Trovadorismo

Nessa época em que muito se tem falado sobre o novo acordo ortográfico, ratificado entre vários países que falam a Língua portuguesa, as origens da linguagem e as formas literárias de nossa língua também tem sido objeto de pesquisas escolares e de interesse da comunidade de escolas e acadêmica. Nesse contexto encontramos o trovadorismo, que é considerado uma manifestação cultural e literária da língua portuguesa que ocorreu no século XII, tendo como marco inicial uma cantiga de amor que ficou conhecida como a Cantiga de Guarvaia ou A Ribeirinha, de autoria do compositor português Paio Soares de Taveirós.

Trovadorismo

Trovadorismo

A partir daí o trovadorismo passou a despontar como um dos principais gêneros literários, livros e oportunidades e musicais na época, coincidido com o período em que Portugal passava a se destacar no panorama mundial como país independente. O trovadorismo tem sua origem na Europa e se espalhou pelo restante do mundo ocidental, mas foi em Portugal que ganhou notoriedade assumindo variações e estilos próprios, destacados pelo grande numero de autores que passaram a produzir e compor suas cantigas. O período mais fértil dessa manifestação cultural e literária ocorreu em Portugal entre o século XIII até o início do século XVI, ao final do qual praticamente se extinguiu das terras lusitanas.

Cultura

Cultura

O trovadorismo, de forma simplificada, pode ser definido, em suas letras de musicas, como sendo uma poesia composta para ser entoada em cantigas com acompanhamento de coro e/ou de instrumentos musicais como a viola, o alaúde, ou a flauta. Os poemas do trovadorismo se dividiam em quatro grupos distintos e bastante curiosos, que são: cantigas de amor, cantigas de amigo, cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.  Algumas dessas cantigas são especialmente inusitadas, usando muito humor e criatividade.

Literatura

Literatura

As cantigas de amor eram normalmente poesias líricas de um amor sofrido, geralmente de um homem por uma mulher, que confessava seu amor por meio da cantiga ou mesmo lamentava sua má sorte no grave amor. As cantigas de amigo também falam de amor, no entanto retratam um amor espiritual e inatingível, também entram nessa categoria as poesias que falam dos sentimentos femininos, das saudades de seus amores que vão para a guerra, etc. Também nesse contexto surgiram muitas canções da cultura religiosa, como a compilação de um livro de cantigas para Nossa Senhora, escritas pelo Rei Leão de Castela. Existem 4 dessas compilações conhecidas atualmente além dessa dedicada a Virgem Maria, as outras 3 são conhecidas como Cancioneiros da Ajuda, Cancioneiros da Biblioteca Vaticana e Cancioneiros da Biblioteca Nacional. Essas compilações contém centenas de manuscritos com as poesias escritas ao longo dos séculos e que são além da cultura popular, a maior fonte de informações a cerca do trovadorismo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.