Quais os Sintomas Quando o Fígado não Está Bem?

O fígado é uma glândula e ao mesmo tempo um órgão do corpo humano, inclusive é um dos maiores de todo o corpo. Ele está localizado na região do abdômen e faz parte do sistema digestivo. Ele é dividido em duas partes, que são chamados de dois lobos, sendo que a sua parte do lado direito é bem maior do que a sua parte do lado esquerdo. As suas funções são diversas, entre elas está a atuação como glândula exócrina e também como glândula endócrina, o fígado tem essa dupla propriedade.

A localização do fígado no abdômen está principalmente em seu lado direito e logo acima do diafragma. Em relação à sua função endócrina uma de suas principais atribuições é quanto ao fato de liberar algumas substâncias tanto na corrente sanguínea, quanto na parte dos vasos linfáticos. Em relação à sua função exócrina as suas atribuições principais são em relação a liberação de substâncias e secreções externamente.

Fígado

Agora falando de uma forma mais especifica sobre as funções que são exercidas pelo fígado se tem que entre as principais delas, independente de exócrinas ou endócrinas estão a secreção da bile, a qual muitas pessoas podem não saber, mas a bile é produzida pelo fígado depois é que ela é encaminhada até a vesícula biliar para ser armazenada e posteriormente no momento em que for preciso ela ser liberada em direção ao intestino, a bile é muito importante para o processo de digestão humano, porque ela tem uma função de processamento da gordura dos alimentos, o seu funcionamento se assemelha a atuação de um detergente, o qual contribui também com a dissolução das gorduras e seu consequente aproveitamento para as funções do corpo humano.

Outra questão curiosa é que o fígado tem também uma relação com a glicose (açúcar no geral), existem diversos tipos de glicose, aquela que é mais saudável e que vem dos alimentos naturais como frutas e aquelas que são artificiais e que vem de processos de refinamento, como o açúcar branco refinado, quando uma pessoa consome a glicose o corpo transforma através de processos naturais esse material em glicogênio, é claro que o consumo excessivo pode acarretar outras situações que não são o foco desse texto, mas de um modo geral a glicose se torna glicogênio e quando isso acontece esse componente fica armazenado no fígado das pessoas esperando o momento de ser utilizado, esse glicogênio é requerido pelo organismo para a manutenção dos níveis de energia de uma pessoa e ele permanece a disposição no momento em que se precisar dele.

O fígado também tem a função de produzir alguns tipos de proteínas importantes, tal como a proteína que é responsável pela manutenção das moléculas de água no organismo, o seu nome é albumina. O fígado funciona ainda como uma espécie de detox do organismo de uma pessoa. É ainda nele que o colesterol passa pela sua síntese, passa pela sua metabolização e depois é encaminhado à bile para ser excretado, ainda acontece nele a filtração de micro organismos, entre diversas outras funções as quais ele desempenha muito bem.

O fígado tem ainda uma capacidade incrível de se regenerar. Um informação importante é que o fígado não causa dor diretamente, isso acontece porque ele não possui um sistema de nervos, sendo assim não causa a sensação de dor que é sentida em outras glândulas e órgãos do corpo humano, no entanto, ele é envolvido por uma espécie de capsula que possui muitos nervos, mas ainda assim não é comum que se tenham muitos sintomas diretos sentidos em casos de situações de desordens nos fígados.

Como Identificar Problemas com o Fígado? Quais Seriam os Sintomas Apresentados Nessa Situação?

Como já mencionado o fígado pode em um primeiro momento não apresentar sintomas diretos como a dor, mas outras situações podem acontecer e elas podem indicar alguma desordem nesse órgão. É importante ter em mente que o fígado é um órgão que está responsável pela filtração de muitas substancias que ingerimos na alimentação, por isso uma alimentação desequilibrada, artificial ou com o consumo muito alto de bebidas alcoólicas pode acarretar desordens.

Saúde e Exames para o Fígado

Saúde e Exames para o Fígado

Alimentos com muitas gorduras, alimentos com muito corante, alimentos com muitos conservantes, com muitos agrotóxicos, com muitos aromatizantes, etc., podem gerar sobrecarga de trabalho nesse órgão, isso porque por mais que os alimentos não passem por ele, as suas toxinas passam, são purificadas e filtradas ali, tal como os nutrientes também, inclusive o corpo humano absorve os nutrientes, vitaminas e minerais apenas depois deles passarem pelo fígado das pessoas.

O fígado é um órgão muitíssimo inteligente e perfeito, ele mesmo trata de encaminhar as toxinas em excesso para serem eliminadas em outros sistemas corporais no exterior, como a transpiração, a respiração, a urina que libera impurezas e tantas coisas que não são necessárias no corpo e também as fezes.

Os exageros principalmente na alimentação dão margem para que a carga de trabalho desse órgão que já desempenha tantas funções tão bem fique bem maior do que o adequado e é a partir disso que os desequilíbrios e consequências podem acontecer. Tenha atenção aos sinais e as sensações do seu corpo, porque quando se trata do fígado por vezes uma das coisas que aparecem por ultimo são os sintomas clínicos de ordem médica, como as dores e reações como a febre, primeiramente aparecem sinais que teoricamente não indicam exatamente alguma questão do fígado.

Esses primeiros sinais que são mais gerais são o sono ou muito cansaço de tal forma que é maior do que o que seria normal, isso acontece porque no fígado é onde se guardam vitaminas que estão diretamente ligadas aos níveis de energia de uma pessoa, quando é alto nível de toxinas, isso impede que o fígado disponibilize esses nutrientes para a filtragem do sangue a para a oxigenação das células.

As mudanças de cor tanto na urina como nas fezes são sinais de alerta, tanto urinas bem escuras marrons, quanto fezes mais claras e pastosas são indicativos essas situações estão muito ligadas ao excesso de gorduras, as cólicas e as inflamações na região do abdômen também são considerados sintomas, é preciso prestar atenção ao seu corpo para entender o que é normal e o que é persistente.

As peles e os olhos de cor amarelada são outros sintomas, que sim podem ser associados a outras situações de doenças, mas que talvez podem estar ligados ao fígado. Os inchaços e a retenção de líquidos podem ser indícios de diversas coisas, mas entre eles está a sobrecarga do fígado, isso não quer dizer que todo mundo que tenha retenção de liquido tem algum tipo de questão no fígado, mas é algo para ser analisado principalmente se somado a outros fatores.

Os quadros mais agravados podem desencadear a ocorrência de dores de cabeça constantes, enjoos e tonturas, a falta de apetite e a urina com um cheiro mais forte, sensação de coceira no corpo, dores na parte superior direita do abdômen, entre outros sintomas, mas como já citado o diagnostico relacionado ao fígado é feito através de um conjunto de avaliações e de sintomas, é preciso investigar e analisar o que pode estar causando essa situação, de modo que não há uma coisa concreta e única que possa indicar algum tipo de problema no fígado sem que haja a realização de exames para a comprovação da situação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.