Emprego no Rio

O Rio de Janeiro vem demonstrar a teoria de que se está formando no Brasil um gigante da construção civil para alavancar o progresso e o desenvolvimento do país. Embora em crise, a geração de emprego no Rio é maior que no resto do país, são fatos que evidenciam a consolidação do país, como nação que se fortalece economicamente e vai à em busca da felicidade com novos rumos para o seu desenvolvimento, graças aos seus recursos minerais, como é o caso do petróleo, que tem na Petrobrás a maior empresa de capital aberto da América Latina, somados a todos os outros recursos tanto minerais, energéticos, agrícolas e da nossa própria cultura industrial em desenvolvimento. Mas, especificamente no caso do Rio em que geração de emprego é maior, crescendo mais do que nos resto do país, devemos considerar dois fatores que seriam os responsáveis por essa geração de emprego.

Emprego no Rio

Emprego no Rio

Em primeiro lugar a política fiscal aplicada pelo governo, reduzindo alíquotas do imposto sobre produtos industrializados, o IPI, cobrados sobre automóveis zero km e a linha branca de produtos eletrônicos com IPI reduzido. A outra questão importante foi à redução dos juros da taxa Selic, que acaba impulsionando o desenvolvimento do comércio e serviços, setor este, que apresentou a maior reação de crescimento, seguido da construção civil. Segundo levantamentos feitos no Estado do Rio de Janeiro, por órgãos oficiais, indicam um crescimento da recuperação industrial e do emprego no Rio de Janeiro, na média, maior que o crescimento apresentado no resto do país.

Vagas

Vagas

Foram criados no último mês de junho, no Rio, 5.455 novos empregos, um número bem superior, na média mensal, do que no período transcorrido entre janeiro e maio do mesmo ano, quando foram criados 9.712 novos empregos. esquecendo os problemas por algum tempo, o Rio demonstra claramente que a oferta de emprego está acelerada e num crescendo mês a mês. É importante salientar que estes números são referentes a empregos formais e com carteira assinada conforme a lei. Quando em um estado brasileiro como é o Rio que passa por um momento de euforia pelo crescimento da oportunidade de emprego.

Oportunidades

Oportunidades

Não podemos esquecer que são várias as medidas governamentais par enfrentar a crise, entre elas, a redução do IPI para automóveis e eletrodomésticos, mais os programas de financiamento à casa própria, que também vem dando ao Rio de Janeiro, com certeza, é grande responsável pela geração de emprego neste estado, maior do que no resto do país, num verdadeira mensagem de otimismo e de credibilidade no futuro da economia brasileira, onde a construção civil é responsável por l4.047 mil vagas oferecidas no Rio e o setor de serviços ofereceram 20.252 vagas, dados positivos numa época de crise. O que chama a atenção é o fato de que Estado de São Paulo parece que emperrou. Logo São Paulo que sempre puxou para cima o desenvolvimento econômico.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.