Os anjos e o natal
Os anjos são figuras que estão sempre relacionadas às decorações natalinas. No contexto histórico do nascimento de Jesus foram os anjos que anunciaram a Maria que ela daria a luz a um menino; a José que ele esposaria Maria e que ela era escolhida para dar a luz àquele que viria para salvar a humanidade. No dia do nascimento foram os anjos que cantavam em coro louvando a Deus pelo nascimento do Menino Jesus. Muitas são as referências bíblicas das aparições de anjos como mensageiros das boas novas do Criador. Várias narrativas de passagens bíblicas são os anjos referidos como seres protetores que cuidam de guardar e orientar os seus protegidos. Assim, os anjos são figuras relacionadas ao Natal Cristão e são eles que decoram as ruas e avenidas das cidades perfeitamente iluminadas para anunciar a festa do natal, que comemora o nascimento de Cristo.
Os anjos e o meio ambiente
Nos últimos anos, com a necessidade de despertar a consciência de todos para a preservação ambiental as decorações natalinas estão sendo confeccionadas com materiais recicláveis e todo tipo de figuras são projetadas e elaboradas com garrafas pets e outros materiais recicláveis. Projetos sociais muito bem elaborados aproveitam o tema para trabalharem jovens e adultos na confecção dos arranjos natalinos e as crianças são envolvidas no recolhimento de garrafas pet para a utilização como matéria prima para a confecção desses arranjos.
Os anjos são as figuras mais utilizadas devido a sua representatividade nas comemorações de Natal e a capacidade que materiais transparentes como o pet têm de refletir esta leveza a partir de uma boa decoração de casa. A iluminação desses arranjos é extremamente importante para que haja um efeito de sobremaneira etéreo deslocando os sentimentos e pensamentos para a verdadeira noite do Natal, quando há dois mil anos nascia Aquele que seria e será sempre o Mestre dos Mestres.
Os anjos e as decorações natalinas
As figuras de anjos são utilizadas em todos os tipos de decorações de casa em época de Natal. Desde a árvore em uma casa de família em toda a sua singeleza e humildade às grandes redes de lojas. Estas redes de lojas contratam especialistas e decoradores para comporem as mais belas paisagens natalinas procurando despertar o poder de compra de seus clientes explorando economicamente o Natal. Já os projetos sociais buscam envolver a comunidade e despertar a consciência de cidadania e responsabilidade social. A participação em conjunto torna o cenário mais humano, mais de acordo com a mensagem que o Natal traz a partir da sua concepção de comemorar o nascimento do Salvador, daquele que veio para despertar a humanidade para um novo tempo, um tempo de amor no qual o único e o maior dos mandamentos é o amor, amor pelo planeta, amor pelo próximo, amor por si mesmo.