A Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida – chamada também de Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida – foi consagrada solenemente em 4 de julho de 1980 pelo Papa João Paulo II. Dessa forma a Igreja de Aparecida completou 41 anos em 2021. Que tal conhecer mais sobre esse que é o maior templo mariano do mundo?
Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida: Uma Estrutura Gigantesca
O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida detém o título de segundo maior templo católico do mundo, fica atrás somente da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Contudo, é a maior catedral e o maior templo mariano do planeta. Para se ter uma ideia esse santuário possui mais de 143 mil m² de área construída.
Como citamos anteriormente a consagração solene da estrutura se deu no dia 4 de julho de 1980 durante a visita do Papa João Paulo II ao Brasil. No ano de 1984 a então basílica foi elevada ao status de Santuário Nacional durante a realização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O santuário está localizado no centro da cidade de Aparecida, o seu acesso é feito pela “Passarela da Fé” que liga a estrutura a antiga igreja dedicada à santa. Os romeiros que vão a Aparecida geralmente visitam ambas as igrejas. O Santuário Nacional foi visitado por três papas: João Paulo II, Bento XVI e Francisco.
O Papa Francisco, por meio de decreto elevou o Santuário Nacional à dignidade de Igreja-Catedral da Arquidiocese de Aparecida em novembro de 2016. Esse título foi transferido da Igreja de Santo Antônio em Guaratinguetá. Em torno de 12 milhões de romeiros visitam o santuário todos os anos. Em 2017 foi registrado o maior número de visitantes da sua história, 13 milhões.
Qual a História da Igreja de Aparecida?
A origem da Igreja de Aparecida remonta a descoberta de uma estátua da Virgem Maria por três pescadores no rio Paraíba em 1717. De acordo com a história os três pescadores estavam em busca de peixes num momento de escassez porque a cidade ofereceria um banquete em homenagem à visita de Pedro de Almeida, governador paulista.
Os pescadores oraram muito, mas ainda assim estava muito difícil encontrar peixes. No entanto, tudo mudou no fim do dia quando um dos pescadores lançou a rede no rio e ‘pescou’ a estátua da santa. Primeiro ele encontrou o corpo da estátua e em seguida encontrou a cabeça.
Os três limparam a estátua e depois a envolveram num pano retornando então as tentativas de pescaria. A sorte dos pescadores mudou repentinamente e eles conseguiram todos os peixes de que precisavam. Estima-se que a estátua encontrada no rio seja uma das obras de Frei Agostino de Jesus, monge que residia em São Paulo.
Capelas
Inicialmente a estátua ficou alocada na casa de um dos pescadores, Felipe Pedroso. No entanto, como esse se tornou um lugar bastante popular entre os romeiros que iam até lá para rezar e pedir milagres tornou-se necessário construir uma capela para abrigar a imagem. Em 1734 a capela foi substituída por uma capela maior.
Construção do Santuário Nacional
No ano de 1834 foi construída a primeira basílica em Aparecida. Porém, como havia um número muito grande de romeiros se mostrou imprescindível construir uma basílica ainda maior. Foi em 1955 que teve início as obras de construção do atual Santuário Nacional. Com espaço para mais de 30 mil pessoas é o segundo templo católico com maior capacidade de público do mundo, fica atrás somente da Basílica de São Pedro, em Roma.
Projeto Arquitetônico e Construção da Igreja de Aparecida
O nome do arquiteto responsável pelo projeto do Santuário Nacional é Benedito Calixto Neto. O início das obras de construção se deu no ano de 1955, a estrutura segue o estilo neorromânico e apresenta a forma de uma cruz grega cujos braços têm 188 m de comprimento e 183 m de largura. A torre da igreja chega a uma altura de 109 m e a cúpula atinge uma altura de 70 m.
No salão da igreja principal há espaço para 30 mil pessoas, essa estrutura pode se expandir para 300 mil pessoas durante as celebrações externas. Essa basílica possui 23 mil metros quadrados de espaço. O processo de terraplanagem no local da construção da chamada “Basílica Nova” – no Morro das Pitas – teve início em 1952 sendo concluído em 1954.
A construção propriamente dita teve início somente em 1955 pela Nave Norte, em seguida a construção migrou para a Torre Brasília. Essa torre recebeu como doação do então presidente, Juscelino Kubitschek a sua estrutura metálica. Quando a torre foi concluída a obra seguiu para a cúpula central e por volta de 1972 chegou a Capela das Velas e Nave Sul.
Seguiu então para as Naves Oeste e Leste e depois para as alas intermediárias. A chamada “Passarela da Fé” tem como função ligar a igreja velha à basílica e possui 392 m de extensão. Alguns fiéis percorrem esse trecho de joelhos.
Rosa de Ouro
Em 12 de maio de 2007, o então Papa Bento XVI, fez uma visita ao Santuário Nacional concedendo ao mesmo uma Rosa de Ouro. O Papa visitou o Brasil nesse ano em decorrência da V Conferência Geral dos Bispos da América Latina e do Caribe. O Papa Francisco visitou a Igreja de Aparecida em 24 de julho de 2013 tendo celebrado uma missa lá.
Infraestrutura do Santuário Nacional
O Santuário Nacional foi projetado para atender as demandas dos milhares de romeiros que passam por lá. A estrutura recebe os romeiros com conforto até nos dias em que a igreja está mais cheia. Nos dias de festa é possível aproveitar toda a emoção de estar no Santuário Nacional sem desconfortos. É uma forma de vivenciar uma experiência completa.
Dentre os itens que fazem parte da estrutura dessa igreja estão sessão de achados e perdidos, ambulatório médico, centro de apoio, fraldário, estacionamento, segurança patrimonial, praça de alimentação, lojas, banheiros com chuveiro entre outros. A experiência de quem visita o Santuário Nacional é completa permitindo que o romeiro e sua família vivenciem a sua fé e se divirtam durante o passeio.
Gostou de conhecer mais sobre a história da Igreja de Aparecida? Curta e compartilhe em suas redes sociais!