. Dois anos depois, participou ativamente na campanha política de Tancredo Neves para as eleições presidenciais.

Em 1990, ganhou foi eleito logo na primeira eleição como Deputado Estadual, obtendo doze mil votos e se destacando de forma qualitativa dentro do cenário político, se revelando como uma grande revelação política para o Brasil.

Governador Sergio Cabral

Governador Sergio Cabral

O sucesso ficou evidenciado com a sua reeleição que contabilizou duzentos mil votos.

Em 1996 conseguiu levar as eleições da prefeitura ao segundo turno com uma excelente campanha política durante as eleições. Contabilizou mais de um milhão de votos! Em 2002 conseguiu chegar ao Senado com quatro milhões de votos. No ano de 2006 finalmente alcançou o sonho de governar o Rio de Janeiro. Conquista a reeleição em 2010 e se torna um provável nome para as eleições presidenciais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.