O Santuário de Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, mais conhecido como Santuário Nacional de Aparecida é o maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo, sendo menor apenas que a Basílica do Vaticano. A sua Catedral é a maior do mundo.
A Construção foi desenvolvida em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, considerada a Rainha e Padroeira do Brasil.
Segundo a história, a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida surgiu no Rio Paraíba do Sul, no ano de 1717, quando o território brasileiro ainda era colônia de Portugal, e a região era chamada de capitania de São Paulo. A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por dois pescadores. Eles já haviam tentado pescar diversas vezes sem sucesso, então, decidiram orar e jogar a rede no rio mais uma vez, quando a puxaram veio junto dela o corpo da imagem, ao jogarem de novo a rede no rio, apanhou a cabeça de Nossa Senhora Aparecida, depois, eles voltaram a jogar a rede que veio repleta de peixe, fazendo com que eles conseguissem encher o seu barco.
Após esse momento a imagem começou a ser adorada, primeiro por uma pequena comunidade da região. No ano de 1734 foi construída uma capela para que a imagem pudesse ser adorada por todos. A Coroa que a imagem da Nossa Senhora Aparecida possui atualmente foi dada pela princesa Isabel quando visitou a capela pela segunda vez. No ano de 1909 a capela recebeu o título de Basílica Menor. O nome da cidade em que está localizado o templo também foi em homenagem a Santa.
A Basílica foi solenemente consagrada no ano de 1980 pelo Papa João Paulo II, e no ano de 1984 o local foi elevado a Santuário Nacional. Ao longo dos anos foram construídas 3 igrejas para abrigar a imagem, até a conhecida atualmente.
Infraestrutura do Santuário de Nossa Senhora de Aparecida
A primeira Igreja em homenagem a Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi construída no ano de 1741, a segunda teve a sua construção iniciada em 1844 e foi inaugurada somente no ano de 1888. Já o Santuário que conhecemos atualmente teve sua construção iniciada em 1894, e até hoje passa por novas construções e reformas.
Apesar do início da construção ter se dado em 1894, o projeto começou a ser pensando em 1840, quando os missionários da Congregação do Santíssimo Redentor perceberam que era necessária a criação de um novo templo, para abrigar a todos os que desejavam visitar a Nossa Senhora Aparecida.
Projeto da Basílica
Foi contratado um arquiteto chamado Benedito Calixto Neto para desenvolver o projeto da Basílica, que foi exposto ao Vaticano no ano de 1945. Quando o projeto foi aprovado, o início da terraplanagem da região começou no ano de 1952, e foi finalizada em 1954. A construção partiu desse período, onde foi desenvolvida toda a área religiosa da Basílica.
Ao longo dos anos o projeto foi se desenvolvendo e trazendo cada vez mais qualidade para a infraestrutura do Santuário, que conta com acessibilidade para portadores de deficiências, centro de apoio para aqueles que vão de romaria até o local, achados e perdidos, ambulatório médico para auxiliar em casos de urgência, um grande estacionamento, fraldário, grande número de seguranças e possui bebedouros, banheiros e outros locais de utilidade.
Curiosidades sobre o Santuário de Aparecida
Quem já teve a oportunidade de visitar Aparecida certamente se encantou com a sua grandiosidade e a organização do ambiente. Além disso, algumas pessoas podem ter algumas curiosidades, como: quantos banheiros tem o Santuário de Aparecida? Quantas pessoas a visitam anualmente? Quantas pessoas trabalham lá? Dentre diversas outras. Confira essas respostas e algumas outras curiosidades abaixo:
- O Santuário Nacional de Aparecida recebe mais de 11 milhões de visitantes todos os anos.
- Existem 33 missionários, 800 voluntários e mais de 1800 funcionários trabalhando no Santuário.
- Dentro da área que é administrada pelo Santuário existem 1749 banheiros. Conta também com 245 bebedouros e 57 chuveiros.
- Quando se há muito movimento na Basílica, principalmente após os finais de semana e feriados, é possível retirar até 10 toneladas de parafina que sobra das velas no interior da Basílica.
- Anualmente são registradas mais de 400 mil promessas na Sala das Promessas.
- O número de romarias feitas para aparecida e que são registradas pode chegar aos 15 mil por ano.
- A estrutura da Igreja conta com 25 milhões de tijolos e 257 mil telhas. O total da área de Basílica é de mais de 72 mil metros quadrados.
- O estacionamento conta com vaga para 2,5 mil ônibus e quatro mil carros.
- A Torre do Relógio da Basílica tem 18 andares e 100 metros de altura. No alto do 18º andar é possível avistar toda a cidade de Aparecida bem como Guaratinguetá, Roseira, Potim e Pindamonhangaba, além do Rio Paraíba do Sul, onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada.
- Mesmo o dia 12 de outubro sendo o dia de Nossa Senhora Aparecida, em feriados e finais de semana ocorre o registro de mais visitantes. No dia 14 do mês de novembro do ano de 2010 ocorreu o recorde de visitas em um único dia, com o registro de 245 mil visitantes.
- O subsolo da Igreja conta com serviço de berçário, fraldário e área com mesas e cadeiras para a alimentação.
- O ambulatório médico de emergência conta com dois médicos, cinco enfermeiros e duas ambulâncias, onde são atendidos cerca de 350 pacientes em dias de maior movimentação.
- Existe uma área para motoristas, chamada Sala dos Motoristas, onde há banheiros, cadeiras espreguiçadeiras, mesas e também jogos. Os motoristas das romarias podem ficar por lá descansando, havendo a capacidade de abrigar até 600 motoristas no local.
- Os locais mais visitados em todo o Santuário, além do ponto que abriga a imagem de Nossa Senhora, são: a Capela das Velas, onde são acesas mais de 6 milhões de velas por ano e a Sala das Promessas, onde os fiéis deixam objetos e fazem desejos.
- O Santuário de Nossa Senhora Aparecida tem cerca de 450 mil doadores regulares na Campanha dos Devotos.
- Existem diversas lojas comerciais no Shopping do Santuário, a maioria delas comercializa artigos religiosos, que funcionam como lembranças para aqueles que visitam o local.
- A Basílica foi construída em formato de cruz grega, com 18 mil metros quadrados de área coberta.