Religião da Venezuela

Venezuela: Religião e Costumes

A Venezuela é um dos países mais polêmicos da América do Sul devido a tudo que aconteceu por lá nos últimos anos, é claro que durante esse momento que vem passando o mundo desde o ano de 2020, devido a pandemia outros países passaram a receber muita atenção também, como foi o caso do Brasil por causa do seu gerenciamento da crise entre outras questões, mas o ponto é que por muito tempo a Venezuela se tornou assunto constante na boca de muitas pessoas que na realidade, mal conhecem o país, mal conhecem a sua cultura e os seus costumes, por esse motivo aqui vamos falar um pouco mais sobre esse outro lado desse lugar que tem tanto a oferecer. Para começar a Venezuela está localizada mais ao Norte da parte sul americana do nosso continente e além de ter a sua parte continental, o país possui também a sua porção marítima que é formada por muitas ilhas que costumavam ser destino constante dos turistas do mundo todo pela sua impressionante beleza natural, lembrando que esse país está situado já na porção chamada de Caribe. A sua capital é a cidade de Caracas e não pense que é somente na sua área de mar que existem paisagens sensacionais não, em território também existem muitas belezas naturais como exuberantes florestas, áreas de preservação e muita diversidade de fauna e flora.

Porto Cruzado na Venezuela

Porto Cruzado na Venezuela

A história da Venezuela se divide em muitos períodos, primeiramente por lá viviam os povos indígenas em diversos grupos e etnias, posteriormente aconteceu a chegada dos espanhóis, em especial de uma figura muito conhecida das aulas de história do colégio, que foi Cristóvão Colombo no ano de 1498, apesar disso a colonização mesmo começou apenas no ano de 1520 e a primeira cidade somente foi fundada no ano de 1567. Depois de muitos séculos de colonização do país, ocorreu no século XIX vários movimentos de independência e de fato o povo conseguiu atingir a independência, que foi oficialmente reconhecida em meados do século, mas isso não quer dizer que a democracia chegou por lá muito rápido não, ainda houveram muitas coisas, como inclusive alguns períodos de pequenos governos em sistemas ditatoriais até que as coisas começaram a tomar outro rumo no século XX. Vale lembrar que a Venezuela é um país repleto de recursos naturais, incluindo o petróleo e que justamente por esse motivo o país já esteve envolvido em diversos conflitos, negociações e situações de caráter internacional. A Venezuela realmente sempre foi envolvida em situações políticas e sociais bem marcantes, mais recentemente já no século XXI o país passou a estar sob o comando de Nicolas Maduro, o qual recebe duras críticas de muitas personalidades mundiais, porém nesses momentos de crise, ele é um chefe de estado que vem se mostrando muito solicito a ajudar o nosso país, apesar do quanto foi duramente criticado pelo atual governante do Brasil.

Mais Informações sobre a Venezuela

Um fato muito interessante sobre esse pais é que nele está localizada a maior queda de água de todo o mundo em relação a altura, o seu nome é Salto Angel. Ainda sobre a sua natureza, o país está entre os que possuem maior diversidade em todo o mundo e mais variação de habitats, já que possui variações que no caso desde áreas mais frias e de montanhas devido a Cordilheira dos Andes a até áreas de florestas tropicais, incluindo regiões de campos abertos, não podemos esquecer também da parcela da floresta Amazônica que está por lá, além de toda a sua área de costa que é o padrão de área de praia caribenha, com o seu azul cristalino, com as suas lindas praias de areia branquinha e o seu céu azul. Existem muitas espécies de animais também muito interessantes e peculiares que vivem no país (peculiar em um sentido muito bom), como o boto cor de rosa, como a capivara que é o maior roedor do mundo, algumas espécies de tamanduá, entre outros animais de enorme valor para a diversidade natural.

Cultura

Em relação as suas questões culturais, uma das questões mais fortes é a música que está muito enraizada na cultura do povo venezuelano, existem muitos músicos e compositores de altíssima qualidade que já nasceram nessa nação. Sobre a sua cultura é importante frisar que é uma cultura que assim como no Brasil foi criado com grande influência de diversos povos, principalmente os povos indígenas, espanhóis e africanos, toda essa mistura formou uma mistura única e que permeia o seu povo até os dias de hoje. A sua gastronomia no geral é muito derivada dos costumes espanhóis em uma bela mistura com os indígenas. Em relação a religião, tal como todos os países que viveram em sistema de colônia com outros, a Venezuela foi fortemente influenciada pelos costumes do seu colonizador, que no caso é a Espanha nação católica apostólica romana, mesmo que hoje a Espanha não tenha mais tanta força cristã, como tinja naquela época o país era um fiel escudeiro da religião católica, levando e até mesmo impondo fortemente os seus ensinamentos aos seus colonos, com projetos de ensino, de pregação e conversão que eram obrigatórios, muitas vezes reprimindo fortemente as religiões indígenas.

Religião

A divisão em termos de religião desse país pode ser bem surpreendente, já que a grande maioria esmagadora da sua população segue algum tipo de doutrina cristã, seja ela da vertente católica apostólica romana ou então da vertente protestante que seria mais próxima dos fieis evangélicos que existem no Brasil. A católica, no entanto, aparece com cerca de 85% dos adeptos religiosos, enquanto que os protestantes são por volta de 12%, e os grupos menores se destacam pelos grupos muçulmanos e judeus. A repressão foi tão forte que as religiões indígenas sequer aparecem com lugar de destaque nesse senso, elas ficam com valores de porcentagens mínimas, por mais que fossem parte dos costumes dos primeiros habitantes desse território. Outra coisa de grande destaque no país e que merece ser citada é a alta densidade populacional da sua capital Caracas, onde é possível observar os agrupamentos urbanas parecidos com o que existe no Brasil e aqui chamamos de favela.

Questões Sociais

Existem muitas questões sociais que ainda precisam ser resolvidas e trabalhadas por lá, no entanto, é preciso definir as prioridades, já que o país não conta atualmente com muito apoio de países estrangeiros, uma vez que por muitos o governo de Nicolas Maduro é considerado um governo de golpe, obviamente se tem muitas teorias e muitas versões da história que nos demonstram os diversos lados a serem analisados, a realidade é que o país passou por um período extremamente difícil de boicote e escassez, quem mais paga por isso infelizmente é seu próprio povo, mas aparentemente agora a nação está mais estabilizada e segue de uma maneira mais firme. O que não se pode deixar de lado é que é uma nação rica em cultura, com um povo justo e simpático, o qual vive em um território de muitas e variadas belezas naturais e que além de tudo isso ainda foi presenteado com uma imensa e incrível diversidades de animais e de plantas, isso sem nem falar dos seus abundantes rios. O país realmente merece que conheçamos mais a sua história, as suas paisagens, as suas belezas, ele é muito mais do que apenas aquilo que é noticiado nos jornais e nas redes sociais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.