Acordo Brasil e Paraguai sobre Itaipu

O Brasil é um país de grandes possibilidades energéticas, e a energia Hidrelétrica é uma das maiores possibilidades brasileiras, graças as suas enormes bacias hidrográficas existentes no seu território. Para quem conheceu o Arroio Candiota, em Bagé, onde a Usina de Candiota foi edificada, fornecendo hoje energia para a Zona Sul do Rio Grande do Sul, poderá avaliar melhor o grande potencial hidroelétrico do Brasil. O acordo Brasil e Paraguai sobre Itaipu, hidrelétrica multinacional de alta produção de energia, não repercute muito bem entre brasileiros. Parece mais um favorecimento ao Paraguai, Em Busca Da Felicidade, do que um acordo econômico entre dois países amigos.

Acordo Brasil e Paraguai sobre Itaipu

Acordo Brasil e Paraguai sobre Itaipu

Sem discutir números e sem entrar no mérito da questão, me parece mais um acordo político do que um acordo econômico, pois o Brasil passa a pagar ao Paraguai, 360.3 milhões de dólares, ao invés dos 120.3 que paga atualmente. É um aumento substancial e que não se sabe ao certo, quais as razões deste aumento estabelecido pelo acordo Brasil e Paraguai sobre Itaipu. Pontos do acordo Brasil e Paraguai sobre Itaipu, como a autorização para que o Paraguai venda energia produzida pela Itaipu e de outras usinas brasileiras, excluindo a intermediação da Eletrobrás e mais a triplicação do valor até então pago os paraguaios, são fatores preocupantes desse acordo Brasil e Paraguai sobre Itaipu.

Trabalho

Trabalho

Embora exista um prazo de 120 dias para a regulamentação do acordo, será Embaraçoso para o Brasil, a entrada da ANDE, estatal paraguaia, no mercado livre brasileiro, gerando, com certeza, muita discussão interna, não só no Congresso Federal, como no seio da sociedade econômica brasileira, que anda muito desconfiada da bondade do Presidente Lula, com seus colegas Sul-americanos tipo Hugo Chaves, Evo Morales e o apoio ao Presidente do Senado, o Senador Jose Sarney, acuado por uma série de escândalos envolvendo o emprego de familiares na casa presidida por ele, causando racha no PMDB.

Hidrelétrica

Hidrelétrica

Do lado paraguaio, o acordo Brasil e Paraguai sobre Itaipu, parece que a situação é outra e a euforia toma conta dos dirigentes que estão comemorando como uma vitória histórica, as resoluções do novo acordo, que trará Muito Dinheiro aos cofres paraguaios, que de imediato, treplicara a quantia de 120,3 milhões de Dólares pagos na atualidade como indenização da energia comprada ao Paraguai pelo Brasil. Segundo fontes no Brasil, o Ministro das Minas e Energia, estaria contrariado com o acordo Brasil e Paraguai sobre Itaipu. O que nos acalma, é o fato de que somente daqui a quatro meses, os paraguaios, pelo referido acordo, poderão vender energia produzida pela Itaipu para o Chile e a Argentina. Por enquanto, a vantagem imediata do Paraguai é a receita da venda de energia que vai triplicar a partir de agora.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.