Fortes Chuvas Assolam a Região Sul do Brasil

Temporal atinge o Rio Grande do Sul e especialmente o Estado de Santa Catarina. Segunda feira da semana passada fortes ventos atingiram o Rio Grande do Sul e o sul de SC acompanhado de muitos raios e trovões. A destruição total foi muito grande com centenas de famílias tendo perda total de suas casas.

Região Sul do Brasil

Região Sul do Brasil

População chora com as perdas

Moradores ainda não tiveram tempo de reconstruir suas casas e a chuva que voltou a cair sobre toda esta região deixa muitas famílias alojadas em casa de amigos, familiares e mesmo em salões de igreja, escolas ou outros centros comunitárias. Muitos desses moradores que sofrem de novo a situação da enchente já haviam tido perdas no ano passado quando a região também foi devastada por fortes chuvas.

Fortes Chuvas

Fortes Chuvas

Governo e defesa civil se mobilizam

O governo federal, estadual através da defesa civil dos estados e do Ministério da Integração Nacional está mobilizado para ajudar famílias atingidas pelas chuvas a reconstruir as suas casas. Milhares de telhas e outros materiais para construção civil estão sendo adquiridos através dos Fundos Estaduais de Defesa Civil para auxiliar a população na construção de suas moradias. Além dos estragos causados pelo temporal do dia 07.09 as intensas chuvas que continuam caindo aumentam o volume de água dos rios colocando em risco as populações ribeirinhas.

Fortes Chuvas Assolam a Região Sul do Brasil

Fortes Chuvas Assolam a Região Sul do Brasil

Previsões aumentam a preocupação das autoridades

A previsão do tempo deixa em alerta as autoridades devido a possibilidade de chuvas intensas por vários dias o que certamente acarretará o alagamento das cidades que já estão em estado de alerta. O aumento do nível das águas também assusta moradores destas cidades que já tiveram perdas com o temporal. Outra preocupação com os grandes volumes de água são a falta de vazão dos sistemas de esgoto. Muitas vezes estes sistemas de esgotos são prejudicados pelo excesso de lixo no meio ambiente arrastado pela enxurrada e acabam entupindo bueiros e alagando ruas, represando as águas e causando alagamentos. A grande maioria das cidades sofre com esta situação visto que com o aumento das populações cada vez mais são agravados estes problemas.

Situação levanta questionamento das autoridades ambientalistas

Os ambientalistas em face das grandes tragédias causadas pelo tempo em todas as partes do mundo são taxativos em afirmar que as causas principais deste desequilíbrio das forças do espaço da natureza são conseqüência do grau de saturação do planeta que já não suporta mais tamanha carga de ocupação, destruição e descaso com o meio ambiente. As leis estão cada vez mais rigorosas tentando conter o desenvolvimento descontrolado das populações e o mau uso dos recursos naturais embora alguns ambientalistas acreditam que pouco ainda a humanidade poderá restaurar, visto que são séculos de destruição devido ao mau uso destes recursos como solo, rios, florestas e o próprio ar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.