Desde que começaram pelo mundo afora os movimentos feministas, as mulheres independentes passaram a enfrentar os mais variados desafios em busca de seus espaços na sociedade desde o trabalho e a participação em todos os setores, como ser participativo que é, e que pode assim, atuar em qualquer atividade. Isto vem se ratificando e muito, pelo destaque que a mulher vem conquistando em todos os setores dos quais participa, tanto no trabalho duro, nas atividades políticas e sociais, ou ainda, nos esportes, onde tem conquistado os mais altos pódios, não só nos jogos olímpicos, como em ouras categorias desportivas, como por exemplo; no automobilismo, onde a Mulher no Rally dos sertões estará representada por seis personalidades femininas.
Mulher bonita, todas elas são, o que está em jogo é a sua representatividade no mundo automobilístico e principalmente a força feminina no Rally dos sertões onde seis mulheres estarão percorrendo os 5 mil km do Rally Internacional de numero 17, em uma aventura que terá a duração de dez dias. A força feminina no Rally dos Sertões, a partir de Goiânia, passando por Tocantins, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, no Nordeste brasileiro, estará representada por mulheres brasileiras apaixonadas pelo automobilismo e por emoções fortes como as proporcionadas pelo Rally dos Sertões.
As mulheres piloto de Rally são duas, Helena Deyama de 49 anos de idade, que pilotará o carro de luxo Mitsubishi Pajero T4R movido a álcool e sua navegadora Joseane Koerick que juntas, formarão a única dupla feminina a disputar o Rally dos Sertões 2009, legitimas representantes da força feminina neste Rally. As outras três navegadoras participarão ao lado de pilotos masculinos. A provar que mulheres são fortes, a mais jovem entre as participantes do Rally, Moara Sacilotte competirá na categoria Prodution, com sua moto Yhama WR 450, com o objetivo especifico de completar o percurso. As outras representantes da força feminina no Rally dos Sertões são Roberlena, que faz navegação para seu marido, Engenheiro Marcelo Carqueijo com quem trabalha como Arquiteta que é e juntos disputam o Raly a mais de dez anos.
Doris é outra navegadora que participa ao lado de seu marido, o Holandês Willem Van Hess, empresário de consultoria e ela designer de jóias. Estas mulheres que representam a força feminina no Rally dos Sertões, nesta edição de numero l7, nos dão, com certeza, uma verdadeira mensagem de vida, participando de um esporte de riscos, mas que é desenvolvido em um ambiente de grande contacto com a natureza o que nos aproxima do criador supremo de todas as coisas. E que exemplo nos da esta jovem motoqueira, Moara Sacilotti, paulista, fisioterapeuta que diz ter nascido encima de uma moto, daí a sua grande paixão pelo esporte e competições ao ar livre, como livre são os pássaros.