Durante um longo período de tempo acreditou-se que este verbo deveria ser explicado e ensinado como uma forma de alicerce ao conteúdo a ser ensinado posteriormente, mas atualmente sabemos que este verbo deve ser ensinado durante o decorrer do processo de aprendizagem do inglês, tendo em vista a sua vasta aplicação neste idioma. Verbos são palavras cuja classe nomeia ou descreve uma ação ou um estado. Na língua inglesa, grande parte dos verbos divide-se em regulares e irregulares. Os irregulares são aqueles cuja conjugação não é feita da mesma forma que nos verbos regulares, e para os verbos irregulares não há uma regra geral, ou seja, cada um dos verbos irregulares possui uma regra específica que só a ele se aplica. Na língua inglesa, todas as sentenças necessitam ter pelo menos um verbo, sendo que o verbo to be é um dos mais básicos deste idioma mundialmente conhecido.
O significado
Em português seu significado é ser e estar, mas além destes significados, ele é muito utilizado em outro sentido, ficar (tornar-se). O verbo to be é utilizado para descrever e identificar objetos e pessoas e nas expressões de idade, tempo e lugar. Quando ele se refere a idade, é equivalente em português ao verbo ter.
Conjugações
I am
You are
He is
She is
It is
We are
You are
They are
Forma contraída
I’m
You’re
He’s
She’s
It’s
We’re
You’re
They’re
Modo afirmativo
No modo afirmativo usa-se o sujeito somado ao verbo, como no exemplo: I’m happy.(Eu estou feliz.)
Modo negativo
No modo negativo usa-se “not” somado ao verbo. Como no exemplo: I’m not a driver. (Eu não sou motorista.)
Modo interrogativo
No modo interrogativo a posição entre o sujeito e o verbo é invertida, como no exemplo: Are you brazilian? (Você é brasileiro?)
A importância do inglês
Nos dias atuais é de suma importância que as pessoas se dediquem aos estudos de mais de uma língua, especialmente quem pretende seguir carreiras profissionais que envolvam viagens internacionais ou simples contatos com o exterior. Entre estas carreiras podem haver empresários, profissionais da moda, dos esportes, das comunicações, enfim, não existem mais fronteiras em um mundo globalizado como o que vivemos hoje. Na maioria dos casos a língua inglesa é escolhida pela sua importância em termos de oportunidades de emprego, na comunicação, na economia global, etc. Então se você é um aprendiz do inglês busque se dedicar ao entendimento do verbo to be, em primeiro lugar, pois este verbo (ser, estar) pode ser considerado como o pontapé inicial de todo o aprendizado da língua inglesa. As palavras ser e estar são básicas no processo de comunicação entre as pessoas, por isso este verbo é tão importante no inglês.