Qualidade Total: Aplique na sua Vida Estudantil

Nossas necessidades, expectativas e experiências definem nossos padrões de qualidade. Esses fatores são os determinantes da nossa percepção em relação aos níveis de realização que queremos e iremos atingir, nos diversos setores de nossas vidas. Colocando desta forma pode ficar uma sensação de impossibilidade de ir além, impossibilidade de melhorar, já que “o que somos” parece definir onde iremos chegar, porém a idéia precisa ser sempre totalmente oposta! É conceito geral que nossas experiências nos moldam, porém nossas necessidades e expectativas devem nos conduzir sempre a um local melhor.

EU S/A

Qualidade Total: Aplique na sua Vida Estudantil

Qualidade Total: Aplique na sua Vida Estudantil

Neste texto faz-se o exercício de colocar cada um de nós como uma empresa: a EU S/A. Colocando dessa forma, pode-se pensar nas ações diárias que realizamos como sendo processos de produção de um produto. Esse produto que estamos produzindo ao estudar é o conhecimento, que mais tarde deverá ser aplicado.

O objetivo de uma formação estudantil normalmente é obter qualificações e atributos que possibilitem uma boa colocação no mercado de trabalho. Pensando por outra ótica, o que se busca é conseguir um bom cliente, interessado em comprar o seu produto: o conhecimento. Vendo a situação dessa forma, podemos traçar diversos paralelos com os princípios de qualidade total, já que estes visam a melhor organização em busca da produção de um produto cada vez melhor, para que o cliente tenha sempre suas aspirações atendidas.

As Dimensões da Qualidade Total

Fatores

Fatores

A idéia de Qualidade Total, com suas seis dimensões constituintes: qualidade intrínseca, custo, atendimento, moral, segurança e ética vem de encontro a mudança de comportamento, trazendo comprometimento com o desempenho, busca de auto-controle e o aprimoramento contínuo.

Tratando as seis dimensões constituintes do todo, de forma separada, podemos traçar diversos paralelos com a então chamada empresa EU S/A. A primeira das dimensões é a qualidade intrínseca, que refere-se à capacidade do produto em cumprir o seu objetivo. Ao ingressar em alguma empresa, o que é esperado de cada um de nós é que tenhamos conhecimento da nossa área de atuação.

O produto conhecimento, que será vendido, vem sendo construído desde muito tempo. Não se pode pensar, por exemplo apenas nos cinco anos de um curso de graduação, mas sim nos vários anos de estudo que colocaram a empresa na situação de estar prestes a vender seu produto.

O passado é experiência, não pode ser alterado, mas pode servir como exemplo para promover melhorias. Neste ponto cabe a análise: O produto foi até aqui produzido com qualidade? Mesmo em um processo de criação de conhecimento bem estruturado e desenvolvido cabe sempre a possibilidade de melhoria em vários momentos. O importante aqui não é querer ter a perfeição agora, a qualquer custo, mas sim melhorar continuamente buscando a perfeição, que diga-se de passagem nunca será obtida e deve sempre ser perseguida!

A segunda dimensão é o custo, que abre-se em dois possíveis focos: custo para a organização e o custo para o cliente. As duas se pensadas conjuntamente precisam levar a uma relação de maior valor agregado possível no produto por um preço justo. Trazendo para a empresa EU S/A: espera-se obter a maior qualidade possível do produto conhecimento, para oferecer um excelente produto e ser por ele, remunerado de forma coerente, gerando assim satisfação tanto da organização (EU S/A) como do cliente (Empregador).

A próxima dimensão é o atendimento. Na visão da Qualidade Total, não basta apenas cumprir a obrigação, ou seja, não basta fazer o básico. É necessário ter sempre algo a mais para oferecer. O bom profissional deve sempre cumprir suas obrigações da melhor maneira possível e ainda buscar cada vez atender melhor, aperfeiçoando-se sempre e buscando exceder as expectativas do cliente.

As características seguintes podem ser pensadas de modo conjunto. Moral e segurança são fatores decisivos, já que se estivermos desmotivados e não tivermos consciência da importância de agir de forma correta, não seremos capazes de produzir adequadamente.

Por fim temos a dimensão ética, que traz as regras de conduta a serem seguidas. Não existe boa construção de conhecimento às custas de atitudes imorais. O famoso “jeitinho brasileiro” pode solucionar um problema momentâneo, mas ao agir sem ética, procurando achar atalhos em vez de seguir na estrada adequada, pode-se estar prejudicando alguém ao seu redor e certamente o maior prejudicado acabará sendo você.

Aplique! Melhore!

Setores

Setores

A mudança ao aplicar a qualidade total é profunda, pois é difícil de ser colocada em prática, já que vai contra características, que normalmente possuímos, tais como conformismo e imobilismos. É importante ser capaz de criar um clima de maior abertura e criatividade nas situações da vida. A procura constante de inovações, o questionamento em relação à forma que agimos costumeiramente e o estímulo à criatividade são capazes de gerar um ambiente apropriado para a obtenção de soluções novas e mais eficientes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.