Pode Entrar De Bermuda Na Igreja De Aparecida?

O Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, normalmente chamado apenas de Aparecida ou ainda de Aparecida do Norte, é o maior templo religioso mariano do Brasil, e a sua basílica é a maior de todo o mundo. O local é um dos principais pontos turísticos religiosos do país, recebendo anualmente mais de 12 milhões de visitantes, que o visitam em busca de um local para orar e também a procura de passeios, já que o Santuário conta com diversas atrações chamativas.

Como é um local religioso que recebe muitos visitantes, surgem algumas dúvidas em relação a como é essa visita, afinal, locais religiosos tem algumas restrições em relação ao que pode ou não ser feito e também quais tipos de roupas podem ser usadas no local. Sendo a dúvida em relação às vestes muito comum. Confira algumas respostas abaixo:

Pode Entrar de Bermuda na Igreja de Aparecida?

Basílica de Aparecida SP

Basílica de Aparecida SP

É importante ter consciência que a roupa usada na basílica de Aparecida deve ser apropriada, afinal, é um local religioso, no entanto, não há restrições em relação às vestes masculinas ou femininas. Os homens podem usar normalmente bermuda e camisetas regatas.

Já as mulheres também podem usar vestidos, bermudas e até mesmo shorts, já que normalmente há uma grande concentração de pessoas no local e o clima sempre é muito quente. Dessa forma, é possível usar qualquer peça de roupa na Basílica de Aparecida, desde que haja bom senso no que será usado.

Quais São as Peças de Roupa mais Indicadas para Usar em Aparecida?

Como na cidade de Aparecida e no Santuário quase sempre é calor, o ideal é usar peças leves e confortáveis, além disso, é um local muito grande, por isso são indicados tênis confortáveis de caminhada ou chinelos. Deve-se sempre usar protetor solar, e beber muita água, principalmente se o passeio for feito por vários pontos turísticos do Santuário.

O que Comer em Aparecida?

Como Aparecida é uma cidade turística, há muitas opções de restaurantes self service, a la carte, fast food, locais menores com comida caseira, etc. É importante não comer nada muito pesado  na hora do almoço para não ficar cansado e conseguir aproveitar bem o passeio. Também é sempre bom lembrar-se de se hidratar o tempo todo e comer alimentos saudáveis, como frutas e sucos naturais. Existe no local a Casa do Pão, a cafeteria oficial de Aparecida, que se encontra no subsolo da Basílica e oferece várias opções de lanches.

O que Comprar em Aparecida?

Há um shopping no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, chamado de shopping dos romeiros. Ele conta com vários corredores de lojas, no entanto, a maioria oferece produtos parecidos, sendo a maioria com caráter religioso. Há várias opções de imagens, terços, camisetas, etc. Algumas lojas oferecem produtos infantis e produtos eletrônicos. É interessante reservar algumas horas para caminhar pelas lojas do shopping, que oferecem várias opções de lembrancinhas para amigos e familiares, principalmente aqueles que são religiosos.

O que Visitar na Basílica de Aparecida?

Quem vai conhecer o Santuário Nacional certamente tem interesse em conhecer sua imponente Basílica. Lá são realizadas missas em diversos horários, sendo importante ficar atento ao horário em que ela irá começar, caso deseje assistir a missa por completo sentada, deve-se chegar uma meia hora antes para conseguir reservar o lugar. Dentro da Basílica encontra-se a imagem de Nossa Senhora Aparecida original, que foi encontrada no rio. Ela fica em um corredor que quase sempre está lotado de visitantes, porém, durante a missa, o volume de pessoas nesse corredor diminui, sendo o horário perfeito para quem deseja apreciar a imagem com mais calma.

Quais Pontos mais Importantes para Visitar em Aparecida Além da Basílica?

Existem diversas atrações interessantes no Santuário. Confira algumas opções abaixo, que irão deixar o seu passeio por lá ainda mais interessante:

  • Monumento Nossa Senhora de Fátima e Monumento dos 300 anos: Esses dois monumentos foram inaugurados juntos. O primeiro foi inaugurado em homenagem aos 100 anos de Nossa Senhora de Fátima, no ano de 2017 e o segundo foi feito em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no ano de 1717. O segundo é uma réplica de um monumento inaugurado nos Jardins do Vaticano, mostrando os três pescadores em uma canoa e carregando uma rede. Esses monumentos ficam nos jardins do Santuário.
  • Memorial dos Construtores: Nesse local é possível ver 2.356 nomes de religiosos que fizeram parte dos trabalhos na Casa de Aparecida, por mais de 20 anos. Sendo alguns deles os primeiros colaboradores da Campanha nacional dos Devotos.
  • Museu Nossa Senhora Aparecida: Esse Museu encontra-se na Torre da Basílica, e conta com várias relíquias de grande importância sacra, como a pedra retirada da Basílica Velha e as correntes do milagre do escravo Zacarias, um dos milagres atribuídos a Nossa Senhora Aparecida. A visita à própria Torre da Basílica já é muito interessante, já que do local é possível apreciar grande parte da cidade de Aparecida e também o rio onde a imagem da santa foi encontrada.
  • Campanário: Nesse local existem 13 sinos, cada um é dedicado a um dos 12 apóstolos, já o 13° sino é dedicado a São José e a Virgem Aparecida.
  • Sala das Promessas: nesse local os inúmeros visitantes que passam por Aparecida deixam objetos em agradecimento a graças que conseguiram alcançar graças às preces feitas para a santa. O local é revestido de fotos e conta ainda com vários objetos diferentes.
  • Capela das Velas: essa sala fica próxima a Basílica, sendo o único local onde é permitido que se acendesse velas em agradecimento a alguma coisa ou ainda para se fazer algum pedido. É um local muito bonito e com um clima diferenciado.
  • Museu de Cera: é um museu de cera com diversas personalidades religiosas, como Papa Francisco, Madre Teresa de Calcutá e Padre Marcelo Rossi. No total são 65 estátuas.
  • Igreja Velha: Essa é a primeira Igreja construída em Aparecida, no estilo barroco, que foi tombada como monumento histórico, arquitetônico e religioso.
  • Morro do Cruzeiro: Nesse local ocorre a via sacra durante a Quaresma, porém, nos outros dias também é muito interessante, já que reúne diversos painéis que representam o caminho percorrido por Jesus antes do momento da sua crucificação.
  • Feira: a feira fica localizada nos entornos do santuário, e conta com cerca de 800 barracas onde se vendem de tudo: roupas, sapatos, brinquedos, artigos eletrônicos, acessórios e também objetos religiosos.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.