Quantos Padres Têm no Santuário de Aparecida?

O Santuário de Aparecida (ou Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida) é o maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo, fica atrás somente da Basílica de São Pedro no Vaticano. Com mais de 143 mil m² de área construída esse templo é o lar de 37 padres redentoristas.

Congregação do Santíssimo Redentor

A Congregação do Santíssimo Redentor está a mais de um século em Aparecida, São Paulo. Os primeiros missionários redentoristas chegaram à cidade pela Praça da Basílica Velha. O grupo foi chamado para atuar em Aparecida tendo partido da Baviera para cumprir tal missão.

Basílica de Aparecida

Basílica de Aparecida

Os padres missionários foram recebidos com festa e no dia seguinte já sabiam quais eram as suas metas de peregrinações e a sua jornada. Nessa época ainda não estava construído o atual Santuário de Aparecida. O templo religioso era o Santuário Arquiepiscopal de Nossa Senhora Aparecida que hoje em dia é conhecido como Basílica Velha.

Algo que impressionou os padres e irmãos redentoristas recém-chegados na cidade era o fato de que a Imagem de Nossa Senhora que estava no Santuário era negra assim como a Virgem de Altötting da qual cuidavam na Alemanha.

Convento

Os pioneiros passaram a morar ao lado da Praça e da Basílica no que hoje em dia é um Convento que abriga os padres e irmãos. Nesse mesmo local está situado o Memorial Redentorista. Também nesse lugar estão sepultados os religiosos paulistas dentre os quais estão o Servo de Deus Padre Vitor Coelho de Almeida, sacerdote que passa peo processo de beatificação.

Os missionários moraram no local em que realizavam o atendimento dos peregrinos de Aparecida até o ano de 1982, a partir de então parte dos padres e irmãos passou a residir no Convento do Santuário. Hoje em dia moram no Convento da Basílica Nova 37 padres e irmãos que atuam na realização de acolhimento dos peregrinos.

Redentoristas Atuais

Até os hoje em redentoristas brasileiros vivem em Aparecida, a devoção a Nossa Senhora Aparecida e a sua dedicação ao atendimento dos peregrinos foram apreendidas com os redentoristas alemães. Há a presença de religiosos da Congregação do Santíssimo Redentor da Província de São Paulo em mais 21 comunidades além de Aparecida no estado.

Os redentoristas se dedicam a outras atividades incluindo a evangelização através dos meios de comunicação pela Rede Aparecida e os centros de assistências sociais cuja manutenção é realizada por vários municípios. Também há a difusão do ensino e estudo da Doutrina Católica através da produção de publicações religiosas. Uma tradição criada por Santo Afonso Maria de Ligório que foi o fundador da Congregação.

Santuário de Aparecida: Conheça Mais Sobre Sua História

Uma vez que a Basílica Vaticana não é uma catedral, a Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é a maior catedral do mundo. No dia 04 de julho de 1980 a estrutura recebeu a consagração concedida pelo Papa João Paulo II que estava realizando a primeira vista papal ao Brasil.

A basílica foi elevada a categoria de Santuário Nacional em 1984 por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O templo religioso está situado no centro de Aparecida sendo acessado pela “Passarela da Fé” que faz a ligação da basílica antiga com a atual. O Santuário de Aparecida recebeu a visita de três papas: Papa Paulo II, Bento XVI e Francisco.

Igreja-Catedral da Arquidiocese de Aparecida

O Papa Francisco decretou em novembro de 2016 que o Santuário de Aparecida fosse elevado à categoria de Igreja-Catedral da Arquidiocese de Aparecida, esse título foi transferido da Igreja de Santo Antônio, em Guaratinguetá. Todos os anos cerca de 12 milhões de romeiros de todas as partes do país visitam Aparecida.

Projeto da Construção do Santuário de Aparecida

O Santuário de Aparecida é nada menos do à terceira igreja construída para ser o lar da imagem de Nossa Senhora Aparecida. A primeira igreja teve sua construção iniciada no ano de 1741 e foi concluída em 1745. Já a segunda igreja começou a ser construída em 1844 e foi inaugurada em 1888. A gestão do Santuário de Aparecida está a cargo dos Missionários Redentoristas da Congregação do Santíssimo Redentor desde 1894.

Os missionários redentoristas perceberam no decorrer da década de 1940 que seria necessário construir um novo templo para a imagem de Nossa Senhora Aparecida porque se precisava demais espaço para atender aos peregrinos. Nessa época surgiu então a ideia de construir uma basílica e não somente uma igreja maior. Para desenhar o projeto foi contratado o arquiteto Benedito Calixto Neto, o desejo era que a igreja tivesse a forma de uma cruz grega.

Construção do Santuário de Aparecida

Em 1945 Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, cardeal de São Paulo na época, levou os projetos ao Vaticano que considerou brilhante a futuro basílica. A também chamada “Basílica Nova” foi então construída sobre o Morro das Pitas, para que a obra pudesse ser executada foi realizado um processo de terraplanagem em 1952. A construção teve início em 11 de novembro de 1955.

A primeira parte do projeto a ser executado por a Nave Norte prosseguindo para a Torre Brasília cuja estrutura metálica foi uma doação feita por Juscelino Kubitschek na qualidade de presidente. Quando a torre foi concluída o projeto seguiu para a cúpula central e em 1972 o trabalho já havia chegado a Capela das Velas e para a Nave Sul. Na sequência foram erguidas as Naves Oeste e Leste assim como as alas intermediárias que concluíram a obra.

A ligação entre a antiga e a nova basílica é feita pela chamada “Passarela da Fé” que possui 392 metros de comprimento. Os fieis atravessam esse trecho de joelhos como uma forma de pagar promessas ou de fazer pedidos para Nossa Senhora Aparecida. A Basílica de Aparecida é um dos templos religiosos que mais recebem peregrinos católicos no mundo, conta com uma estrutura com área de alimentação, estacionamento e atendimento para os motoristas dos ônibus de excursões. É um lugar pautado pela fé e pela organização para que todos sejam bem atendidos.

Gostou de saber mais sobre o Santuário de Aparecida e os padres redentoristas? Curta e compartilhe em suas redes sociais com os seus amigos!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.