O Novo Acordo Ortográfico

O novo acordo ortográfico tem causado muita polemica especialmente nos meios acadêmico e escolar, há muitas pessoas que aprovam o acordo enquanto outras não concordam e entendem que vai trazer dificuldades para a escrita da Língua Portuguesa brasileira. Na verdade o novo acordo ortográfico não é tão novo assim, ele tem 18 anos de existência e agora está saindo do papel para ser colocado em prática, com o objetivo de sintonizar a ortografia da língua portuguesa em todos os paises ao redor do mundo que falam a nossa língua, eliminando as diferenças que existem entre a escrita do português nos diversos países.

O Novo Acordo Ortográfico

O Novo Acordo Ortográfico

O acordo que prevê a reforma ortográfica abrange todos os países compreendidos na comunidade de países que falam a língua portuguesa, e até o momento esse documento foi ratificado por Portugal, Brasil, Cabo Verde, Príncipe e São Tomé. Os demais países compreendidos por esta comunidade devem ser obrigados a seguir o acordo uma vez que três dos países integrantes o ratificaram, o que é suficiente para que a mudança se estabeleça, garantindo assim o Intercâmbio Cultural. No Brasil o novo acordo ortográfico foi adotado neste ano e deve ser implementado integralmente nas Escolas e na vida civil até o ano de 2012, período considerado de transição para que todos se adaptem as novas regras e possam introduzi-las em seu cotidiano. Neste período, ambas as regras serão aceitas, tanto as antigas como as do novo acordo ortográfico, isso vale também para a realização do ENEM 2009.

Sobre

Sobre

Apesar de gerar muitas notícias e até algumas polemicas, na nossa maneira de escrever o português, a mudança atinge somente cerca de 0,6 % das palavras, os 99,4% restantes continuam sob as mesmas regras. As principais mudanças advindas do novo acordo ortográfico são: o trema que deixará de existir nas palavras portuguesas, a não ser em nomes próprios, o hífen que deixa de ser usado em diversos casos e parece ser a regra que vem causando mais dificuldades para o Aprendiz; o acento diferencial que também deixa de existir; o acento circunflexo é abolido em alguns conjuntos de palavras; o acento agudo deixa de ser usado em 3 situações diferentes; além disso as letras “k”, “w” e “y”, passam a fazer parte de nosso alfabeto.

Mudanças

Mudanças

Assim, como podemos perceber as regras do novo acordo ortográfico são muito mais no sentido de facilitar a escrita do português do que mesmo dificultar, é somente uma questão de tempo para a adaptação, que começou de forma gradual nas escolas este ano, já nas séries iniciais os alunos aprenderão de acordo com as novas regras e para estes não deverá haver dificuldades. Tudo parece estar muito bem encaminhado com relação às novas regras de ortografia, somente para quem trabalha e usa o computador como instrumento de trabalho anda reclamando que ainda não surgiu na Internet nenhum Site Seguro com um corretor ortográfico para as palavras em português de acordo com as novas alterações, uma ferramenta importante no dia a dia de todos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.